Nunca fui um bom aluno na escola, concluí o meu ensino há 10 anos, mas não sei nada além do básico,

28 respostas
Nunca fui um bom aluno na escola, concluí o meu ensino há 10 anos, mas não sei nada além do básico, tento estudar, mas sou letárgico e postergo as coisas, tenho dificuldade para aprender, o que devo fazer, qual tratamento devo buscar e com quais especialistas?
Acho importante que vc busque ajuda de um(a) profissional de psicologia de abordagem psicanalítica para que você tenha a oportunidade de falar mais sobre você e sobre essa sua "dificuldade para apaprender". Essa pode ser uma experiência que possibilite você a ir mais além do básico. Se permita esse teste e veja o quanto é possível se desenvolver. Espero ter ajudado! Estou à disposição!

Olá. Como já foi apontado por outros profissionais, acredito q o caminho inicial no seu caso seja buscar um psicanalista para que juntos vocês possam analisar melhor essa sua questão de aprendizado e fazer os encaminhamentos , se necessário.
Importante voce procurar um psicanalista para voce ter a oportunidade de falar sobre suas inquietações e desta maneira poder compreender melhor e assim poderá sentir os efeitos do tratamento.
Olá, me chamo Valdirene e te oriento que busques uma psicóloga ou psicólogo. Este profissional irá te ajudar a encontrar o motivo pelo qual postergas determinadas tarefas e o que está te impedindo que aprendas. Acredita que teus resultados poderão mudar a partir do momento em que te conheceres melhor. O autoconhecimento é o melhor caminho para chegar à evolução. Abraço!
Baseado no seu discurso acho interessante você buscar por um psicopedagogo!
Ola. Sugiro que busque a terapia cognitivo comportamental. Ira te auxiliar no porque destes sentimentos e vai te ajudar na mudança do comportamento. Estou à disposição . abraços
E como você se comporta em situações e tarefas práticas? Tem disposição física? Tem boa vontade em ajudar os outros? É boa a descrição de sua situação, porém mais informações são necessárias. O especialista para você buscar é um psicólogo e o tratamento é uma avaliação psicológica.
Olá...Diante à sua queixa, inicialmente você precisa aderir alguns método e técnicas de estudo. Acompanhe seu desenvolvimento com um psicopedagogo e juntos poderão decidir se há necessidade da avaliação de outros especialistas.

Até
Nem todas as pessoas têm habilidade para estudar! Nem todos são intelectuais. Existem pessoas mais emotivas e outras mais criativas. Infelizmente o mundo contemporaneo valoriza aquele que tira nota alta. Lembre-se que ser intelectual, é ter facilidade para acumular conhecimentos emprestados, e se você não tem esta habilidade, pode ser que sente-se letargico porque sente-se desistimulado. Procure descobrir o que faz sentido para você. Que tipo de pessoa você é. E seja feliz,
Um grande abraço,
Léa
Olá!
Sugiro que busque ajuda psicológica, pois o processo psicoterapêutico poderá te ajudar compreender quais são suas dificuldades, bem como facilidades.
As pessoas apresentam seus saberes de diferentes maneiras. O ideal é você conseguir identificar quais são os seus!
Estou a disposição!
Olá,
Percebo que existe uma série de pensamentos que surgem quando você fala sobre estudos. Você diz que nunca foi bom aluno, posterga, tem dificuldade de aprendizagem. Bem, você concluiu seus estudos, o que é muito bom e elogiável. Seria necessário investigar seu histórico de aprendizagem e como foi sua vida escolar, como um todo. Pode ser que haja uma concentração reduzida causada por algum ou alguns fatores. Uma avaliação neuropsicológica feita por um psicólogo poderá mostrar se há uma dificuldade de aprendizagem. O psicólogo fundamentará as hipóteses sobre os dados coletados. Uma coisa é importante fazer: questione seus pensamentos, não os aceite sem críticas.
Abraço!
É provável que você possa ter dificuldades de aprendizagem que podem ter sido sutis... É arriscado dizer categoricamente, mas acredito que você possa fazer uma avaliação neuropsicológica para ajudar a entender seu funcionamento cognitivo, comportamental e emocional. Se você sentia uma letargia, isso pode ser algum sintoma associado a desatenção. É muito comum que pessoas desatentas sejam procrastinadoras. Postergar tarefas é uma forma de reduzir a ansiedade. Além da avaliação recomendo que você possa iniciar terapia cognitiva-comportamental.
Espero ter ajudado. Abraços!
A partir de uma avaliação neuropsicológica será possível investigar a natureza de suas sua dificuldades. No processo de avaliação é possível identificar se sua dificuldade na aprendizagem e a letargia que você se refere é de natureza emocional, ou neurológica.
Com essa avaliação, o especialista irá definir qual tratamento mais indicado para você.
Atenciosamente,

