O déficit de atenção quando não diagnosticado precocemente, na infância por exemplo, pode se encontrar

13 respostas
O déficit de atenção quando não diagnosticado precocemente, na infância por exemplo, pode se encontrar em um estado mais expressivo na fase adulta?
Olá!
Quanto mais precoce um diagnóstico, melhor e mais resolutivo tende a ser o tratamento.
O ideal é fazer uma avaliação para entendimento atual do quadro, podendo assim iniciar o tratamento!!!
Estou a disposição!

Olá, qualquer diagnóstico efetuado precocemente traz sim uma maior qualidade de vida e melhora dos sintomas. O TDAH (déficit de atenção) se manifesta de forma diferente em cada pessoa, e independente da idade é possível um tratamento adequado para controle dos sintomas. Recomendo buscar um Psicólogo e Psiquiatra para avaliação do caso.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Nem sempre! Cada ser humano é único e singular, e por isso não há regras rígidas em diagnósticos relacionados ao psicológico, cognitivo ou emocional. Neste caso, pode ser que a criança que vive o estado constitucional intensamente vivia empolgada para ver e conhecer tudo, e portanto, não conseguia se concentrar; pode ser que a capacidade de atenção e concentração ainda não havia amadurecido satisfatoriamente na infância; No entanto, não vale a pena se ater a este fato e colocar a energia no pesar pelo tempo perdido. Coloque seu tempo e energia naquilo que pode ser feito para desenvolver agora sua capacidade de atenção e concentração!
Um profissional capacitado poderá te ajudar, e muito, em poucas sessões,
Um abraço,
Léa
O TDHA pode "passar batido" na infância e ser diagnosticado só na idade adulta sim.
O TDHA altera o neurodesenvolvimento. É mais ou menos assim, imagine o corpo de um bebe que vai crescendo, se desenvolvendo, se transforma em criança, depois adolescente e por fim adulto. O nosso cérebro também passa por desenvolvimentos sucessivos de forma similar. No TDHA algumas áreas cerebrais envolvidas no controle da atenção, no controle dos impulsos podem ter um desenvolvimento diferente gerando os sintomas.
Quando a criança tem aquele tipo que predomina mais a hiperatividade fica mais fácil detectar cedo (professores, pais, amigos logo notam). A hiperatividade reduz um pouco com a idade adulta.
Existem crianças com o subtipo mais desatento que acaba passando desapercebido porque elas não "incomodam". Desatenção tende a persistir mais na idade adulta. Mexe com a vida e auto-estima pq a pessoa nota que está sempre fazendo um esforço enorme com poucos resultados. Sempre aquém do proprio potencial
Veja da seguinte forma:
Ao chegar na fase adulta, essa pessoa se adaptou a várias formas de entender o mundo a sua volta e com isso adquire ajustes e também aflições. Então se esse adulto está angustiado ou introvertido, ele precisa de auto regulação e auto compreensão para melhor lidar com tudo.
Sou psicólogo e trabalho dessa forma... ajudo a pessoa a entender o que ela passa para ela entender quem ela é. Ou vice e versa...
Olá Boa Tarde!
É fato que quando diagnosticado precocemente o resultado é sempre favorável!
Falando do adulto, podem ocorrer problemas de concentração e aprendizado na vida e que podem ter relação com distúrbios neurológicos não diagnosticados na infância.O Deficit de Atenção é caracterizado por um padrão crônico de desatenção, hiperatividade e impulsividade. É um distúrbio que tem um grande impacto social na vida adulta, dependendo da sua evolução clínica.
Isso porque muitas crianças com TDAH deixam de ter sintomas na vida adulta, mas continuam a carregar consigo várias limitações que interferem na vida profissional quanto a vida pessoal.Muitas pessoas crescem com o problema e nem ficam sabendo que a dificuldade que tem para se concentrar é na verdade um distúrbio que pode ser tratado e controlado com auxilio medicamentoso e com a psicoterapia.
Sucesso
Maria Consolata Pappacena
O TDAH é um transtorno que prejudica várias atividades da vida de uma pessoa, como por exemplo educação, trabalho e família, interferindo seriamente no seu funcionamento. Quanto mais tardio o diagnóstico maiores serão os prejuízos causados na vida do indivíduo, levando a outros problemas como baixa auto-estima, depressão, ansiedade, dificuldades sociais, maior envolvimento com substâncias ilícitas, maior envolvimento com acidentes de trânsito, maior possibilidade de gravidez na adolescência, dificuldades no trabalho, dentre outros. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico e início do tratamento melhores os efeitos, e menores os prejuízos, além da readaptação e ajuda da família que também são muito importantes.
Ola! Com certeza, quanto mais cedo souber, da para reabilitar e ter grandes ganhos no futuro.Estou a disposiçao.
Olá. Vale ressaltar que TDAH trás sofrimento a vida do sujeito e que todas as áreas da vida do mesmo são prejudicadas. O diagnóstico precoce possibilita identificar que área cognitiva é possuidora do déficit . No TDAH o transtorno é no neurodesenvolvimento. Dessa forma a integridade das funções de execução estão comprometidas. O diagnóstico é fundamental para começar a reabilitar as áreas com danos, seja com uso medicamentoso se necessário e terapias de estimulação. Há um tipo de TDAH que se destaca pela falta de atenção e concentração, há o tipo combinado que junta o desatento mais a impulsividade. Abraços
Não é possível responder de forma generalizada mas numa boa maioria de casos a resposta é sim. Quando tratada desde a infância a pessoa aprende estratégias para se organizar, lidar melhor com a noção de tempo, além de técnicas de relaxamento que a ajuda a lidar melhor com seu déficit ou minimizá-lo, diminuindo assim os prejuízos.
As pesquisas mostram que pacientes acompanhados por bons profissionais tendem a ter a longo prazo menos prejuízos comparado com pessoas que não fizeram nenhum acompanhamento. Sugiro avaliação neuropsicológica com Psicólogo e tratamento cognitivo comportamental.
Boa noite.
Não se pode generalizar. Cada pessoa manifesta de uma forma diferente.
É importante fazer um acompanhamento para compreensão e diminuição dos efeitos causados por esse transtorno, e um acompanhamento psiquiátrico para auxiliar nesse tratamento.
Por vários momentos pode ter o adulto sofrido em sua infância sem ter sido diagnosticado, causando dificuldade de aprendizagem, atenção e/ou socialização.
O sofrimento não deve ser tratado em silêncio. O melhor é sempre buscar ajuda de um profissional!
Grande abraço
Olá! Eh possível pois a construção da personalidades pode camuflar certos aspectos. A criança e/ou adulto tímido não ficam tanto em evidência e podem passar desapercebidos ao longo do tempo. Mas tente focar no presente e encontrar ferramentas que podem auxiliar e transformar esses sintomas. Uma avaliação psiquiátrica e a psicoterapia será fundamental na construção da auto estima e confiança. Abraço