O medicamento Brintellix é bom ? Serve para depressão severa ? Melhora, de fato, a memória ?
Dra. Rosana Ramos de Freitas
Dra. Rosana Ramos de Freitas
Psiquiatra
São Paulo
Olá, boa tarde!
A vortioxetina pode ser usada para depressão severa (grave) sim, já estudos comparando a medicação com a venlafaxina que é bem eficaz para episódios depressivos mais graves e com resultados semelhantes.
As vantagens dele são:
Menos efeitos adversos sexuais
Ganho de peso mínimo ou ausente
E há relatos de melhora na cognição sim!
Tem se mostrado uma opção bem interessante na prática clínica!
Um abraço!

Trata-se de uma substancia nova no mercado. Melhor avaliação do resultado vira com avaliação futura. Por uma questão de economia de dinheiro, por ter outros medicamentos eficientes, na minha opinião, aguardo a experiencia e os estudos serem mais consistentes antes de abandonar medicamentos conhecidos. Ser "moderno" e utilizar os lançamentos pode ser caro.

Dr. Flávio Orsini Filho
Dr. Flávio Orsini Filho
Médico clínico geral, Homeopata
São Paulo
Existem muitos antidepressivos, o problema é que você fica dependente deles por muito tempo. No tratamento homeopático a abordagem é mais ampla, visa entender o paciente de maneira mais abrangente. Vale a pena você conhecer, e é muito rápido. A idéia de que é um tratamento demorado é totalmente errada.

O Brintelix, cujo composto é a vortioxetina, é uma medicação bastante moderna e que tem apresentado bons resultados no tratamento da depressão. Quanto a questão da memória, é um sintoma a ser avaliado. Muitas vezes pacientes deprimidos tem alteração da memória, havendo melhora com o tratamento. Permanecendo, precisa ser melhor investigada. Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço.

 Paulo Renato Oliveira
Paulo Renato Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
É um excelente medicamento mas é fundamental lembrar que depressão não é uma doença de causa orgânica que se cura com remédio. Suas causas são exclusivamente psíquicas e sua superação é fruto de um tratamento por Psicoterapia. Causas psíquicas significa que estão ligadas à forma particular como lidamos com nossa história, com nossas experiências de vida, com nossos desejos, com as demandas dos outros e que muitas vezes são contrárias aos nossos desejos, como lidamos com as pessoas , com as situações difíceis que são tão corriqueiras em nossa vida e muitas coisas mais. Consulte um Psicólogo Clínico e inicie um tratamento sério que os resultados aparecerão no médio e longo prazos as mudanças acontecerão.

Tudo foi dito sobre o medicamento, mas cada paciente é um paciente. Pode sim vir a melhorar sua depressão e melhorar a memória, mas se a sua depressão estiver associada a um quadro de ansiedade intensa pode ocorrer a melhora da depressão, mas a memória ainda ficar prejudicada. Memória depende da atenção e concentração e se estiver ansiosa com certeza sua atenção e concentração estão baixas e consequentemente sua memória fica prejudicada. Como disseram é um medicamento novo, não se sabe ainda se tem uma ação eficaz na ansiedade, assim como os demais antidepressivos têm uma ação na ansiedade, mas não são eficazes para tratar um quadro de ansiedade, sendo assim é necessário associação com ansiolítico. Um abraço.

 Cristina Mostardinha
Cristina Mostardinha
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!! O Brintelix (vortioxetina) é um antidepressivo multimodal,ou seja, ele atua em diferentes sistemas de neurotransmissão como a serotonina,noradrenalina,dopamina,GABA,histamina e acetilcolina.
Estudos mostram que é uma excelente escolha para a melhora dos sintomas depressivos e ansiosos, principalmente a função cognitiva como a memória.
Precisa aguardar um tempo para ter os benefícios da medicação, mas se os sintomas não melhorarem, procure seu médico e converse com ele, para fazer uma investigação mais profunda.
O tratamento da depressão ou qualquer outro transtorno precisa ser um conjunto de medicamento para a remissão dos sintomas e psicoterapia para tratar as causas que estão dando origem aos sintomas.
Procure um psicólogo!
Espero ter esclarecido um pouco mais sua dúvida!

O Brintellix que tem como substância ativa a vortioxetina; é um medicamento antidepressivo.Ele se mostrou eficaz em reduzir uma ampla gama de sintomas depressivos, o que inclui tristeza, tensão interna (sensação de ansiedade), alterações do sono (redução do sono), redução do apetite, dificuldade de concentração, dificuldade de memória, indecisão, sensação de inutilidade, perda de interesse nas atividades favoritas, sensação de estar lento. Pesquisam indicaram que mecanismo de ação da vortioxetina está relacionado à sua atividade multimodal, que é uma combinação de mais de um modo farmacológico de ação. Acredita-se que essas ações farmacológicas multimodais sejam responsáveis pelos efeitos antidepressivo, ansiolítico, pela melhora da função cognitiva, do aprendizado e da memória observados com a vortioxetina nos estudos em animais e em humanos.

O beneficio do medicamento já foi explicado amplamente pelos psiquiatras do grupo, o que desejo acrescentar é que não se pode confiar tudo aos medicamentos, nos precisamos fazer nossa parte para nos tornar consciente do que está acontecendo em nossa vida que está nos adoecendo e, tentar reverter o quadro depressivo tornando-os mais conscientes protagonistas da nossa historia e do nosso bem estar. A psicoterapia é o caminho mais adequado. Espero ter ajudado.

Especialistas em Depressão

Andréa de Cristo

Andréa de Cristo

Psicólogo

Portão

Maria de Fátima Novaes Marinho

Maria de Fátima Novaes Marinho

Psicólogo

São Paulo

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Larissa Bernardo

Larissa Bernardo

Psicólogo

Goiânia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 611 perguntas sobre Depressão

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.