Em casos de devaneio excessivo mal adaptado, devo procurar ajuda de um psicólogo ou de um psiquiatra

23 respostas
Em casos de devaneio excessivo mal adaptado, devo procurar ajuda de um psicólogo ou de um psiquiatra? Ou dos dois?
Seria interessante procurar ajuda dos dois, pois um fará avaliação do uso de medicação e o outro ajudara na forma de escuta e entendimento do que se está passando contigo.

Então, como é esse "devaneio excessivo", está causando prejuízo na sua qualidade de vida, nas suas atividades de vida básicas e/ou diárias? Devaneio é o sonho diurno, que busca, a realização de desejos, uma fuga da realidade. O que você não está querendo enfrentar? Deixo essa questão para você....Procure um psicanalista para que através de uma escuta profissional possa te dar um suporte emocional para lidar com essa questão ou outras que surgirem. Diante da Evolução do tratamento, juntos poderão decidir a necessidade de entrar com um tratamento medicamentoso. Cuide-se e um abraço!
Gostei da pergunta. Acho que a resposta serviria para grande parte da população porque muitos partem do mesmo pressuposto, o qual psicólogo trata de um campo de sofrimento psíquico enquanto psiquiatra trata de outro campo. Na verdade ambos tratam dos mesmos sofrimentos psíquicos, o que diferencia é a via de tratamento, a psiquiatria se dedica à via de tratamento medicamentosa (muito necessária, inclusive, quando o sofrimento psíquico está impedindo o paciente de exercer suas funções vitais e a medicação pode atenuar os sintomas), já o psicólogo trabalha sobre as causas do sofrimento psíquico através de psicoterapia. Então, os dois trabalham juntos.
Sim , é necessario um psiquiatra e tb um psicólogo, que possa ouvir estes devaneios mal adaptados, como vc coloca, pontua- los e falar sobre eles , eliminando crenças negativas que possam estar impedindo a adaptação natural destes devaneios , a medicacao facilita que seu cérebro, posso yter uma ssquencia de raciocinio saudável, e ser capaz de ter devaneios realmente adaptáveis a sua realidade , proporcionando ganhos e não perdas.

Pelo que entendi você está notando prejuízos na sua vida devido a tal comportamento. Procurar um psicólogo é essencial. Na abordagem da psicoterapia analítico-comportamental, você vai poder entender as funções desse comportamento, o que quer dizer entender o papel que esse comportamento tem em sua vida e, a partir daí, pensar em formas de lidar com ele e promover mudança comportamental. A ida ao psiquiatra pode ser interessante também, você pode procurar ou ter algumas sessões com o psicólogo e a partir daí decidir se procura um psiquiatra também.
Recomendo os dois. Estou aqui e tenho um psiquiatra que trabalha em equipe comigo!
Olá
Seria importante avaliar o impacto que esses devaneios estão tendo no seu dia a dia.
À princípio, eu sugiro que vc procure um psicoterapeuta da sua confiança e se ele achar necessário, com certeza, lhe encaminhará a um psiquiatra.
Boa sorte
A prerrogativa de diagnostico sempre é do médico. Sugiro que busque um psiquiatra que irá avaliar a necessidade de medicação ou não e também irá sugerir que você busque apoio de um psicólogo, caso entenda ser necessário.
Espero ter ajudado.
Juliana Zen
CRP07/05213
Boa tarde. Como vc colocou a questão sobre devaneios mal adaptados creio que eles estão te incomodando bastante. Nesse caso, você se beneficiará muito da ajuda de um psicólogo que te encaminhará para o Psiquiatra caso ele ache necessário! Tomar consciência da causa de seus sintomas é bastante eficaz para um bom prognóstico!! Gde abraço!
Olá,

Esse "devaneio excessivo mal adaptado" para a psicanálise refere-se a fantasia, busca de fuga da realidade (já que essa muitas vezes pode ser "dura" e "difícil" demais para a pessoa), mas é lógico que o mais importante é entender o lugar que esse devaneio tem em sua vida.
Um psicólogo/psicanalista pode te auxiliar a entender melhor sobre isso que te acorre e que te cria alguns problemas, de forma que você consiga lidar melhor com isso que te angustia.
Um psiquiatra geralmente entra com uma função diagnóstica e com tratamento medicamentoso, além da indicação a psicoterapia.
Em um primeiro momento vale a pena procurar a via da psicoterapia como forma de tratamento, muito provavelmente você já terá alguns efeitos e entenderá melhor seu problema, e se deve ao não procurar um psiquiatra.

