Minha filha está se comportando de maneira inadequada em casa e na escola, fica levantando a saia (s

19 respostas
Minha filha está se comportando de maneira inadequada em casa e na escola, fica levantando a saia (shorts saia) e mostrando para os colegas, e até se aproximando de maneira invasiva para mostrar o que está fazendo. Estou preocupada, pois não temos tais comportamentos em casa e tão pouco temos acessos a conteúdos do tipo. Isso é normal nessa idade? Como lidar com isso?
Olá! Comportamentos inadequados, como levantar a saia (ou shorts saia) e mostrar para os colegas, podem ser preocupantes quando observados em crianças. É importante lembrar que a sexualidade é uma parte normal do desenvolvimento humano, e as crianças podem expressar curiosidade e explorar seu corpo de maneiras diferentes à medida que crescem. No entanto, é importante avaliar o contexto, a frequência e a intensidade desses comportamentos para entender se é algo normal ou se pode ser indicativo de um problema.

Considerando a preocupação que você expressou, pode ser útil procurar a ajuda de um profissional especializado em psicoterapia infantil. Um psicoterapeuta infantil pode ajudar a avaliar o comportamento da sua filha em um contexto clínico e fornecer estratégias adequadas de intervenção.

Aqui estão algumas sugestões gerais que podem ajudá-lo a lidar com esse comportamento inadequado:

Comunique-se abertamente com sua filha: Converse com sua filha sobre os comportamentos inadequados que você observou e explique de forma calma e clara que esse tipo de comportamento não é apropriado. Estabeleça limites claros e consistentes em relação ao comportamento dela e explique as consequências se o comportamento inadequado persistir.

Identifique as possíveis causas: Tente entender as possíveis causas desse comportamento. Pode ser que sua filha esteja buscando atenção dos colegas, esteja curiosa sobre seu corpo ou esteja imitando comportamentos inadequados que tenha visto em outros lugares. Identificar as causas pode ajudar a abordar o comportamento de forma mais eficaz.

Reforce comportamentos apropriados: Reconheça e reforce positivamente os comportamentos apropriados da sua filha. Elogie e recompense quando ela se comportar de maneira adequada em casa e na escola. Isso pode incentivar comportamentos positivos e ajudar a diminuir os comportamentos inadequados.

Ensine sobre privacidade e limites: Explique à sua filha sobre privacidade e limites apropriados em relação ao corpo dela e ao corpo dos outros. Ajude-a a entender que seu corpo é particular e que mostrar suas partes íntimas para outras pessoas não é apropriado.

Considere a terapia infantil: A psicoterapia infantil pode ser uma opção valiosa para ajudar a entender e abordar comportamentos inadequados em crianças. Um terapeuta infantil treinado pode ajudar a identificar possíveis causas subjacentes do comportamento e fornecer estratégias específicas de intervenção.

Lidar com comportamentos inadequados em crianças pode ser desafiador, mas com uma abordagem cuidadosa, comunicação aberta e a ajuda de profissionais qualificados, é possível ajudar sua filha a desenvolver comportamentos mais apropriados.
Um forte abraço

