O paciente cleptomaníaco pode sair depois de quantos anos de tratamento? Hão reincidências, sabendo

7 respostas
O paciente cleptomaníaco pode sair depois de quantos anos de tratamento? Hão reincidências, sabendo que a cleptomania não tem cura? Se sim, como pode haver reincidências? Quais são os fatores ambientais de uma possível reincidência?
Olá,
O tratamento precisa ser considerado caso a caso, difícil ou quase impossível fazer prognósticos. Varias formas e técnicas podem ser utilizadas, mas imaginando que todo comportamento mantém-se pela sua função, creio ser fundamental tentar identificar o “para que serve” este comportamento e como o autor beneficia-se dele.
A ajuda de um psicólogo pode auxiliar na identificação e e função, para posteriormente caminhar para sua solução (ou substituição).
Forte e carinhoso abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ratifico as opiniões acima. Tenho um artigo na internet com o título: Cleptomania: quem roubou o meu afeto - Otacilio José Ribeiro. Está na Scielo. Circulo Psicanalítico de Minas Gerais. Dê uma lida;
Boa tarde! Não é possível precisar o período funcional do tratamento, é preciso acompanhar a evolução do caso, ver os resultados já obtidos, como o paciente está conseguindo sustentar as mudanças feitas em terapia e etc. Sempre existe a possibilidade de uma reincidência, mas não podemos afirmar que vai acontecer, nem quando vai acontecer, vai depender do processo de cada paciente. Pode ser interessante você levar essa dúvida ao seu psicólogo, assim ele também poderá compartilhar o ponto de vista dele e poderá ser trabalhada a sua vontade de encerrar o tratamento, os fatores que estão causando esta vontade e se realmente é algo possível no momento ou não.
É um tratamento longo e intenso, não ha como dizer mesmo avaliando, cada caso é um caso bem como não ha como falar em reincidencias, não acho que fatores ambiemtais interfiram tanto mas os emocionais sim
Quando o paciente se submete a um tratamento psicológico para cleptomania, ele aprende como lidar com este transtorno, qual é a função deste comportamento e quais os gatilhos ou vulnerabilidades que disparam estas ações, assim como acontece para outros tipos de compulsões. Por isso não é possível para o profissional avaliar se haverá recidiva. Se caso acontecer, será bem mais fácil e conscientemente percebida pelo paciente, que já aprendeu sobre como prevenir as recaídas durante o processo terapêutico. Nao tenha mêdo e lembre se: que vc é capaz de evitar, se desejar . Boa sorte.
Como estabelecer tempo se o tratamento psicológico é pessoal ? Cura? seria mais viável se focássemos quanto a “Controle”. O trabalho consiste na conscientização e aceitação do transtorno, consequentemente propondo-se a evitar tal impulso. Parece simples... mas requer muito empenho... luta mesmo sobre o prazer em obter algo que não lhe pertence.

Olá, boa tarde.
Cada pessoa, independente de seu diagnóstico, é uma pessoa diferente da outra. Por mais que se tenham diagnósticos parecidos, a compreensão do caso e o tratamento escolhido serão montados de acordo com a tua demanda em particular. Neste sentido faz-se impossível precisar coisas como tempo exato de tratamento e reincidências. É possível é claro que existam reincidências, mas com o tratamento, espera-se que este comportamento pare.
Concordo com o colega quando diz que é importante compreender a razão de manter-se com determinado sintoma ou comportamento. Quer dizer, a serviço de que ele existe? Acho que é um bom caminho para que inicies teu tratamento. Grande abraço!

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Daniela Souza

Daniela Souza

Psicopedagogo

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.