O lúpus neonatal está relacionado ao lúpus comum? .

3 respostas
O lúpus neonatal está relacionado ao lúpus comum? .
Dra. Rejane Pinheiro Damasceno
Reumatologista, Reumatologista pediátrico
Belo Horizonte
Algumas vezes sim / o lupus neontal acontece no bebe de maes que tem sindrome de sjogren ou lupus sistemico devido a presença de um anti corpo chamado ANTI SSA ou ANTI SSB que passa pars o bebe e ele pode nacer com lupus ; geralmente quadro auto limitado porem pode causar boqueio de ramo no coraçaõ.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Daniela Gerent Petry Piotto
Pediatra, Reumatologista pediátrico
São Paulo
Sim, o lúpus neonatal está relacionado ao lúpus eritematoso sistêmico (LES), mas são condições distintas. O lúpus neonatal ocorre devido à passagem de autoanticorpos maternos (principalmente anti-Ro/SSA e anti-La/SSB) pela placenta para o bebê. Diferente do LES, que é uma doença autoimune crônica, o lúpus neonatal costuma ser autolimitado, desaparecendo à medida que os anticorpos maternos são eliminados do organismo do bebê (por volta dos 6 meses de vida), exceto nos casos de bloqueio cardíaco, que pode ser permanente. Procure pelo reumatologista pediatra. Fico a disposição
Dr. Rodolfo  Tome Soveral
Reumatologista pediátrico
Porto Alegre
O lúpus neonatal está relacionado ao lúpus eritematoso sistêmico (lúpus comum) no sentido de que é causado por anticorpos que a mãe com lúpus pode transferir para o bebê durante a gestação. No entanto, é importante destacar que a criança que tem lúpus neonatal não desenvolve, necessariamente, lúpus eritematoso sistêmico no futuro. O lúpus neonatal é uma condição temporária, causada pela presença de anticorpos maternos no sangue do bebê, e seus sintomas, como erupções cutâneas ou problemas cardíacos, geralmente desaparecem nos primeiros meses de vida. Portanto, embora o lúpus neonatal esteja associado ao lúpus comum, ele não significa que a criança vá desenvolver a doença de lúpus mais tarde na vida. A grande maioria dos bebês que apresentam lúpus neonatal não terá lúpus sistêmico na infância ou na vida adulta. A condição neonatal é transitória e, com o tempo, o risco de a criança desenvolver o lúpus comum é muito baixo.

Especialistas

Glênio Marchezan Gutjahr

Glênio Marchezan Gutjahr

Reumatologista

Chapecó

Carlos Eduardo de Carvalho Lins

Carlos Eduardo de Carvalho Lins

Reumatologista

Brasília

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Paulo Jose Melo Menezes

Paulo Jose Melo Menezes

Pediatra

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 712 perguntas sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.