Minha irmã de 14 anos têm TDAH, TDO, diabetes tipo 1, cistos na pineal e rotação no hipocampo. Dislexia

8 respostas
Minha irmã de 14 anos têm TDAH, TDO, diabetes tipo 1, cistos na pineal e rotação no hipocampo. Dislexia e discalculia tbm estão no pacote. Gostaria de saber se a rotação no hipocampo pode estar relacionada com a memória dela que está ficando ruim e com isso o rendimento escolar está péssimo.
Estou de acordo com o Dr. Ricardo B. Marques, e, acrescento ainda, que ela deverá procurar um fonoaudiólogo, esse profissional irá ajuda la na compreenção dos seus deveres na escola e no aprendizado em geral, possibilitando que ela tenha uma convivência de mais igualdade com seus colegas de classe.

O hipocampo e o Giro parahipocampal situados na região temporal tem relações com a memória. Qualquer disfunção nestas estruturas macroencefálicas ocasionam problemas na memória de curto prazo, por isso sua irmã está tendo problemas em reter novas informações prejudicando seu rendimento escolar. Além do problema no hipocampo existem outras sindromes que estão afetando sua performance escolar: o TDAH do tipo dessatento muito comum em meninas, além do Transtorno Desafiador Opositivo, da discalculia (déficit de aprendizagem matemática) e da Dislexia estão cronificando a dificuldade de aprendizagem de sua irmã. Apesar da maioria dos cistos serem benígnos se estes cistos na glândula pineal forem grandes eles podem provocar sintomas como dores de cabeça, distúrbios visuais, convulsões, entre outros. P/ o caso dos cistos procure um neurologista e para as outras sindromes (TDAH, TDO, Dislexia, Discalculia) procure profissionais da saúde mental (psicólogo, psiquiatra, neuropsicólogo).
Concordo com os colegas que citaram acima, o hipocampo tem muitas relações e interferem muito com relação a memória. Se ainda existem comorbidades é imprescindível que se faça uma avaliação multidisciplinar com as devidas orientações da junta médica na qual ela está sendo atendida para que se tenha um parâmetro para trabalhar as disfunções prejudicadas que no momento estão interferindo na aprendizagem e em outras áreas. Ressalto a importância de todos os profissionais estarem em conexão para que assim haja uma reabilitação eficaz. Profissionais como psicopedagoga, fonoaudióloga, psicóloga e neuropsicologa podem auxiliar no tratamento e os resultados serem bastante satisfatórios. Estou a disposição se necessitar de informações na área de Psicopedagogia.
Com todos estes problemas, sua irmã deve estar fazendo tratamento. Somente os profissionais que acompanham o caso dela poderá responder a sua pergunta.
Inicialmente, o diagnóstico não deve estar correto. É impossível ter todos esses transtornos. Procure um psicoterapeuta, neuropsicologo , neuropediatra, para esclarecer e reabilitar os sintomas fundamentais.
Sim, a rotação do hipocampo pode estar afetando a memória de sua irmã, prejudicando seu rendimento escolar. Porém, diante do quadro por você descrito, é praticamente certo que não é somente esse o fator de prejuízo para a memória e a queda de rendimento dela.

Sua irmã, com todas essas características, precisa ser acompanhada bem de perto por uma equipe multidisciplinar, envolvendo, pelo menos, 5 a 6 profissionais: clínico geral, endocrinologista, neurologista, neuropsicólogo, psicopedagogo e psicoterapeuta. Se isso não estiver acontecendo, precisa acontecer o quanto antes, pois as devidas intervenções, em cada área, precisam ser feitas para que sua irmã possa se desenvolver adequadamente e ter saúde física, mental e emocional...
Concordo com todos os colegas acima, realmente a região hipocampal é a responsável por todas os tipos de memórias. Se a paciente está demonstrando prejuizos é preciso desta equipe multidiciplinar trabalhar juntas, para dar suporte emocional para sua qualidade de vida e acrescento uma reabilitação para a memória e funções executivas.
Át.
Monica Araújo
Neuropsicologa
Diante desses transtornos , comorbidades , realmente a memória pode estar afetada , porém é muito importante observar onde há maior prejuízo e proceder ao tratamento que promova maior qualidade de vida e exercícios de foco , atenção e memória são imprescindíveis.