Gostaria de saber, se existe avaliação para Deficit de atenção

23 respostas
Gostaria de saber, se existe avaliação para Deficit de atenção
Olá. Sim existe avaliação para déficit de atenção, é importante buscar um psicólogo especialista em avaliação psicológica ou um neuropsicólogo.
Espero ter ajudado.
Abraços!

A avalição psicologica com enfoque Neuropsicológico permite avaliar as Funções cognitivas, ou seja, como está o funcionamento do nosso cérebro durante as nossas atividades diárias? Apesar de nomear separadamente, não existe um função que não seja ligada a outra devido as complexas conexões neuronais. Existem testes específicos para atenção porem também observamos a velocidade de processamento (a rapidez ou lentidão de executar tarefas), o processamento visual (nossa capacidade de receber imagens pela via optica). Então uma avaliação deve ser bem completa e avaliar: linguagem (escrita e oral), atenção (concentrada, dividida, alternada), memória (operacional, de curto e longo prazo, auditiva verbal, etc) Funções executivas (flexibilidade cognitiva, tomada de decisões e também abrange atenção e regulação do comportamento e atenção), comportamento, personalidade, desempenho escolar, inteligência...utiliza-se também entrevista com a familia, paciente, questionários e escalas além de relatórios médicos, exames de imagem, patológicos, relatórios da escola, observação clinica. Então, resumindo é uma avaliação bem complexa que só pode ser feita por um psicólogo com especialização em Neuropsicologia. Sugestão: procure um neurologista e veja se ele concorda se vc precisa de uma avalição. Depois procure um Neuropsicólogo. Um abraço, fico a disposição.
Olá! Se tem sentido prejuízo, consulte com um psicólogo, converse e solicite um psicodiagnóstico. Faz parte da clínica de trabalho. Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
Olá! Sim , existe avaliação para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Sugiro um neuropsicólogo que irá avaliar coordenação motora fina, linguagem oral, funções executivas: planejamento, controle de impulsos,
cognição social (entender como o outro se sente). A psicoterapia é fundamental para o TDAH.
Principalmente para os pais com um acompanhamento de uma psicoeducação para saber lidar com questões cotidianas.
Olá! Sim, há uma avaliação diagnóstica para o déficit de atenção e diferentes formas de tratamento para ele. É importante procurar ajuda, não só para dar um nome/diagnóstico ao que pode estar causando prejuízo, mas também para entender o que é isso, qual o sentido desses possíveis sintomas e como ele pode estar afetando a vida da pessoa em questão.
Olá!
Existe sim! Você pode procurar em sua cidade um psicólogo com especialização em Neuropsicologia para fazer uma avaliação neuropsicológica. E após a avaliação o profissional irá indicar qual melhor tratamento para seu caso.
Boa noite!
Sim. Procure por um neuropsicólogo.
Abraços
Olá. Existe sim, é possível investigar, avaliar e traçar um plano de intervenção de acordo com a necessidade de cada paciente, o que pode envolver também uma abordagem multiprofissional. Se há a suspeita de um déficit, é porque há algum prejuízo ou mal estar por conta da desatenção, e o acompanhamento psicológico é essencial para auxiliar no manejo das questões que surgem a partir da falta de atenção, como insegurança, baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem, desgaste familiar, problemas nos relacionamentos, dificuldade de cumprir horários e prazos, entre outros.
Olá !
Existe sim !
Procure um psicólogo especializado na área neurocognitiva e faça a avaliação psicológica. Os resultados podem te ajudar a direcionar qual será o melhor tratamento para você.
Sim, existe.
Sim existe e pode ser realizada por psicólogos capacitados com acompanhamento e solicitação de um Médico neurologista.
Olá, cabe também ao psicólogo a avaliação déficit de atenção. Sua formação o habilita para tal diagnóstico. A avaliação será feita através de entrevistas, história de vida do paciente e caso entenda ser necessário a utilização de testes psicométricos.
Espero ter ajudado.