Olá! Independentemente da idade de sua filha, este é um comportamento inadequado e pode ser motivado por diversas razões. Seria importante que vocês procurassem um/a psicóloga/o infantil para fazer uma avaliação e acompanhamento para ela e uma orientação a vocês. Espero ter ajudado.
Olá! O desenvolvimento sexual é algo natural no ser humano, então desde pequenos passamos por diversos estágios, onde em cada um ocorre uma forma diferente de conhecer algumas coisas e de se descobrir/ conhecer. Por exemplo, na primeira infância (até um ano de vida), a criança experimenta tudo pela boca, então morde brinquedos, coloca os dedos/pés na boca, usa chupeta, etc. Então tudo depende de qual estágio sua filha está. Como não foi passado a idade exata dela, fica mais difícil a compreensão de tais comportamentos; se é relacionado a algum estágio desse desenvolvimento sexual, porém mais aflorado que o normal; uma forma de expressão para dizer sobre algum problema interno às vezes vindo de forma inconsciente; entre outros. Há diversas coisas a serem pensadas quanto ao quadro clínico dela. O mais indicado seria buscar a ajuda de um psicólogo infantil, pois ele(a) irá analisar o histórico dela e a partir do estudo do quadro clínico encontrará meios adequados para que ocorra uma melhora e mudança em tais comportamentos. O envolvimento do responsável no processo terapêutico é muito importante para a evolução da criança, então o profissional irá te ajudar na compreensão das suas dúvidas sobre o assunto, para que desta forma possam trabalhar juntos no tratamento da sua filha.
Como não foi falada a idade fica um pouco mais difícil dizer. É uma criança ou adolescente? De qualquer forma, como já disseram, a sexualidade faz parte do desenvolvimento infantil. Entretanto, se ela está vivenciando isso de uma forma inadequada, causando problemas na escola e trazendo prejuízos para si é recomendado que busque ajuda profissional de um psicólogo infantil ou de adolescentes.
Ola!
Em primeiro lugar fica difícil afirmar com certeza sem a idade descrita né?
Mas vamos pensar que cada individuo tem sua individualidade e suas singularidades. Para entender o sintoma dela que ela está apresentando e está chamando atenção, temos que pensar de maneira mais ampla: como está a vida da criança? suas relaçoes familiares? sua rede de apoio? E após ela ter essas atitudes como as pessoas tratam com ela o ocorrido? e como reage? após pensar mais amplamente, e através dessas questões, podemos pensar sobre tais comportamentos. Só assim pode-se pensar de forma mais precisa. Recomendo que busque um profissional! Abraço
Olá, é importante ter em mente que a criança e o adolescente percorrem um trajeto, cada um a seu modo, de conhecer e lidar com seu próprio corpo. É preciso entender o contexto da sua filha. O que ela está vivenciando nesse momento em relação ao corpo dela? Como ela está se situando na relação com outras pessoas? Como ela lida com sua intimidade? Quando isso se inicia e qual o efeito disso para ela? São muitas interrogações possíveis... Continue conversando com ela, escutando-a , esclarecendo e transmitindo os limites que julgar necessário. Caso isso siga te preocupando procure uma ajuda profissional.
Olá! A fase do desenvolvimento em que ela se encontra influencia bastante nesse retorno. Contudo, a sexualidade infantil pode ser pensada como um processo de investigação e descoberta do próprio corpo, narcisicamente. O único a se beneficiar é a própria criança. E essa compreensão é necessária, pois nesse período é frequente que a criança não saiba ainda definir os limites que precisam ser delineados para sua própria proteção. Como ela não identificará de imediato que sua ação pode gerar desconforto nos outros, não deve ser punida por um comportamento culturalmente inapropriado, mas sim, ensinada. A reação dos cuidadores impactará consideravelmente no seu comportamento futuro em relação a aceitação de seu corpo, ao desenvolvimento de seu autoconceito e de sua autoestima. Portanto, é bastante indicado que ela perceba que existem espaços apropriados onde ela pode expressar seus desejos e curiosidades. Espero ter ajudado!
Sob a perspectiva cognitivo comportamental, é importante primeiro entender que comportamentos inadequados em crianças podem ser indicadores de problemas emocionais ou comportamentais subjacentes. Portanto, é importante lidar com essa situação com delicadeza e compreensão.
Uma abordagem seria iniciar uma conversa com a criança, questionando sobre o comportamento e tentando entender a motivação por trás dele. É possível que a criança esteja imitando comportamentos observados em outras pessoas ou até mesmo esteja lidando com problemas emocionais que estão sendo manifestados de forma inadequada.
Uma vez que a motivação é compreendida, é possível trabalhar com a criança para desenvolver alternativas de comportamento mais adequadas. É importante reforçar os comportamentos positivos e desencorajar os comportamentos inadequados. Também é importante buscar apoio de profissionais como psicólogos e pediatras para entender melhor as causas subjacentes do comportamento inadequado e desenvolver estratégias para lidar com isso de forma saudável e eficaz. Sempre `a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Compreensível sua preocupação em relação ao comportamento de sua filha, posso tentar ajudá-la com algumas informações e orientações...

