Muitos de nós crescemos com a crença (religiosa, principalmente) de que relacionamento homoafetivo é

14 respostas
Muitos de nós crescemos com a crença (religiosa, principalmente) de que relacionamento homoafetivo é errado. Tenho dúvidas se desejar alguém do mesmo sexo é realmente algo natural ao ser humano e medo de sentir culpa por viver algo homoafetivo.
Como ter certeza de que é um sistema de crenças que foi criado no sentido de proibir tais relações?
Agradeço os esclarecimentos
Boa tarde,

No desenvolvimento da nossa espécie, quando a cultura passou a fazer parte da forma como passamos o conhecimento para as próximas gerações, e não ficamos presos unicamente ao que a genética transfere de uma geração para outra, deixou de ser simples dizer o que é naturalmente da nossa espécie e o que foi construído ao longo da nossa história. Dessa maneira, qualquer forma de manifestação do humano que encontra respaldo dentro da sociedade, ou seja, existem pessoas que o fazem e com isso não colocam os pares em risco (comportamentos criminosos sempre fizeram parte de nossas sociedades e nem por isso devem ser tolerados) pode ser considerado pertencente aos comportamentos naturais de nossa espécie.

Estamos imersos numa sociedade preconceituosa com escolhas que destoem da heterossexualidade e dessa maneira crescemos com crenças de origem preconceituosas, algumas delas com origem religiosa, outras não.

Seja qualquer que for a origem da crença, ideia ou preconceito possam ter, as vezes fica difícil separar o que é nosso desejo legítimo e o que estamos escolhendo para nos adequar ao que a sociedade espera de nós, a sociedade pode ser muitos atores: nossos pais, amigos, nossa religião, empresa em que trabalhamos, etc. As vezes fazemos escolhas unicamente para continuarmos sendo aceitos pelos que nos rodeiam e é difícil contradizer o que esperam de nós.

A terapia é uma forma de entrar em contato com esses aspectos e melhor identificar nossos desejos legítimos e encontrar formas de os assumir perante nós mesmos e perante nossos pares.

Entrar em contato com a temática, conversar a respeito com amigos homossexuais pode ser uma forma muito rica de se autoconhecer e de também se informar sobre as dificuldades e desafios de se assumir perante nossos pares.

Espero ter ajudado.

É compreensível que muitos de nós tenhamos crescido com crenças profundamente arraigadas em nossas culturas, religiões e ambientes sociais, que possam levar a considerar os relacionamentos homoafetivos como errados. No entanto, é importante lembrar que essas crenças sobre sexualidade e amor são influenciadas por diversos fatores, como os valores culturais, normas sociais, tradições religiosas e interpretações pessoais.

Questionar essas crenças é um processo desafiador e pessoal. É importante refletir sobre a origem dessas ideias e considerar se elas estão alinhadas com nossos valores pessoais, compaixão e empatia em relação aos outros. Permitir-se explorar seus próprios sentimentos e desejos de forma autêntica é um ato de amor-próprio. Aceitar-se e ser verdadeiro consigo mesmo são passos fundamentais para alcançar a paz interior e uma vida mais feliz e satisfatória. Lembre-se de que é normal ter dúvidas e conflitos em relação à sexualidade, especialmente quando crenças profundas foram internalizadas ao longo dos anos. Se a culpa e a insegurança estão afetando negativamente sua qualidade de vida, buscar ajuda profissional pode ser uma forma de cuidar de si mesmo e obter orientação adicional nessa jornada de autodescoberta e aceitação. Saiba que você não está sozinho nessa experiência, e encontrar uma conexão autêntica consigo mesmo e com os outros pode trazer paz e felicidade.
Oi! a repressão com a sexualidade e algo antigo e a igreja dominou esse âmbito com questões relacionadas a proibições envolvendo a tentativa de um controle da sexualidade- transvestindo um preconceito, tentando padronizar comportamentos, o que e impossível, pois a sexualidade humana e muito ampla e mutável. E natural q quem foi imerso nessa cultura, juntamente com criação e educação, cresça e tenha duvidas, ate e saudável esse questionamento seu. E Importante problematizarmos ideias impostas a nos, seja qual for, isso demonstra um pensamento critico e um lado saudável.
Reprimir nossa sexualidade , seja por questoes religiosas ou seja por qualquer coisa traz muitos maleficios. O autoconhecimento da nossa sexualidade e a forma como lidamos com nossos desejos sexuais podem ter impactos significativos em várias áreas de nossas vidas. . ALem de trazer autonomia e liberdade. Podem ser tanto nas áreas físicas, emocionais e sociais. Como por exemplo uma sexualidade saudável pode levar a uma melhor saúde física, redução do estresse, melhora no sono e etc.
A sexualidade é uma parte fundamental da nossa identidade, por isso o autoconhecimento e a aceitação da própria sexualidade podem levar a um bem-estar emocional.
Acredito que buscar por psicoterapia possa te ajudar a aliviar essas angústias e encontrar novas formas de pensar e sentir com relação a sua sexualidade e sua religiosidade. Penso que podem existir diversas outras possibilidades para além de repressoes, mas para isso é importante olhar com cuidado para essa situação e, principalmente, com respeito à sua história e sua individualidade. Espero que você fique bem, abraços! @leticiafernandespsi