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua dúvida. Minha recomendação é que caso haja suspeita de déficit de atenção você procure por um psicólogo habilitado à realização de avaliação neuropsicológica e também um neurologista. Há uma outra questão importante a ser considerada, se for esse o seu caso. Você está em idade escolar? Se sim, entendo ser importante compartilhar com a equipe pedagógica de onde você estuda a respeito de sua questão. Caso seja menor de 18 anos seria recomendado que seus responsáveis procurassem a instituição para uma conversa, inclusive de modo a estabelecer um trabalho de parceria entre os profissionais de saúde que te acompanharão e a escola. Essa parceria pode contribuir muito com o seu processo de educação formal. Estudantes com TDAH podem ter acesso a uma série de flexibilizações na rotina escolar de modo a acolher e respeitar seu processo singular de aprendizado e vinculação. Se for esse o seu caso, não deixe de procurar! Um abraço!
Olá.
Sim, com observação clínica , escalas ( questionários ) que professores e pais respondem, se for criança ou adolescente mais alguns testes para avaliar as funções executivas. Caso seja um adulto, testes mais entrevista clínica . Muitos pais passam por neuro pediatras ou psiquiatras quando há a necessidade de medicações, devido aos prejuízos na aprendizagem. . Mas o ideal é passar com um profissional para fazer uma avaliação inicial e tirar as dúvidas .
Estou a disposição para qualquer outra dúvida .
Abraço .
Existe sim! A Avaliação Psicólogica para Déficit de atenção deve ser conduzida por um profissional da psicologia, pois assim poderá realizar uma avaliação completa com entrevistas, questionários e testes específicos para avaliar a atenção do sujeito. Depois de uma boa avaliação, o profissional deve fazer os encaminhamentos necessários, inclusive para verificar a necessidade de medicação!
Olá. Existe avaliação para Déficit de Atenção, sendo comumente realizada por psicólogo ou neuropsicólogo através de entrevistas, tarefas observacionais e aplicação de testes psicológicos específicos para esta demanda. Após a finalização desta etapa, o profissional tratará de estabelecer um projeto de intervenção que mais se aplique ao caso, indo desde encaminhamentos para outros profissionais (para avaliar a necessidade de introduzir medicações, por exemplo) até o treino das funções comprometidas.
Boa tarde! Existem vários instrumentos para facilitar o diagnostico do TDHA. Entrevistas, questionários, escalas, técnicas grafo-projetivas e critérios estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Marque uma avaliação com um psicólogo que faça esse serviço.
Olá, existe sim, avaliação para medir déficit de atenção e desconsiderar ou considerar a hipótese assim como também elaborar estratégias individualizada para o cuidar da questão. Sou Neuropsicólogo e posso te ajudar nisso
sim, existe.
Busque ajuda de um paicologo, psicopedagogo, neuropsicopedagogo para auxilia-la neste diagnóstico.
O diagnóstico para TDAH é clínico, ou seja, é feito por meio da observação comportamental do paciente, de relatos de pessoas próximas ao paciente e do próprio paciente. No próprio DSM 5 e CID 10 você pode encontrar as características comportamentais que diagnosticam o TDAH. A aplicação de testes neuropsicológicos, escalas, tarefas e outros instrumentos servirão para identificar e avaliar o nível de comprometimento de cada domínio cognitivo da pessoa, bem como, para identificar os aspectos cognitivos positivos (pontos fortes).
Olá! Acrescento a importância de que uma avaliação consegue distinguir a distração devido a condições neurológicas da por questões emocionais. Esta diferenciação conduz o caminho do tratamento!
Exame Neuropsicológico feito por um Neuropsicólogo.
Sim, existem várias avaliações para o diagnóstico de déficit de atenção. Estas avaliações incluem testes de atenção, testes de memória, testes de linguagem, testes de habilidades motoras, testes de inteligência e questionários de auto-avaliação. Além disso, o médico também pode realizar exames físicos e solicitar exames de sangue para descartar outras possíveis causas de déficit de atenção.