Minha mãe tem 82 anos e sempre teve personalidade autoritária e deprimida, mas ultimamente vem se apresentando

7 respostas
Minha mãe tem 82 anos e sempre teve personalidade autoritária e deprimida, mas ultimamente vem se apresentando muito esquecida, agressiva e com obsessão por limpeza. Ela tem acompanhamento com psicóloga mas não há diagnóstico da parte dela. Pode ser Alzheimer? Qual especialidade procurar? Obrigada
Esses sintomas por si só não são indícios de Alzheimer não. Muitas coisas podem interferir na memoria, como por exemplo o estresse e a depressão.

Uma avaliação neurológica pode ajudar a fazer um diagnostico mais preciso.

Espero ter ajudado

att

A característica principal do Alzheimer são falhas na memória, apresentadas no dia a dia como: esquecer comida no fogo, deixar de tomar o remédio, não lembrar se comeu, esquecer recados ou coisas que foram ditas ou feitas há poucos minutos, horas ou dias, entre outros. Esses problemas de memória vem acompanhados de mudanças de comportamento na maioria das vezes. No entanto, vale lembrar que pessoas deprimidas apresentam dificuldade de memória; a diferença é que, de maneira geral (há exceções!) pessoas deprimidas se queixam de problemas de memória e pessoas com Alzheimer tendem a não admitir ou dizer que está tudo bem quanto aos problemas de esquecimento (negam). Como sua mãe vem apresentando problemas comportamentais (agressividade e obsessão por limpeza), o ideal seria procurar por um um psiquiatra especialista em geriatria. Abraços!
Recomendo que sua mãe consulte um médico Geriatra, ele poderá fazer uma avaliação e o encaminhamento necessário para melhor equilíbrio de sua saúde.
Muito bem... como neuropsicologo indico um profissional da neuropsicologia. O neuropsicologo pode avaliar e orientar melhor como ajudar sua mãe, pois existem doenças senis que podem ser confundidas por outras... a depressão pode resultar em tudo descrito por você.
Olá! Seria recomendado procurar um geriatra e um psicólogo especialista em gerontologia, para melhor diagnosticar os sintomas que você descreve. A disposição!
Olá! O diagnóstico clínico é um direito da pessoa que está em psicoterapia. Se a sua mãe não for responsável por si, vocês teriam de ter direito de saber esse diagnóstico, contudo, se esse não é o caso, depende da sua mãe compartilhar ou não o diagnóstico que ela recebeu.

O conjunto de sintomas que você descreveu podem estar relacionados tanto a processos depressivos, transtornos de humor e mesmo processos neurodegenerativos.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Acho que uma medida fundamental neste caso é submetê-la a uma avaliação neuropsicológica, realizada por um neuropsicólogo especializado em idosos, neste procedimento que leva em média 5 sessões, avalio o funcionamento cognitivo, a personalidade e capacidade de aprendizagem de novas informações. Com o laudo em mãos vocês devem ir a um Neurologista que fechará o diagnóstico e provavelmente peça exames de imagem do cérebro, alem de exames laboratoriais.