Espero ter auxiliado de alguma forma. Fico disponível caso ainda tenha alguma dúvida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
O melhor é sempre procurar associar ambos tratamentos, com psiquiatra e psicólogo, uma vez que o primeiro trata especificamente da parte física, fisiológica do organismo, enquanto o segundo irá focar na parte subjetiva, comportamental e sentimental do organismo. Lembrando ainda que somos um único todo formado de várias partes (física, mental, emocional etc.), e que só há um organismo estruturado quando esse todo funciona para além da soma das partes (postulado gestáltico). Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá! O que seria "devaneios excessivo"? Seria interessante procurar por psicanalista/psicólogo, para entender-se melhor sobre essa questão e o profissional entender como pode te ajudar. Se for o caso ele lhe encaminhará para um psiquiatra. Vivemos numa época em que tudo é resolvido com medicação, mas talvez não seja seu caso. Vá a um psicanalista e ou psicólogo em primeiro lugar.
Boa tarde! A condução ideal é dos dois, psicólogo e psiquiatra. Preferencialmente que trabalhem em conjunto.
Olá! O tratamento psicológico não exclui o psiquiátrico e vice versa. No seu caso seria importante entender melhor como esse diagnóstico surgiu na sua vida e como a está afetando. Um psicólogo vai te ajudar nesse processo, podendo avaliar a necessidade do acompanhando de um psiquiatra em paralelo.
O importante é iniciar essa jornada na direção a caminhos mais tranquilos para vc. Boa sorte!
Boa tarde!
Sugiro que este primeiro atendimento seja de um psicólogo.
Olá! Acredito que inicialmente seria melhor procurar ajuda psicológica. A Terapia Cognitivo-Comportamental, por exemplo, poderia lhe ajudar com a forma de lidar com esses pensamentos. Desse modo, seria possível imaginar que à medida em que você fizesse os atendimentos, pudesse obter não só uma melhora no lidar com os pensamentos, mas também em como reage a eles.
De um Psicanalista. Boa sorte!
Olá,
Importante realizar avaliação com psicólogo e psiquiatra em que mais dados sejam coletados.
O devaneio excessivo mal-adaptativo é definido como extensa atividade de fantasia que diminui a interação humana e/ou interfere no funcionamento acadêmico, interpessoal ou profissional. Indivíduos com devaneio excessivo passam horas completamente absorvidos por devaneios altamente estruturados e fantasiosos, muita vezes acompanhados por movimentação excessiva.
Geralmente recebo esses casos no consultório associados ao TDAH, ou outro quadro psiquiátrico, sendo tratados com psicoestimulantes ou medicações para transtorno obsessivo compulsivo. A avaliação/intervenção psiquiátrica junto a psicológica é fundamental para obter bons resultados.
Do ponto de vista psicológico, o trabalho realizado em terapia, inicialmente, seria identificar os gatilhos que desencadeiam o devaneio, as vantagens e desvantagens em “sonhar acordado”, criar uma rotina baseada na realidade, programação de devaneios, além de trabalhar dificuldades comportamentais/emocionais que podem estar relacionadas ao devaneio, como por exemplo, pessoas com dificuldade de interação, baixa estima, utilizam o devaneio como uma estratégia compensatória para conseguirem essas interações e sentirem-se bem consigo, por meio dos sonhos.
Olá! Acredito que seja importante avaliar o impacto que esses devaneios estão trazendo no seu dia a dia. Sugiro que você busque um psicoterapeuta da sua confiança e se ele achar necessário, com certeza, lhe encaminhará a um psiquiatra. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Eu recomendaria buscar um psicólogo para uma avaliação do comportamento e, se ele considerar necessário, buscar um psiquiatra. O psicólogo trabalha com o comportamento em si; já o psiquiatra com as questões relacionadas ao organismo e, no caso de um diagnóstico, realizar o tratamento com medicação.
Abraço!
Olá! Seus devaneios pode ser um recurso para conseguir elaborar suas questões. Se promove sofrimento ou deseja conhecer mais sobre você e trabalhar suas questões, procure terapia. A terapia é o espaço ideal para conhecer tudo isso.Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Penso que os dois são importantes. Abraço