Primeiramente, é importante notar que esse tipo de comportamento pode ser comum em crianças e adolescentes em geral, independentemente do gênero.

O legal mesmo seria uma conversa conversa com sua filha, na tentativa de tentar entender o que está acontecendo. Tente ouvi-la com empatia e sem julgamento, para que ela se sinta segura e confortável para compartilhar com você.
Se você sentir que precisa de ajuda profissional para lidar com a situação, é recomendável que procure um psicólogo ou pediatra infantil. Eles podem ajudar a identificar a causa do comportamento e fornecer orientações sobre como lidar com isso. Mas, lembre-se de que é essencial manter um diálogo aberto e honesto com sua filha, e ajudá-la a desenvolver habilidades sociais saudáveis e seguras. Espero ter ajudado.
Olá! Para entender a causa deste comportamento da sua filha seria importante levá-la a um psicólogo. Existem várias possibilidades de ordens diversas neste tipo de comportamento, que, se tratando de uma criança, podem variar de questões familiares, escolares, pessoais, de seu passado.. Uma vez identificada a(s) causa(s), poderão ser trabalhadas com a família e com a criança novas formas de compreender este sintoma com intervenções mais efetivas.
Olá, tudo bem? Muitas vezes no primeiro momento, quando vemos um filho ou filha tendo algum tipo de comportamento indesejável (que não aprovamos), pensamos no ambiente de casa, junto da família e não enxergamos em que situação ela pode ter desenvolvido tal comportamento. Devemos levar em conta que sua filha, também em teoria interage com outras pessoas em outros ambientes como escola e meio virtual, podendo ser aonde ela tenha desenvolvido esse comportamentos, mantidos estes e generalizando para novos locais como por exemplo o ambiente de família. Importante levar em conta se é uma criança, ou uma adolescente, pois o desenvolvimento da sexualidade precisa ser levado em consideração. Outro ponto é na forma como irá se trabalhar a situação, para não ser algo muito aversivo e com uma repreensão que possa ser traumatizante para ela, mas é algo compreensível a preocupação de um pai ou mãe que busca segurança para seu filho/filha, contudo a forma como nos comunicamos e demonstramos nossa preocupação buscamos soluções pode ser prejudicial também.
Olá, o assunto é para se pensar com muito cuidado, já que envolve o desenvolvimento da sexualidade de uma pessoa, que é mulher, e sabemos que esses dois assuntos juntos são bastante tabu. É importante ter abertura e coragem para encarar a liberdade pessoal que a tua filha esteja tentando construir, e também para não ferir e não causar mágoas que acabem por afastá-la de você, sendo que você pode estar arriscando perder a confiança da parte dela. É importante encarar esses assuntos com maturidade e sem vergonha (muito cuidado com os receios e medos pessoais não trabalhados ainda, por exemplo, num processo de psicoterapia).
Você falou que achou que a tua filha tivesse atitudes "invasivas", mas eu questionaria se não foram já bastante invasivos para ela os modelos de feminidade aos que ela teve acesso. Não importa que dentro de casa ninguém esteja instruindo ela a agir de X ou Y maneira. Existe o mundo exterior, mas também e isso aqui é muito importante: a necessidade de ser diferente das pessoas que estão dentro de casa, de alguma forma que a pessoa tenha possibilidades de imaginar. Se os modelos que a criança e o adolescente tiver dentro de casa são muito limitados, pouco inspiradores, pouco interessantes, e facilmente associáveis com uma vida de sofrimento, os jovens, muito provavelmente, não irão imitá-los.
Não deixa de considerar trabalhar num processo próprio de auto-conhecimento e trabalho com as próprias emoções.
Boa sorte!
Olá, dependendo da fase do desenvolvimento que a criança se encontra, pode ser um comportamento normal. É muito importante orientá-la a preservar sua própria intimidade e existem algumas formas de ajudá-la com isso.
São vários os fatores que podem levar a criança a desenvolver determinados tipos de comportamento.
Um psicólogo pode ajudá-la nesse processo.
Se precisar de ajuda, disponha!
O comportamento de mostrar a saia (shorts saia) pode não ser considerado normal para a idade de sua filha e pode exigir intervenção. É importante conversar com sua filha para entender o motivo desse comportamento e estabelecer limites claros em relação ao que é apropriado. Além disso, é recomendável buscar orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta, para avaliar e abordar essa questão adequadamente.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica da criança - R$ 140
As crianças tendem a reproduzir o que presenciam. O ato de levantar a saia pode ser uma imitação do que ela viu na TV, na escolinha, na internet ou mesmo no comportamento de algum adulto que faça parte de seu convívio. Os livros infantis são excelentes para educação sexual, com figuras e de forma leve, podem aprender sobre seu corpo. E para entender o universo em que a criança está inserida, oriento a psicoterapia num primeiro momento para o cuidador responsável, e caso a sexualização permaneça de forma exacerbada, com a criança para prevenir e investigar possíveis sinais de abuso sexual. Estou à disposição para atendimento. Espero ter ajudado, abraços!
Olá, este é um comportamento inadequado e que pode inclusive trazer riscos reais de exposição para sua filha. Leve-a para uma avaliação médica e psicoterápica. É importante saber se ela está com bem suas funções de discernimento e cognição, além de psicológicas nesse contexto. Boa sorte!
Olá. Embora não exista uma receita, penso que o caminho passa por se aproximar da sua filha e entender o que está acontecendo com ela. Em primeira, ela precisa saber que é o comportamento é inadequado, levando em consideração que dependendo da idade esse entendimento será diferente. Abraço.
Olá. Entendo sua preocupação com o comportamento de sua filha. É importante abordar essa questão com sensibilidade e atenção, pois as ações das crianças podem refletir curiosidade, a busca por atenção, ou mesmo serem maneiras de expressar algo que elas não conseguem verbalizar.

