O diagnóstico para déficit de atenção só é possível em crianças?

12 respostas
O diagnóstico para déficit de atenção só é possível em crianças?
Olá. É possível realizar a avaliação sempre que necessário. Isto indica que tanto pode ser realizado com criança, adolescente e adulto.
Em todas as faixas etárias é importante o diagnóstico assim como a orientação para um tratamento multidisciplinar com psicólogo, pedagogo, clínico geral e neuropsicólogo.

A avaliaçao Neuropsicologica è composta por baterias de acordo com cada faixa etária para crianças, adolescentes, adultos e idosos, para avaliar todas as funções cognitivas preservadas ou nao. Detecta qualquer disfunções cerebrais.
Abraços
O ideal considerando que as intervenções devem ser realizadas o quanto antes, para melhorar o desenvolvimento e qualidade de vida do indivíduo é que o TDAH e outros transtornos sejam descobertos ainda na infância, mas sabemos que em grande parte das vezes isso não acontece, portanto a avaliação e diagnósticos por ser feitos em qquer idade, basta que você sinta necessidade ou se reconheça com algum dos sintomas. As intervenções aconteceram da mesma forma, visando melhorar sua qualidade de vida e mostrar caminhos que possam lhe ajudar a realizar suas atividades diárias da melhor forma possível.
Em qualquer idade pode se manifestar esse transtorno.O idoso pode ter convivido com isso desde a infância quando o diagnóstico não era conhecido. Com os deficits naturais da idade os sintomas são salientados. Faz-se necessário consulta a um geriatra que indicará o tratamento adequado e acompanhamento de um psicólogo para suporte emocional.
Olá!!
O diagnóstico depende efetivamente da percepção dos sintomas e isso independe da idade.
O que ocorre é que o diagnóstico vem ficando cada vez mais precoce, o que só favorece no tratamento!
Estou a disposição!
Esse diagnóstico pode ser feito na fase adulta sim, os estudos indicam que por ser um transtorno os sintomas permanecem na fase adulta... vários pacientes que procuraram por questões emocionais depois observamos a indicação de uma avaliação neuropsicologica, pois com essa avaliação é possível observar todo o funcionamento cognitivo e pensar em reabilitação e adaptações que iria ajudar o paciente a ter mais qualidade de vida.
Espero ter ajudado, estou a disposição.
Grata,
Andeli Della Aversana
È importante uma boa anamnese, em seguida os testes diagnósticos, como questionários de avaliação para os pais e professores, contribui para fechar diagnóstico. Essa avaliação é bom que seja confirmada por uma equipe disciplinar. Ou seja um neurologista, psicologo, pedagogo, fonoaudiólogo. Tendo em vista que esses sintomas de falta de atenção e foco, problemas na memória pode ser outras comorbidades, a depressão tem esses sintomas, em qualquer faixa etária o procedimento é o mesmo.
A neuropsicologia e Terapia Cognitiva Comportamental é eficaz nesses casos

Espero ter contribuído tais informações.
O diagnóstico pode ser feito em qualquer idade, porém crianças e adolescentes, por estarem em idade escolar e precisaram de certa atenção para o aprendizado, ficam mais evidenciadas problemáticas.
O Transtorno de Deficit de Atenção, muitas vezes, não tratado e diagnosticado na infância, pode ser diagnosticado na fase adolescência/adulta. Aquela questão "sempre fui assim e assado", o professor sempre me dizia isso e aquilo, ia mal nisso e aquilo e, cresceu sem um diagnóstico clinico. Isto é um ponto. Agora aquele adulto que não teve sinais e sintomas quando menor e passou a ter déficit de atenção, pode ser outras sintomatologias, como Stress, Depressão, por exemplo.
O diagnóstico é, normalmente, feito entre 7 e 12 anos e , é claro, os casos não tratados serão evidentes ao logo da vida.
Espero ter ajudado a elucidar a sua pergunta.
Um abraço
Marlene Galdino.
Não,o diagnosticado independe da idade. Porém, na maioria das vezes é diagnosticado na infância ou adolescência, uma vez que os sintomas passam a ser bastante perceptíveis. Existem testes psicológicos utilizados para auxiliar no diagnóstico do TDAH tanto em adultos como em crianças. Mas o diagnóstico seria melhor confirmado a partir de uma avaliação neurológica.
TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hipertividade, tem sido melhor estudado a partir de 1980 para cá, até então achava-se que só as crianças possuiam TDAH e que desaparecia na adolescência, Hoje ja sabemos que em muitos casos segue pela fase adulta, apresenta porém sintomas diferentes dos sintomas infantis, com outras características. Importante uma avaliação adequada e tratamento com Terapia Cognitiva Comportamental associada qdo necessário a medicação.
Olá! É possível ser em diferentes idades e fases do processo de desenvolvimento humano. Identificar os sintomas e buscar tratamento adequado (psiquiatra + psicoterapia) pode transformar sua maneira de atuar e perceber o próprio mundo, além de potencializar as habilidades e promover a produtividade, motivação e assertividade! Abraço