O doente con esquizofrenia deve ser seguido pour un psiquiatra ou psicologo?

9 respostas
O doente con esquizofrenia deve ser seguido pour un psiquiatra ou psicologo?
Concordo com os colegas. O acompanhamento com equipe multidisciplinar é recomendado, pois todos os aspectos relacionados á saúde devem ser observados neste paciente. E as intervenções muitas vezes difere de um caso a outro, necessitando de intervenções personalizadas, com profissionais de diversas áreas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É INDISPENSÁVEL, O TRATAMENTO COM O MÉDICO E PSICOLOGO.

Esse é o ideal.

Att
Sayonara Machado
concordo com os colegas acima, ambos são importantes para manutenção da saúde mental do paciente esquizo.
Lembrando que a laborterapia e ocupacional são igualmente importante em sua manutenção.
Armando.
pacientes esquizofrênicos precisam de um acompanhamento multidisciplinar, orientado pelo seu projeto terapêutico que deve ser construído a partir dessas múltiplas visadas sobre as necessidades do caso. Os projetos nunca são estanques, estão em constante processo de mudança e de sua avaliação participam sempre também o próprio usuário e familiares, usando como apoio a rede comunitária na qual está inserido. Sem dúvida um psiquiatra e um psicólogo são importantes, mas outros profissionais podem se fazer necessários também. No âmbito público, temos os CAPS ( centros de atenção psicossocial) como porta de entrada e organizador da rede de saúde mental que poderia lhe dar as primeiras informações. Procure um mais perto de seu bairro, mesmo que queira dar continuidade num serviço particular depois, pois lá você terá toda a orientação que precisa.
Deve ser acompanhado pelos dois, principalmente. O psiquiatra e o psicólogo se complementam na assistência ao paciente com esquizofrenia.
Concordo com as colegas quando dizem de um trabalho multiprofissional, nos dias atuais pouco se consegue trabalhando só.
Deve ser acompanhado por ambos... um Psicólogo e um Psiquiatra!
Inicialmente, enquanto está no surto psicótico, é imperativa a assistencia de um psiquiatra. Uma vez estabilizado com as medicações, pode realizar psicoterapia cognitiva comportamental ou Análise Transacional. Se houver possibilidade de associar também a terapia ocupacional e musicoterapia, então o tratamento ficará muito melhor.
É indicado para a terapia um psiquiatra e um psicologo.A familia deve ser orientada sobre o comportamento da pessoa que tem esquizofrenia.E dos riscos dos possiveis surtos que geralmente ocorrem de 5 em 5 anos. Hj existem medicações com pouco efeito colateral, minimizando os prejuizos à saude.A terapia dá grandes contribuições, uma delas é o fortalecimento do ego.Um Abraço

Especialistas

Cristiane dos Santos Machado

Cristiane dos Santos Machado

Psiquiatra

Porto Alegre

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.