minha mãe teve depressão pos parto e minha avó por parte de mãe teve depressão, tenho 16 anos e

9 respostas
minha mãe teve depressão pos parto e minha avó por parte de mãe teve depressão, tenho 16 anos e me sinto mto vazia mas na maior parte do tempo n me sinto triste e tenho problema d ansiedade será q é possível q eu tenha depressão?
Esta sensação de vazio na maior parte do tempo, ansiedade e tristeza são sintomas que não cuidados pode chegar a se desenvolver em uma depressão, seria bom que você procurasse um psicólogo pra começar um processo psicoterapeutico e possa cuidar de você.

Essa idade é um processo de muitas mudanças que podem sim provocar certa ansiedade. Como já há um fator familiar, portanto uma predisposição à depressão, seria importante uma avaliação psicológica e possível acompanhamento psicológico para controlar essa ansiedade.
Não saberia dizer se você tem depressão, mas com certeza é muito importante que você possa falar sobre sua ansiedade e sobre essa sensação de vazio. Me parece que você já consegue localizar sua questão a partir da experiência pós parto de sua mãe e da depressão de sua avó. Recomendo um processo psicoterapêutico para que você possa contar essas histórias, muitas vezes difíceis, e que te constituem de alguma maneira.
Muitas vezes vivemos inconscientemente os dramas das pessoas de nossa família, como se estivéssemos repetindo seus passos como forma de trazer mais consciência para a nossa vida e a deles. Mais importante do que o diagnóstico de uma doença, é importante você considerar o quanto essa sensação de vazio está atrapalhando você. A adolescência é uma fase de muitas mudanças, que podem gerar uma sensação de não pertencer a lugar nenhum. Mais que o tratamento de uma doença, seria importante que você tivesse um espaço de conversa e acolhimento dessas questões tão essenciais.
Olá, o fato de ter histórico familiar de quadros depressivos faz com que você tenha uma predisposição genética que acaba aumentando a chance de desenvolver depressão quando comparada à população geral. Entretanto, isso NÃO garante que você irá ter depressão. A queixa isolada de vazio não é suficiente para este diagnóstico ser firmado, ainda mais com o fato de que você não sente tristeza, um sintoma central. Quanto à ansiedade, melhor marcar uma consulta com um clínico geral para uma avaliação inicial. Caso seja necessário ele fará um encaminhamento para o psiquiatra. Um abraço.
Você tem dezesseis anos, uma idade onde a vida está indefinida, cheia de receios e ansiedade. Não se atenha ao fato de sua mãe ter tido depressão, mas, sim, de que é um momento excelente para procurar se conhecer melhor. Indicaria um psicanalista para você. Será ouvida com muita atenção.
Se quiser que te oriente, entre em contato comigo, posso orientá-la sem nenhum compromisso.
OK? Um abraço.
A partir do momento que tais sintomas já a incomodam, seria interessante que você procurasse o quanto antes, um atendimento psicoterápico. Um psicologo será capaz de avaliar melhor sua situação e se for necessário até indicar-lhe um atendimento multidisciplinar com a possível ajuda de outros profissionais..
Olá boa noite!
Como todos colegas já citaram, não podemos afirmar que você tenha depressão. Na adolescência ė muito comum sentir um "turbilhão" de emoções ao mesmo tempo. Sugiro que seu primeiro passo seja o de conversar com sua mãe, falar de como sente se e em seguida procurarem um psicólogo clínico que atenda adolescentes em sua cidade. Caso você tenha alguma dúvida, estou inteiramente à disposição. Espero ter contribuído:)
Olá, pense na possibilidade de fazer psicoterapia, como é menor de idade seu responsável precisa te acompanhar na primeira sessão. Espero ter ajudado.