tenho um problema sério com a procrastinação na hora dos estudos, eu sei que preciso muito estudar,

25 respostas
tenho um problema sério com a procrastinação na hora dos estudos, eu sei que preciso muito estudar, mas não consigo começar. Não consigo sentar na frente do meu computador e ver as matérias, eu simplesmente não consigo. Isso tá me deixando péssimo, desde minha infância eu fui enrolado e desatento para fazer as coisas, mas ultimamente isso aumentou em um nivel de eu não fazer. Eu posso ter algum problema de aprendizagem, ou é somente um caso de procrastinação?
Olá! A procrastinação que você sente pode apontar para algo que pode estar para além de uma simples evitação.
O ideal seria começar um processo terapêutico para entender melhor do que se trata essa procrastinação.

Importante um acompanhamento terapêutico, para que você compreenda quais são suas metas e objetivos, onde isso o ajudará a entender melhor a causa de sua procrastinação.
Realmente , o que voce identifica como procrastinação, está muito além disso , e no processo de análise é possível nomear a causa disso , o que está provocando esses impedimentos . Estou a disposição .
Como foi dito pelos colegas a questão é complexa, pois o funcionamento psicológico humano não é nada simples. Não caia em soluções rápidas e milagrosas, a melhor opção continua sendo fazer psicoterapia, por alguns meses, com um profissional preparado.
Olá! Em caso de dúvidas sobre a raiz do problema: cognitivo ou emocional etc, uma avaliação psicológica é necessária. Em um processo de psicodiagnóstico (um tipo de avaliação psicológica clínica) é possível investigar se o que interfere em seu processo de aprendizado é mais relativo a uma questão cognitivo - concentração, atenção, dificuldade de reter informações (memória), velocidade de processamento etc... ou se trata muito mais de uma questão de sua história de vida, da forma como percebe os estudos e esse estudo em específico.
Um psicodiagnóstico além de lhe auxiliar a ter mais clareza sobre suas competências e dificuldades e o que se passa em torno desse problema, também auxilia a um tratamento mais efetivo. Em caso de maior esclarecimento, fico à disposição.
Bom dia, imagino o quanto deve ser difícil para você sua relação com os estudos.
Em primeiro lugar, seria importante você avaliar se a procrastinação ocorre apenas nessa situação ou também em outras áreas da sua vida. Em segundo lugar, verificar se há a possibilidade de você ter Tdah (transtorno de atenção e hiperatividade), pois esse quadro dificulta bastante a atenção e concentração relacionado a atividades maçantes. Por último aconselho a busca de um psicólogo(a) para te ajudar a compreender melhor a si mesmo e assim poder superar suas dificuldades.
Abraço
Bom dia!

O ideal é começar uma psicoterapia para assim, verificar o que de fato está acontecendo para o aumento da procrastinação.
Mas tenho alguns passos para aliviar por enquanto esse desconto.

Nomeie o problema: é mesmo procrastinação?
2. Comece dando um passo pequeno da atividade em questão;
3. Gerencie suas emoções, não apenas seu tempo;
4. Pratique a procrastinação ativa, dando preferência por atividades mais urgentes ou importantes;
5. Visualize o seu futuro “eu”
6. Faça planos que incluam possíveis imprevistos;
7. Evite se culpar o tempo todo.
Bom dia!
Com a psicoterapia você poderá encontrar soluções para melhorar, sem se cobrar e se culpar tanto.
Bom dia. Talvez não se trate nem de um problema de aprendizagem nem de um problema de procrastinação. Você já se perguntou se você realmente quer estudar? Você escreve que você "precisa", mas não que você quer ou deseja. Há alguma espécie de cobrança que você sente vir de seus amigos, familiares em relação aos estudos? Isso pode ser um dado importante. O que você coloca como desatenção e enrolação talvez possa ser uma recusa ao estudo, simplesmente porque isso não te interessa como vocação, como disponibilidade, ou talvez seja uma forma de você recusar as pressões e demandas que você sente que colocam sob seus ombros. Talvez te interesse manejar coisas práticas, que não exijam uma atenção e concentração que o estudo requer. Talvez lhe interesse os esportes. Isso é apenas uma possibilidade, uma hipótese, mas outras podem ser investigadas ao longo de um processo terapêutico. Abraço!
Não julgaria como um diagnóstico, ou ser procrastinador, e sim como um sintoma que sua psique gera, e este sintoma tem uma finalidade que está vinculada à uma questão sua que pode ser trabalhada na psicoterapia.
Olá! É importante que você procure ajuda, pois sua dificuldade está te causando um sofrimento. A dificuldade em ter um foco, se concentrar e realizar seus estudos pode acontecer em razão de um problema cognitivo ou emocional. É preciso passar por uma avaliação com um psicólogo para entender a origem de sua dificuldade. O psicólogo poderá indicar se há necessidade de procurar por um neuropsicólogo. É preciso primeiramente entender o que está acontecendo com você, para que então, você possa receber o tratamento adequado.
Vamos fazer uma Avaliação ? Qualquer resposta aqui é uma tentativa de lhe ajudar.
Só a Avaliação pode realmente te dizer para onde caminhar!
Bjs
Boa tarde. Procrastinação se trata de um sintoma, que está relacionado a angústia e inibição. Seria interessante uma tratamento que vise a subjetividade.
Olá! Imagino o quanto isso deve estar incomodando, principalmente, por se tratar de algo que está junto a você desde a infância. Existe a possibilidade de ser algo relacionado a aprendizagem, mas, a sua descrição, aponta para a procrastinação. Quase uma impotência diante dos afazeres, não é? A psicoterapia pode ajudá-lo a lidar melhor com isso, se esse for o seu desejo.