Entender a sexualidade e a atração que sentimos pode ser um processo complexo, especialmente quando confrontados com sistemas de crenças religiosas ou sociais que têm opiniões negativas ou restritivas sobre determinadas orientações sexuais.

Quanto à culpa que você mencionou, é importante lembrar que sentimentos de culpa ou vergonha muitas vezes surgem de preconceitos e estigmas sociais, e não são uma reflexão precisa de quem você realmente é ou do que é certo para você. Você tem o direito de explorar e expressar sua sexualidade de uma maneira que se sinta confortável e autêntica, sem sentir culpa ou vergonha.
Se você está lutando com esses sentimentos de culpa e incerteza, pode ser útil procurar o apoio de um profissional.

Lembre-se, não há nada de errado em questionar ou explorar sua sexualidade. Essa é uma parte importante de entender quem você é. E não importa a conclusão a que você chegue, você merece ser amado e aceito exatamente como você é.
Olá! Espero que esteja bem!

É compreensível que muitas pessoas cresçam com crenças negativas em relação a relacionamentos homoafetivos, especialmente em alguns contextos que tradicionalmente têm ensinado que tais relacionamentos são errados ou proibidos. Essas crenças podem ter raízes profundas e serem internalizadas desde a infância, tornando-se parte do sistema de valores de uma pessoa.

No entanto, é importante reconhecer que as crenças e valores sobre relacionamentos homoafetivos são socialmente construídos e podem variar em diferentes culturas e épocas. As atitudes em relação à sexualidade e ao gênero se modificaram ao longo da história, e muitas sociedades estão gradualmente se tornando mais inclusivas e respeitosas em relação à diversidade sexual.

Além disso, seres humanos não são os únicos mamíferos a apresentarem comportamentos homossexuais. Tais comportamentos também podem ser observados em: bonobos, golfinhos, elefantes, macacos-rhesus, orcas, leões...

É importante destacar que comportamentos homossexuais são naturais em muitas espécies e fazem parte da diversidade biológica. Esses comportamentos não devem ser considerados anormais ou imorais, pois são uma parte normal do repertório comportamental de muitas populações animais. Além dos exemplos acima, há relatos de comportamentos homossexuais em várias outras espécies de mamíferos, aves, peixes e até mesmo em alguns répteis e anfíbios. A diversidade sexual é comum na natureza e deve ser respeitada e compreendida como uma característica natural da vida animal.

Lidar com questões relacionadas à sexualidade e à identidade é uma jornada pessoal, e não há uma única forma de lidar com isso, que se aplique para todos. O mais importante é abraçar sua autenticidade e aceitar-se como uma pessoa valiosa, independentemente de sua orientação sexual. E se você tem percebido dificuldade em fazer isso, busque ajuda profissional de um psicólogo.

Em psicoterapia você pode desenvolver habilidades importantes para lidar com essas questões, como: autoconhecimento, educação sexual, desconstrução de crenças... além de receber apoio de um profissional sem ser julgado.

