Normalmente vejo falando sobre TOC sobre pessoas que lavam as mãos toda hora, conferem se a porta es

29 respostas
Normalmente vejo falando sobre TOC sobre pessoas que lavam as mãos toda hora, conferem se a porta está fechada, etc.
Mas pensamentos obsessivos, como por exemplo, achar todo dia que minha mãe vai morrer, entre outros pensamentos que não consigo me livrar. Isso pode ser considerado TOC?
Olá,
O pensamento obsessivo e os rituais descritos podem configurar sintomas de uma neurose obsessiva descrita pela psicanálise. Se há incomodo e sofrimento psíquico uma análise pode contribuir para aliviar os mesmos e aprofundar questões que os causam. Para isto é necessário disponibilidade interna. Um bom psicanalista pode ajudar!

Sim . É preciso avaliar cuidadosamente, mas os comportamentos de lavar as mãos ou verificar a porta fazem parte a compulsão do toc , porém o transtorno possui além de comportamentos cumulativos os pensamentos obsessivos.
Olá! O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. Entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. No seu caso seria importante fazer uma avaliação com um psicólogo para entender a necessidade de um tratamento e se houver necessidade este o encaminhará para um médico. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição para ajudar. Cuide-se!
Os pensamentos obsessivos, que "não consegue se livrar", dominam a mente de forma involuntária e repetitiva, tornando-se perturbadores, gerando grande ansiedade no seu dia a dia. Fato que prejudica todas as áreas de sua vida (social, profissional, etc). Portanto, é algo que deve ser tratado. Esses pensamentos podem estar ligados ao TOC. A terapia cognitiva comportamental pode ajudar com técnicas para controlar os pensamentos. Mas se for muito alta a quantidade de tempo que os pensamentos ocupam, a interferência dos pensamentos no dia a dia e o sofrimento causado por eles há necessidade de procurar também um psiquiatra para avaliação e iniciar tratamento medicamentoso. O importante é cuidar da sua saúde mental! Procure ajuda!
Olá! Pensamentos obsessivos nem sempre quer dizer que o indivíduo tem o transtorno. Procure um profissional psicólogo para avaliar e identificar.
Parece que esses pensamentos recorrentes e incômodos têm alguma característica de TOC. Mas me parece , no seu caso, mais uma maneira de você expressar a ansiedade ligada à sua mãe.
Como está o seu relacionamento com ela?
Seria adequado você procurar ajuda de um psicólogo para tratar deste sintoma e de outros que a ansiedade pode trazer.
Ola, como disseram aqui já a definição, acrescento aqui que é importante você procurar um profissional de psicologia que vai lhe ajudar a lidar e poder encontrar uma resposta a estes pensamentos. Muitas vezes nos apegamos aos caracteres deste ou desta patologia e podem ser ou não o que não esta sentindo, importante é procurar um profissional para que possa vir a elucidar o que realmente esta sentindo.
A disposição para demais dúvidas.
Ruminar sobre, sim. Procure um psicólogo cognitivo-comportamental para avaliação mais precisa e posterior tratamento
Olá. Esses comportamentos descritos, podem sim ser um sinal da presença do transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ou pela psicanálise a presença de neurose obsessiva, mas é importante consultar um psicólogo ou psicanalista para fazer a avaliação e propor o tratamento adequado.
Olá. Sim esses pensamentos podem sim configurar transtorno obsessivo compulsivo. Sua Ansiedade pode estar extremamente elevada, o que pode estar causando essa invasão de pensamentos contra a sua vontade. Nestes casos é importante a procura de um profissional (psicólogo ou psiquiatra) para uma avaliação, diagnóstico, psicoeducação e posterior tratamento.
Depende, para ser TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) precisa estar gerando um um prejuízo significativo em várias áreas da sua vida causando sofrimento. Para isso você precisaria de um profissional para fazer uma avaliação.
Olá, os comportamentos que você descreve podem ser característicos de TOC. Mas, para um diagnóstico preciso, ou até mesmo descartar essa desconfiança, é importante que você procure um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação, para que seja aplicada uma terapêutica indicada para a sua necessidade caso se confirme.
Talvez seja necessário você avaliar a dimensão disso na sua vida, quais prejuízos a médio é longo prazo, procure uma avaliação multidisciplinar para validar os possíveis sintomas.
Um abraço, estou a disposição.
Psicólogo
Fabrício Freitas
Apenas o pensamento recorrente não justifica o TOC, contudo esse pensamento automático, pode disparar emoções e comportamentos disfuncionais, fazendo com que entre em um ciclo disfuncional. Para uma melhor avaliação, procure um psicólogo.
Gostaria muito de ajudar mais precisamos como profissionais, de ter mais informações para melhor lhe responder.
Será um prazer ajudá-lo!.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em coaching - R$ 120
Tão importante quanto saber se isso é ou não TOC, é entender porque esse pensamento surge, ou melhor, para que. Isso certamente diz algo sobre você e descobrir isso, ainda mais se te trás sofrimento é muito importante e pode ser feito em psicoterapia
Olá! Esse tipo de preocupação ou receio estaria mais enquadrado como uma forma de ansiedade, de medo, e pode ser desconstruído de diversas formas, algumas atuando mais no consciente/racional, outras no inconsciente/emocional. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs.
Sim
Olá. Para saber se você tem TOC, além dos pensamentos obsessivos, é preciso avaliar se esses são acompanhados de comportamentos compulsivos, para "aliviar", ainda que momentaneamente, a ansiedade gerada por tais pensamentos. Considero que o TOC, como a maioria dos casos de ansiedade patológica, é a ponta do iceberg de problemas mais profundos. O ideal, portanto, é fazer uma análise mais completa, do seu histórico de vida, padrão de funcionamento e como os problemas tem afetado sua vida. O profissional de psicologia pode ajudar bastante nesse caso.
Abraço
Boa tarde!
Seu caso não parece ser TOC parece mais um pensamento obsessivo, uma mente que trabalha muito pensando e pensando, ou seja uma mente que elabora muito. No seu caso provavelmente o medo de perder a mãe pode te levar a pensar demasiadamente sobre esse receio. Mas procure ajuda psicológica, isso vai te ajudar muito, vai fazer toda a diferença no seu caso.
Olá! O que você está descrevendo pode ser características do TOC, como pode ser características de ansiedade acima do esperado. Para te ajudar, sugiro que procure um médico de sua confiança, para fazer uma avaliação. Sendo TOC ou ansiedade alterada tem tratamento. O que você precisava fazer é buscar ajuda. Sugiro que busque um profissional da psicologia também para ajudar compreender o que está desencadeado esse estado. Espero ter ajudado.
Obrigada pela atenção e confiança.
O TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, é um transtorno, como o próprio nome já diz, composto de Obsessões e Compulsões.