Na psicologia infantil, comportamentos como o que você descreve podem surgir por diversas razões. Crianças são naturalmente curiosas sobre seus corpos e sobre as diferenças entre si e os outros. No entanto, é crucial estabelecer limites saudáveis e ensiná-las sobre privacidade e o que é apropriado em termos de comportamento social.

Não necessariamente tais ações indicam exposição prévia a conteúdos impróprios. Elas podem ser exploratórias ou um meio de chamar a atenção, algo comum em várias etapas do desenvolvimento infantil. Ainda assim, é importante abordar a questão de forma cuidadosa para entender melhor os motivos por trás dessas ações.

Aqui estão algumas sugestões sobre como lidar com essa situação:

Diálogo Aberto: Converse com sua filha em um ambiente calmo e seguro, mostrando interesse em ouvir o que ela tem a dizer. Faça perguntas abertas para entender o que a motiva a agir dessa forma, sem julgamentos.

Educação sobre Privacidade: Ensine sobre as partes do corpo e sobre privacidade de uma maneira que seja apropriada para a idade dela. É importante que ela entenda o que é privado e por que certos comportamentos não são adequados em público.

Estabeleça Limites Claros: De forma amorosa, mas firme, estabeleça regras claras sobre o que é comportamento aceitável e o que não é, explicando as razões de forma que ela possa entender.

Observação: Observe se o comportamento persiste ou se há mudanças no ambiente que possam estar influenciando sua filha, como interações na escola ou mudanças na rotina familiar.

Consultar um Especialista: Se o comportamento continuar a preocupá-la ou se tornar mais frequente, pode ser útil consultar um profissional para uma avaliação mais aprofundada. Profissionais podem oferecer suporte e estratégias específicas para lidar com a situação. Espero ter ajudado.
Olá! Tendo em vista que o comportamento problema pode colocar sua filha em situação de risco, sugiro buscar algum profissional com conhecimento em análise do comportamento para entender a função deste e o que o mantém e pensar em alternativas eficazes para lidar com isto.