O Psicopedagogo também faz avaliação neurocognitiva.

14 respostas
O Psicopedagogo também faz avaliação neurocognitiva?
 Tábata Reina
Psicopedagogo
São Paulo
A avaliação neurocognitiva é feita por um neuropsicólogo e trata-se de um mapeamento detalhado de toda cognição do sujeito, a partir dessa avaliação são realizados os encaminhamentos necessários para cada caso. Porém existem formas menos aprofundadas, mais direcionadas para aprendizagem e essa sim são feitas por psicopedagogas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Sonia Andrade
Psicanalista, Psicopedagogo, Terapeuta complementar
Miguel Pereira
O Psicopedagogo faz avaliação psicopedagógica, enquanto o neuropsicólogo faz avaliação neuropsicológica.
Dra. Jaciara Lino
Psicólogo, Psicopedagogo
Salvador
A avaliação neurocognitiva é feita por um neuropsicólogo, pois trata-se de um mapeamento detalhado de toda cognição do sujeito, para avaliar, investigar e criar hipóteses para desenvolver um plano de tratamento para o paciente.
Olá! Existem testes neuropsicológicos, não restritos, que os psicopedagogos/neuropsicopedagogos podem aplicar. Neste caso pode sim.
Se quiser saber mais, só entrar em contato.
 Perciliana Pena
Psicopedagogo
Uberlândia
É importante verificar por qual motivo realizará a avaliação neuropsicológica. Com certeza, essa avaliação é importante, cumprindo a função de subsidiar a elaboração de laudos. Em muitos casos, somada à avaliação psicopedagógica, pode-se obter um inventário, mapeamento e considerações importantíssimas acerca de competências socioemocionais, aspectos cognitivos, funções executivas, desenvolvimento neuropsicomotor e aprendizagem. Vale ressaltar que, a avaliação psicopedagógica organizada e planejada apresenta caráter qualitativo. Para uma avaliação da aprendizagem, principalmente de conhecimentos acadêmicos, alfabetização, numeracia, leitura e interpretação textual, defasagem, dificuldade ou transtorno de aprendizagem, o psicopedagogo poderá realizá-la com proficiência e contará para tal com testes, provas, protocolos, literatura, jogos e muitas outras estratégias. O porquê, qual idade, o que observar, o que avaliar, quais profissionais compõem a equipe. Por exemplo, avaliação psicopedagógica de crianças pequenas com hipótese de autismos, ou atrasos na linguagem o psicopedagogo pode apresentar uma boa resolutividade com a equipe multidisciplinar na avaliação psicopedagógica.
 Andrea Borba Griebler
Psicopedagogo
Alvorada
O que o psicopedagogo está disponível?
A avaliação psicopedagógica tem como objetivo compreender as dificuldades e potencialidades do indivíduo no contexto do processo de aprendizagem . Nesse sentido, o psicopedagogo pode investigar aspectos cognitivos, emocionais, pedagógicos e sociais que influenciam o aprendizado, como:

Atenção e concentração.
Memória operacional.
Percepção visual e auditiva.
Raciocínio lógico.
Funções executivas básicas (
Habilidades pedagógicas específicas(
No entanto, a avaliação psicopedagógica é focada no contexto educacional e no impacto desses fatores no aprendizado, sem aprofundar aspectos neurológicos ou clínicos
 Selene Gomes Araújo
Psicopedagogo
Lauro de Freitas
Sim. Fazemos vários tipos de avaliações cognitivas
Prof. Cindia Lopes Figueiredo
Psicopedagogo
Piabeta
Olá boa tarde, sim!
 Priscilla Siqueira Bagio Scalabrini
Psicopedagogo
Ribeirão Preto
Sim, o psicopedagogo pode realizar avaliação neurocognitiva, embora essa prática possa variar conforme a formação e a especialização do profissional, assim como as normas de cada região ou país. A avaliação neurocognitiva envolve a análise das habilidades cognitivas de um indivíduo, como memória, atenção, linguagem, raciocínio, percepção e funções executivas, que são essenciais para o aprendizado.