As obsessões são pensamentos intrusivos, desagradáveis e repetitivos geralmente relacionados com medo.

Já as Compulsões são rituais recorrentes com a finalidade de neutralizar os pensamentos obsessivos e evitar ansiedade, medo, culpa e outros incômodos decorrentes destes pensamentos.

As compulsões apresentam-se sob várias formas sendo as mais conhecidas a mania de lavagem e limpeza, ordenação e simetria, verificação ou checagem, mania de contagem e colecionamento.

Mesmo quando as obsessões são predominantes, as compulsões ainda se manifestam, mesmo com intensidade leve, de forma que as pessoas ao redor dificilmente percebem sua existência e às vezes estão tão encobertas, que são totalmente invisíveis aos olhos alheios.

Tratam-se das compulsões mentais voluntárias onde orar, contar, pensar em frases, substituir imagens ou pensamentos maus por bons, de forma continuada são táticas usadas para afastar as ideias temidas e ameaçadoras.

Sem o devido tratamento, quanto mais tenta-se espantar estes pensamentos mais insistentes eles se tornam.

Fazer um tratamento conjunto com especialistas da área da Psicologia e de Psiquiatria seria o caminho mais indicado para controlar esta sua atividade mental indesejável.

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
Olá! Entende-se por obsessão pensamentos, idéias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. No seu caso seria importante fazer uma avaliação com um psicólogo para entender a necessidade de um tratamento e se houver necessidade este o encaminhará para um médico. O fato de ter pensamentos repetitivos não é o suficiente para dizer se uma pessoa tem Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou não, porém, se estes pensamentos estão lhe trazendo sofrimento ou mesmo chegam a ser incapacitantes é importante buscar uma avaliação profissional do quadro. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! O TOC pode se expressar de várias maneiras, pode envolver alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). No seu caso, parece que o item mais proeminente se refira as alterações de pensamentos. Tente procurar psicoterapia, isso lhe abarcará muito para lidar com essas questões, evitando também que o estado seja cornificado, impactando mais fortemente na sua qualidade de vida.
Olá! É preciso consultar um especialista para um diagnóstico cuidadoso, pois existem vários fatores que precisam ser avaliados para se chegar a um diagnóstico. No contexto do TOC, os pensamentos obsessivos ocorrem com frequência e desencadeiam uma ansiedade extrema que atrapalha o funcionamento diário. Para chegar ao diagnóstico de TOC, é fundamental entender o grau de interferência desses sintomas no funcionamento social, interpessoal, acadêmico e/ou profissional. Recomendo que procure ajuda de um Psicólogo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Pode sim, porém para o diagnóstico de TOC, normalmente esse pensamento obsessivo está acompanhado de um ritual para aliviar esse sintoma.
De qualquer forma, mesmo não tendo um ritual, é bom procurar ajuda, pois esses sintomas podem estar associados a outros transtornos de ansiedade.

Olá!
Primeiramente, que bom que entrou em contato buscando compreender esta condição.
O Transtorno obsessivo diz respeito tanto a comportamentos (como os citados) quando a pensamentos. Pelo relato, o seu caso é da ordem do pensamento, mas isso não deve ser considerado um diagnóstico fechado.
Esta condição precisa ser avaliada e trabalhada por um psicoterapeuta. Toda condição psíquica deve ser pensada individualmente, afinal, não há ninguém que tenha tido a mesma história de vida que você.
Espero ter ajudado.
Caso precise de mais alguma informação, é só clicar no botão azul do lado direito.
Olá! O diagnóstico de TOC deve ser avaliado com maior profundidade. Os pensamentos que se repetem por si só não são conclusivos para determinar qualquer psicopatologia. Um abraço.
Olá, somente essa informação não é suficiente para fechar um diagnóstico, é preciso investigar com mais detalhes e outras variáveis.