Minha vida inteira fui uma pessoa magra. Porém sem mudar em nada meus hábitos, quando entrei na menopausa

5 respostas
Minha vida inteira fui uma pessoa magra. Porém sem mudar em nada meus hábitos, quando entrei na menopausa engordei 15 kilos. Nada do que eu faço me faz emagrecer. O que que uma mulher na menopausa pode fazer pra emagrecer????
Na menopausa, o corpo tende a mudanças, principalmente devido às alterações hormonais. A tendência ao ganho de peso está associada a ansiedade e o estresse corporal do período. O ideal é a mudança de hábito alimentar aliado a atividade física regular. Além de melhorar as alterações hormonais, ajuda a reduzir os sintomas da menopausa! Procure uma atividade física que você gosta e um profissional que prescreva um plano alimentar de acordo com suas necessidades calóricas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Também é importante entender o que, além da mudança hormonal, pode estar contribuindo para tal aumento de peso, uma vez que algumas situações, podem gerar reações inflamatórias, que por sua vez, podem levam ao aumento da massa de gordura corporal.
O ganho de peso na menopausa pode ser devido a vários fatores. O desequilíbrio no hormônio estrogênio pode levar a um aumento no armazenamento de gordura. Nessa fase da vida, devido à falta de atividade física e alterações hormonais, pode haver perda de massa muscular. A falta de sono ou sono de baixa qualidade também favorece o ganho de peso. Outro fator é o aumento da resistência à insulina que é mais comum nas mulheres nessa fase da vida. Assim, o ideal é que a mulher que se encontra na menopausa modifique seus hábitos de vida, aumentando o tempo e frequência de atividade física e cuidando também da sua alimentação.
Na minha opinião, embora a menopausa traga dificuldades em relação ao controle do peso, acredito que a paciente deva fazer o mesmo que os demais pacientes com sobrepeso/obesidade, ou seja, investir nas mudanças de estilo de vida, praticar exercícios físicos e se submeter a uma alimentação adequada. Procurar o endocrinologista para verificar a necessidade de tratamento medicamentoso adjuvante.
Olá,
No período da menopausa, normalmente não somente existe declínio de síntese hormonal dos ovários como também participação de outros órgãos como tireóide adrenais pâncreas contribuindo na promoção dos desajustes metabólicos e acarretando por sua vez no aumento de peso. Concomitante com a mudança do estilo de vida, prática de atividades físicas e um plano alimentar, procure tb seu especialista ????

Especialistas

Fernanda Simões dos Santos

Fernanda Simões dos Santos

Nutrólogo, Especialista em clínica médica

São Paulo

Agendar uma visita
Monique Lima e Silva

Monique Lima e Silva

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Glauber Marinho

Glauber Marinho

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Raquel Milani El Kik

Raquel Milani El Kik

Nutricionista

Florianópolis

Agendar uma visita
Luana Oliveira

Luana Oliveira

Nutricionista

Juiz de Fora

Valmira Benoliel

Valmira Benoliel

Nutricionista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Emagrecimento definitivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.