Tatiane Vilela Takayama
A síntese do seu relato me faz pensar que seria interessante observar no seu cotidiano o que te interessa, qual a área do seu interesse, invista no que gosta, o ego é seletivo. Então se descobrir o prazer em algo, talvez não se cobre de coisas que não está podendo se dar, a suavidade consigo mesmo pode te auxiliar. Procure ajuda terapêutica.
Existem várias abordagens na psicologia, irei falar da Terapia Comportamental. Nela você irá aprender a entender seus comportamentos relacionando com o seu ambiente histórico e situacional. Você irá aprender como seus padrões comportamentais se desenvolveram ao longo de tempo e juntos poderão pensar em estratégias para lidar com suas questões. Acredito também que uma via mais objetivo e focalizada, seria você procurar um neuropsicólogo e fazer uma avaliação geral de aspectos da sua cognição. Por fim, sugiro que você procure informações sobre neurefeedback, acho que pode ser muito útil para você! No momento, é possível fazer terapia online. O neurofeedback necessita que seja pessoal, pois você irá treinar seu cérebro com a ajuda de um equipamento. Forte Abraço!
Boa noite . A dificuldade escolar precisa sim , ser avaliada na fase adulta , com a finalidade de se chegar as causas , que podem ser às mais diversas , porém , com o diagnóstico , é possível ser tratada , e uma das causas , pode ser um bloqueio emocional .Espero ter ajudado .
Olá. Procure um psicólogo para uma avaliação. Ele te encaminhará a outro profissional, se houver necessidade. Atenciosamente.
Olá. É importante um acompanhamento com um psicólogo. As dificuldades de aprendizagem provoca angustia e algumas crenças que vale a pena serem repensadas, até porque, nós enquanto seres humanos temos diversas habilidades, e focar apenas na dificuldade, é muito cruel.
Um espaço de escuta especializada fará muito bem, o psicólogo se julgar necessário encaminhará também para outras especialidades.
Essa "letargia" e "dificuldade de aprender" muito provavelmente estão ligadas a outros aspectos da sua personalidade, da sua história - é um problema de aprendizagem TAMBÉM, mas antes de tudo, é algo que se tornou uma das suas dificuldade, no geral. É importante falar sobre como foi a "construção" disso e até qual o papel que possui na sua história - pra aí, considerar como é possível reescrevê-la. Um psicólogo seria de grande ajuda nessa "reorganização".
É uma questão importante para você e pelo visto atravessa boa parte da sua história. Busque ajuda de um psicólogo psicanalista para te ajudar a entender a origem disso tudo. Pode ter um conteúdo inconsciente que faz com que você seja assim. Se isso te incomoda busque responder as suas questões. Por outro lado, saiba que as pessoas tem perfis diferentes e nem todas as pessoas apresentam desenvoltura nas habilidades relacionadas aos estudos/aprendizagem. Vale a pena fazer análise :)
Olá, seria muito importante que você realizasse um acompanhamento com um psicólogo, para que juntos você consiga entender da onde está vindo essas dificuldades, quando falamos em dificuldade de aprender, isso pode ser muito amplo, é importante entender de onde está vindo essa dificuldade. O fato de ser letárgico e postergar pode estar ligado a uma possível fuga. Sendo assim é importante entender o porque isso está ocorrendo. Por que você está postergando? o que você está querendo evitar? Isso tudo quem vai poder lhe ajudar é um profissional da psicologia. Espero ter ajudado.
Olá, é importante buscar um(a) psicólogo(a), que tenha seu trabalho baseado em Piaget e Vygotsky, dois grandes psicólogos que desenvolveram a psicologia da educação e técnicas de aprendizado, e como esse ocorre. É fundamental, que o psicólogo em sua terapia enfoque no porquê existe um bloqueio que você se auto impôs na sua aprendizagem. O que aconteceu, para tal? Você foi, por acaso, ridicularizado na infância? Seus pais e familiares botavam pressão para tirar notas altas e uma pessoa só seria bem sucedida, na visão deles se tivesse só notas altas? Seus colegas faziam bullying com você? Para então, tomando a consciência e fazendo testes psicológicos de cognição e atenção, possa dissolver esse bloqueio através de terapia.
Olá! A letargia e vontade de postergar as coisas (procrastinação) associadas à dificuldade de aprendizado que você relatou sempre ter tido podem indicar um quadro de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), Sugiro que busque um profissional da Psicologia com entendimento específico neste tema para investigação deste possível diagnóstico.
Olá seria importante você buscar uma avaliação neuropsicológica para entender melhor as dificuldades apresentadas.
Espero ter ajudado!
Abraço
Olá, seria interessante, com acompanhamento psicológico, compreender o que causa essas comportamentos, o que te faz postergar? Quando isso começou a ocorrer? O que fica pensando quando quer estudar mas posterga? É importante compreender de onde vem essa dificuldade de aprender, se isso já se repete há muito tempo, entre outras pontos. É preciso averiguar essas questões, verificar o que te incomoda e o que deseja mudar, para, então conseguir lidar com esses incômodos e agir de maneira diferente diante deles. Espero ter ajudado. ;)
Olá, sugiro que procure acompanhamento psicológico para entender melhor sua história e juntos encontrar o que pode te desencadear essa dificuldade no aprendizado no âmbito psíquico, no entanto, talvez seja necessário também uma avaliação neuropsicológica para averiguar se há outros fatores. Espero ter ajudado. Fico a disposição. Melhoras! Um abraço.
Olá, espero que estaja bem.

Acredito que seja interessante iniciar por acompanhamento psicológico, pois a aprendizagem é multifatorial, ou seja, diversos fatores podem influênciar na maneira que aprendemos. A terapia pode te auxiliar a identificar quais fatores estão influenciando o seu aprendizado e se necessário te encaminhar para outros profissionais para complementar o trabalho.

Espero ter ajudado, um abraço.
Olá. Minha orientação é procurar psicólogo. Abraço.