Aqui estão algumas considerações sobre o papel do psicopedagogo na avaliação neurocognitiva:

1. **Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem:** O psicopedagogo utiliza ferramentas e técnicas para identificar dificuldades específicas de aprendizado que podem estar relacionadas a questões neurocognitivas, ajudando a compreender como as funções cognitivas impactam o desempenho escolar ou profissional.

2. **Aplicação de Instrumentos:** Embora o psicopedagogo possa usar algumas ferramentas de avaliação neurocognitiva, em muitos casos a administração de testes neuropsicológicos formalizados pode ser mais apropriada para um neuropsicólogo. O psicopedagogo pode, no entanto, utilizar instrumentos que avaliem habilidades cognitivas de maneira menos formal.

3. **Intervenção e Estratégias de Aprendizagem:** Com base nos resultados da avaliação, o psicopedagogo pode desenvolver intervenções personalizadas e estratégias de ensino que auxiliem na superação das dificuldades, além de oferecer suporte emocional.

4. **Colaboração Multidisciplinar:** Muitas vezes, o psicopedagogo colabora com outros profissionais, como neuropsicólogos e psiquiatras, especialmente em casos mais complexos, onde uma avaliação neuropsicológica aprofundada é necessária.

5. **Acompanhamento e Monitoramento:** O psicopedagogo pode acompanhar o progresso do indivíduo após a intervenção e ajustar estratégias conforme necessário, garantindo que o plano de apoio continue a ser eficaz.

Se houver suspeitas de dificuldades neurocognitivas, é importante consultar um profissional qualificado para uma avaliação abrangente e obter orientações sobre a melhor abordagem para cada caso específico.
 Giovanna Amaral
Psicopedagogo
Campinas
Não! Esse tipo de avaliação é com o neuropsicólogo.
 Vanessa Casaro
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
Não, o psicopedagogo não faz uma avaliação neurocognitiva completa, pois essa é uma área mais voltada para neuropsicólogos e neurologistas.

Diferença entre Avaliação Psicopedagógica e Neurocognitiva
Psicopedagogo → Faz uma avaliação psicopedagógica, analisando dificuldades de aprendizagem, como leitura, escrita, raciocínio lógico e atenção, além de identificar possíveis dificuldades emocionais ou metodológicas no aprendizado.

Neuropsicólogo → Faz uma avaliação neurocognitiva, que envolve testes detalhados para analisar funções do cérebro, como memória, atenção, funções executivas e habilidades cognitivas no geral. É um exame mais aprofundado, usado para diagnosticar transtornos como TDAH, dislexia, discalculia, dificuldades cognitivas, entre outros.

Se você busca um diagnóstico mais preciso para dificuldades de atenção e cognição, o ideal é procurar um neuropsicólogo ou um neurologista/psiquiatra que possa encaminhar para essa avaliação.

Quer que eu te ajude a entender qual profissional procurar primeiro?
 Giovanna Mara Ferreira
Psicopedagogo
Jundiaí
Olá,
O psicopedagogo realiza a avaliação pedagógica, visando entender os motivos pelos quais o aluno está tendo dificuldade no seu processo de aprendizagem, essa dificuldade pode estar relacionada ao emocional, o que também é investigado.
A avaliação cognitiva é realizada pelo neuropediatra ou neuropsicologo.
Espero ter ajudado. Abraço.
 Ketlyn  Garcia
Psicopedagogo, Psicanalista
São Caetano do Sul
O psicopedagogo irá avaliar habilidades cognitivas, se você busca uma avaliação do desenvolvimento cognitivo, o neuropsicólogo é o profissional que irá lhe auxiliar.
Prof. Ivana Mattos
Terapeuta complementar, Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Sim, fazemos porém, nem todos os profissionais estejam habilitados. Verifique ao fazer a procura.
Espero ter ajudado.

Especialistas

Luís Henrique Domingues

Luís Henrique Domingues

Psicólogo

Itajaí

Yasmin Khalil

Yasmin Khalil

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Natacha Faia Vieira

Natacha Faia Vieira

Psicopedagogo

São Paulo

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 420 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.