Minha filha de 3 anos de idade mexe de forma constante o "bumbum" como se estivesse tendo prazer. Teve
9
respostas
Minha filha de 3 anos de idade mexe de forma constante o "bumbum" como se estivesse tendo prazer. Teve início ainda aos 9 meses de idade, porém isso continua. Na escola tb, chega a suar e mudar a expressão facial. O que pode ser?É normal?
Em linhas gerais, tais comportamentos são comuns, contudo é necessário uma avaliação de um profissional em Psicanálise para entender os motivos para a recorrência de tais manifestações, que podem variar de criança para criança. Assim é importante o acompanhamento psicanalítico mesmo de crianças muito pequenas de forma a desvendar as causas dessas ocorrências e auxiliar a criança em seu desenvolvimento, propiciando uma remissão desses sintomas e prevenindo contra possíveis prognósticos de piora ou associação a transtornos emocionais.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É um comportamento um tanto quanto comum nesta idade, está conhecendo seu corpo...contudo, causa um desconforto pra vc, acredito q devas procurar uma avaliação, conversar com um psicólogo qualificado em infância, tirar todas as duas dúvidas. O que vc pode ir fazendo é não dar grandes atenções ao fato, evitar dar importância, criança gosta de atenção, ela pode estar ganhando atenção assim, o que acaba reforçando o comportamento! Espero ter ajudado! Abç!
Olá, antes de um atendimento psicológico, seria interessante uma verificação com o pediatra que a acompanhe, para afastar qualquer questão fisiológica. E posteriormente, se for o caso, buscar orientação com um psicologo para orientações.
Importante ressaltar, que, crianças nessa fase estão se descobrindo e o ato de se manipular pode sim dar prazer, porém ainda sem a conotação sexual.
Importante ressaltar, que, crianças nessa fase estão se descobrindo e o ato de se manipular pode sim dar prazer, porém ainda sem a conotação sexual.
Conforme os colegas comentaram, esse comportamento é recorrente nessa idade. Caso esteja causando algum prejuízo para a criança, seja social e/ou emocional, um auxílio junto a um profissional especializando em tratamento infantil poderá guiá-la a um reconhecimento dos motivos pelo qual está fazendo tal comportamento e portanto, aliviando possíveis angústias quem possam surgir devido a não aceitação desse comportamento frente a outras pessoas.
É comum sim, ela está descobrindo seu corpo e tendo prazer com isso. Mas você pode conversar com e ir ensinando q certas coisas ela deve fazer em privacidade. Fale de um modo q ela possa entender, explique q algumas "brincadeiras" fazem parte da intimidade de cada um e não são para serem feitas em público.
É um comportamento "comum" desde que não seja demasiadamente perturbador tanto para criança quanto para os que convive com ela. Mas se você disse que começou com nove meses, é melhor procurar um pediatra e se necessário um acompanhamento com um psicologo (a) especialista em crianças.
No processo de desenvolvimento da criança, conhecer através do tato algumas regiões de seu corpo compreende-se como comum, porém comportamentos excessivos podem tornar-se um problema, é fundamental a ajuda profissional para compreender tal evento e possíveis intervenções para que o comportamento caso identificado como desajustado cesse.
Olá, esse comportamento é comum nesse período de desenvolvimento, mas o ideal é você procurar um médico para verificar questões fisiológicas. Outros aspectos podem ser avaliados e trabalhados em Psicoterapia, então sugiro procurar também um Psicólogo.
Olá. Existe um verme chamado Oxiúrus que se instala no canal do reto e provoca coceira.
Talvez o que a criança sinta seja uma forma de prazer decorrente da coceira.
Ver com a pediatra um exame local para diagnóstico.
Talvez o que a criança sinta seja uma forma de prazer decorrente da coceira.
Ver com a pediatra um exame local para diagnóstico.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá,bom dia! O meu filho,tem 6 anos,ele está com comportamento estranho,dorme pouco,muito nervoso e fica correndo de um lado para o outro,fazendo um barulho estranho com a boca,na mesma hora que ele está bem,já se irrita e fica bravo,qual médico eu devo procurar?
- Meu filho de 7 anos sempre foi muito nervoso desde bebe...ainda mais qd não dorme o bastante.. Fica irritado c TD...sem controle e encontra-se numa fase muito complicada de perfeccionista..TD dele tem ki sair perfeito e tem sempre ki estar em primeiro em TD.. E qd não acontece ele sofre...fica nervoso…
- Minha filha tem 4 anos de idade ultimamente ela dorme de bunda para cima e fica fazendo vai e vem e depois se mija todinha isso é normal?
- Meu filho tem 3 anos e está muito nervoso, se contrariado grita e chora, também insiste muito quando quer algo e não aceita que fale não para ele, tudo tem que ser como ele quer no momento ou vira uma crise de birra enorme. Qual especialista devo procurar?
- Meu filho de 1 ano e 4 meses, tá com a mania de colocar pano na cabeca como se fosse cabelo, e faz como se estivesse penteando o cabelo. Isso está me deixando preocupada, ele faz igualzinho noz mulheres quando vai pentear o cabelo. Não aguenta ver um pano, que coloca no cabeça, falo pra ele que não pode,…
- Oi, bom dia! Meu filho de 8 anos ultimamente vive com muitas histórias na cabeça. Outro dia acordou chorando porque pensou em uma mãe beijando o filho na boca em baixo do lençol. E chorou e ficou com isso na cabeça. Também percebo que ele tudo me conta as coisas dela . Ah mamãe, peguei no meu peitos.…
- Boa noite meu filho tem 5 anos brinca enfileirado as coisas, faz uma pergunta várias vezes ao dias, não conhece os números, não quer comer o que ele gostava, passa várias vezes a mão no cabelo e fala coisas que as vezes não entendo. Será que e normal pra idade dele ?
- Minha filha tem 4 anos, e de uns 10 dias pra cá, ela vem falando muita besteira, e pensando muitas bobagens. Por exemplo " Mãe, eu estava no banheiro e pensei que meu vô tava pelado " ou " Mamãe, eu só consigo pensar em coisas que mulher não pode ver homem fazendo ". " Mãe, eu pensei no meu Dindo pelado…
- Quando o Comportamento Repetitivo Infantil Deve Preocupar os Pais?
- Olá ! Meu filho de quatro anos não se sente bem com mudanças na sua rotina, por exemplo vendi o sofá velho e comprei um novo, ele ainda chora quando lembra do sofá e do que gostava mais dele, o chuveiro aqui de casa queimou e nós o trocamos ele começou a chorar pois queria o velho . Isso é normal ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.