Abraço!
É difícil descrever o que vc tem pq precisa passar uma avaliação. Existem múltiplas respostas para essa situação. Marque uma consulta gratuita para conversarmos a respeito.
Olá. Teu sofrimento é sentido por muitos outros. A angústia de saber que precisa estudar e a relutância em iniciar causa sofrimento, culpa, baixa estima e consequentes prejuízos escolares.
Difícil antecipar as causas de teu caso. Podem variar de uma simples dificuldade de planejamento de estudos como pode ser resultado de uma dificuldade de atenção e concentração. A ansiedade é outro transtorno que produz dificuldade de realização de atividades que requerem atenção e concentração.
Somente uma avaliação pode te ajudar a encontrar respostas e possíveis soluções para tua dificuldades com os estudos.
Hoje temos muito conhecimento, técnicas para avaliar e intervir nas dificuldades de aprendizagem.
Desejo sucesso no teu tratamento para que possas voltar a estudar com alegria, prazer e assim seguir na tua jornada de aprendizagem
Um abraço
A procrastinação é a manifestação de todo um contexto de um padrão de funcionamento que rege seu modo de agir. A terapia vai te levar a conhecer mais sua própria história, seus registros primários e a conscientização da forma como você age mesmo muitas vezes não sabendo porque. A terapia ajudar muito a descobrir novas formas de agir, de se reorganizar e tomar posse de suas necessidades e responsabilidades de forma consciente.
Seria temerário definir qualquer coisa a respeito do caso, apenas pelo seu relato. Da mesma forma seria temerário dizer que seja "somente" um caso de procrastinação, pois não podemos tratar qualquer tipo de situação sem o devido cuidado e consideração adequada. Nesse sentido, recomendável procurar suporte psicoterapêutico com algum profissional da área. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá,
Para tudo que nos empenhamos precisamos encontrar o sentindo. O sentido é a força que nos mantém focado.
Qual o objetivo de você estudar? O que você espera conquistar a partir deste conhecimento ?
Você acredita que conseguirá?
São perguntas que precisam ser respondidas por você antes de procurar uma ferramenta que facilite o seu foco, uma vez que a procrastinação é a prorrogação de uma ação.
Um processo de autoconhecimento te ajudará e muito!
É importante você identificar a sua relação emocional com essas atividades que estão sendo deixadas de lado. Identificar seu perfil psicológico pode ajudar a compreender a origem desses comportamentos e pensar em estratégias para você colocar foco e energia no que tem que ser feito. Essa questão de ser "enrolado" e desatento desde criança precisa ser avaliada, o que geralmente é feita por um neuropsicólogo. Sugiro procurar um profissional, tanto um processo de psicoterapia ou coaching vão apoiar você nessa questão.
Sugiro que você busque mais informações no link da Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Encontrar um profissional experiente pra fazer uma avaliação é fundamental. A avaliação é clínica e é feita a partir de questionário (ASRS-18, desenvolvido por pesquisadores em colaboração com a Organização Mundial de Saúde). Caso faça sentido e você se encontre no diagnóstico, deverá dar início a tratamento médico com utilização de medicamento e caso seja necessário, acompanhamento psicológico.
Olá! Isso pode ocorrer por diversos motivos. Um dos mais comuns é que há muita "concorrência" entre as atividades que você deve fazer. Muitas podem prender mais a sua atenção por um motivo ou por outro por exemplo. O mais indicado é que você possa procurar ajuda psicológica com a questão. Porém, contudo, se você entender que essa concorrência de atividades realmente é um dos fatores mais importantes para que você não consiga priorizar certas atividades, pode tentar avaliar se controlar seu foco é um grande desafio de fato ou se talvez o medo de você pode não conseguir realizar o que quer pode ter ficado mais forte do que a disposição para tentar. Neste caso, recomendo que procure uma forma de relaxar antes de tentar fazer as tarefas e, uma vez relaxado, começar pela mais simples e de conclusão mais rápida. Após concluir uma primeira tarefa, examine sua disposição, e, caso se mantenha tranquilo, prossiga. Caso tenha tido algum problema, procure não pensar que "é o fim do mundo". Você sempre pode tentar novamente.
Olá! A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois. De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial. Inicialmente, a procrastinação pode não causar estragos. Um telefonema não realizado ou um e-mail não respondido não são muito importantes. Contudo, com o passar do tempo, isso pode se tornar uma rotina e se transformar em uma situação insustentável. Ter o hábito de procrastinar significa constantemente fazer as coisas correndo, sempre com o desconforto e arrependimento por ter esperado tanto para começar. Em casos mais graves, você pode se sentir desmotivado, frustrado e incapaz de realizar seus afazeres. Busque ajuda, psicoterapia poderá lhe auxiliar nesse processo e melhor entender porque mantém esse hábito em sua rotina. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Esse hábito terrível de adiar os afazeres acomete muito mais gente do que você imagina. Vou te dar 4 dicas para eliminar a procrastinação da sua vida: evite apertar a soneca do despertador; organize todas as tarefas que você tem que cumprir por ordem de prioridade; crie metas e estabeleça um prazo limite; e por último, comece de uma vez. Caso não consiga sozinho, precisamos intervir no comportamento e aprofundar um pouco mais para entender se é hábito ou limitação.
Não dá para saber somente através do relato da sua pergunta, de toda forma, não vejo, no seu relato, indícios de um transtorno de aprendizagem. A procrastinação é um sintoma, de uma angústia ou uma ansiedade, por exemplo. O ideal é agendar uma consulta com psicólogo para poder investigar melhor as causas da procrastinação. Abraço