Um forte abraço!
Olá! A orientação sexual é uma parte natural da diversidade humana. A certeza pode ser encontrada ao buscar informações atualizadas, acolhimento em comunidades LGBTQ+ e entender que a aceitação de relacionamentos homoafetivos é um processo de desconstrução de crenças antigas. O respeito à diversidade é essencial para vivermos em uma sociedade mais inclusiva e empática. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, boa tarde. Tudo bem?
Você busca certezas, não sei se você vai encontrá-las, também não penso que sejam de certezas que você precisa. Me parece que você busca compreender seus próprios gostos, desejos e necessidades, e que isso sim está em conflito com questões da religiosidade ou como você coloca, do social. O que realmente lhe traria alivio e esclarecimento seria iniciar essa busca em análise, é uma oportunidade de compreender em profundidade todas essas suas questões e então tomar decisões e ter mais clareza.
Fico a disposição caso queiras iniciar esse processo comigo. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Olá. Uma perspectiva psicológica interessante é a busca por entender se a atração pelo mesmo sexo é inata ou resultado de influências externas, como crenças e criação. Estudos científicos sugerem que a orientação sexual tem uma base biológica, e muitos especialistas consideram a homossexualidade como uma variação natural da diversidade humana. A questão da culpa associada a desejos homoafetivos, geralmente está relacionada a sistemas de crenças e normas sociais impostas pela cultura e religião. O questionamento sobre a origem de crenças que proíbem relacionamentos homoafetivos pode ser um passo importante para reavaliar e aceitar a diversidade das orientações sexuais. Importante buscar o autoconhecimento para exercer o livre arbítrio de poder ser quem você é. Sempre à disposição.
A psicoterapia ajuda a olhar para dentro de você e com o tempo você vai dando-se conta o que é seu e o que sao crenças familiares, sociais. A maioria das pessoas fora do autoconhecimento tem este mesmo sentimento que você. Eu sugiro iniciar uma psicoterapia para conhecer-se, ser mais você mesmo, ter auto estima e segurança emocional, bem como lidar com os desafios da vida.
Olá, espero que de alguma forma eu consiga responder a sua pergunta. A religião é algo presente na sociedade, principalmente sobre crenças e modo de visualizar o mundo e o outro. Essa visão de que se relacionar com uma pessoa do mesmo sexo é errado acaba podendo se conectar com um preconceito que determinadas pessoas possuem sobre essas relações. Se relacionar é algo natural, faz parte das vivências do ser humano, e o amar pode se fazer presente de determinadas formas, não importando o jeito, sexo ou desejo. As visões homofóbicas sobre relacionamentos homoafetivos foram criadas por uma sociedade pautada na visão individual do homem sendo o centro do mundo, e não é assim que as coisas funcionam. Apesar de ainda ser difícil desmistificar toda essa visão homofóbica, é preciso deixar claro que está tudo bem ter um relacionamento homoafetivo. O amar não tem lei, não tem padrão, não tem especificidade. O amor vai além, podendo ser algo amplo. Se a pessoa se sente amada, confortada, compreendida é o que realmente importa. Espero que a mensagem tenha chegado em forma de abraço, me coloco à disposição caso precise!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia voltada para a população lgbtqiapn+ - R$ 100
Somos ensinados, desde os primórdios, a nos adaptarmos padrões culturais das épocas em que vivemos, por razões diversas. Porém, a vida em sociedade, a linguagem e a cultura se transformam ao longo do tempo, para atender às novas necessidades do homem. Importante ter em mente que não precisamos nos encaixar em padrões pré-determinados, contanto que não desrespeitemos os outros. Aceitarmos ser o que somos de verdade, é o primeiro passo para uma vida feliz, plena e saudável.
Oi, tudo bem?
Entender a própria sexualidade é muito importante. Assim como entender e questionar as crenças que temos é que nos rodeiam. Crenças, são construídas, muitas são culturais. E que na maioria das vezes não nos ajudam por nos limitarem nas nossas escolhas, posicionamentos e comportamentos.
Ola.O que te faria ter certeza? Não há estudos científicos que provem que não é natural sentir atração por pessoas do mesmo sexo, sendo que nosso desejo é influenciado por diversos fatores
olá, como vai?

É compreensível que muitas pessoas enfrentem conflitos internos em relação à sua orientação sexual devido a crenças religiosas, culturais ou sociais que foram internalizadas ao longo da vida. No entanto, é importante reconhecer que a orientação sexual é uma parte natural da diversidade humana e que desejos homoafetivos são tão naturais quanto os desejos heterossexuais.

A sexualidade humana é complexa e diversa, e não existe uma única resposta sobre o que é "natural". A pesquisa científica sugere que a orientação sexual é influenciada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e sociais. Não há evidências que sugiram que a orientação sexual seja uma escolha ou algo que possa ser mudado.

Quanto à culpa associada aos desejos homoafetivos, é importante reconhecer que sentir atração por pessoas do mesmo sexo não é algo que precise ser julgado ou condenado. Sentir-se culpado por desejos ou sentimentos naturais pode causar sofrimento emocional e interferir no bem-estar psicológico. É importante desafiar e questionar as crenças internalizadas que podem estar contribuindo para essa culpa e buscar apoio emocional, se necessário, para explorar e aceitar plenamente a sua orientação sexual.

Se estiver a lidar com essas questões, pode ser útil conversar com um psicólogo que seja sensível às questões de orientação sexual e que possa ajudá-lo a explorar esses sentimentos de uma forma segura e respeitosa. Lembre-se de que você tem o direito de ser quem você é e de amar quem você ama, independentemente da orientação sexual. te desejo um feliz dia!!!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!