o anticoncepcional pode causar sintomas de depressão e alteração de humor?

9 respostas
o anticoncepcional pode causar sintomas de depressão e alteração de humor?
Na clinica como psicóloga nunca ouvi esse relato especifico, mas converse com seu ginecologista e se for possível um psicologo para avaliar essa alteração de humor.

Att
Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é comum mas é possível, o corpo tenta sempre compensar esses efeitos colaterais.
Dificilmente, acredito que como uma colega já citou, seria pela alteração hormonal.
Vale a pena avaliar com seu ginecologista, talvez trocar o anticoncepcional para não ter mais estes sintomas.

Abraços
Até o momento nunca ouvi relatos sobre isso, até porque atualmente os anticoncepcionais orais são feitos com baixa dosagem de hormônio.
O ideal é que você procure um ginecologista para se informar corretamente e se os sintomas persistirem consulte um psicólogo.
Estas alteração podem estar associadas às alterações hormonais causadas pelo anticoncepcional. É recomendado buscar auxílio terapêutico, pois é necessário avaliar se há algum tipo de pré disposição para que estas alterações ocorram.
Olá. Os anticoncepcionais podem trazer uma série de efeitos colaterais como esses que descreve. Sugiro que discuta com seu médico e também busque por conta própria informações sobre isso. A revista Marie Claire de novembro 2016 traz uma matéria interessante sobre isso. Tomar anticoncepcional é uma decisão que afeta o corpo da mulher sim e essas questões merecem ser escutadas!!!!
As pílulas anticoncepcionais são hormônios que podem alterar o funcionamento do organismo. É importante relatar ao ginecologista o surgimento destes sintomas para que ele possa avaliar a necessidade da troca da medicação e a consulta de um psicoterapeuta para avaliar os sintomas da depressão e alteração do humor.
Algumas pesquisas recentes tem relacionado sim o uso de anticoncepcionais orais à depressões e outros sintomas emocionais. Apesar disso, tudo vai depender da relação de cada organismo com o medicamento, assim, seria importante conversar com seu médico sobre isso para que possam investigar se é o seu caso. De qualquer forma, como as depressões costumam ter causas multifatoriais acredito que o espaço da psicoterapia poderia ajudá-la a compreender suas questões.
O anticoncepcional em si pouco provável, o que deve estar associado seria nas dosagem de hormônio, se estiver irregular você pode apresentar sintomas como os da depressão, inclusive alterações do humor.
Procure um endocrino e realize alguns exames, descartado essa possibilidade, busque a psicoterapia.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1129 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.