O psiquiatra particular pode chamar o samu em caso de intenção suicida ou auto agressao? Tenho medo

6 respostas
O psiquiatra particular pode chamar o samu em caso de intenção suicida ou auto agressao? Tenho medo de ir e ele me internar. Sou adulta e responsavel por mim mesma.
Olá. Primeiramente você deve confiar no seu médico. Qualquer intervenção feita por ele tem como principio preservar a sua vida. Independente disso, importante que você procure auxilio também em uma terapia. O psicólogo poderá ajuda-la a encontrar uma solução para seus dramas e dificuldades, potencializar sua auto estima e junto com você encontrar um caminho que permita uma ressignificação na sua razão de viver. Tente isso e não desanime jamais. Para tudo sempre existe uma solução. Confie. Tente isso e seja feliz!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Emmanuela Loiola
Psicólogo
Salvador
O que dói tanto? Imagino que precise de alguém que se importe contigo e com o que você sente. Saiba que existe isso sim. Busque um psicólogo, ligue para o 188 _cvv (grátis) ou acesse o site do centro de valorização da vida. Há formas de conhecer coisas que ainda não conhece, e viver diferente do que tem hoje.
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Acredito que dificilmente um psiquiatra o internara sem ter discutido isso com você, caso precisasse. Isso não acontece. Normalmente mesmo em casos de auto-agressão ou suicidio, a família será chamada e tudo muito bem conversado com o paciente. A internação sem consentimento não é muito bem sucedida. Confie no seu médico!
 Maria Celeste Francisco
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Olá,
Dificilmente, o Psiquiatra, logo de cara, propõe a internação de paciente com agravantes de ordem mental, conforme descrito na pergunta, a não ser que a situação esteja fora de controle, especialmente se paciente e profissional correm algum tipo de risco.
Se tiver muito medo de ir a uma consulta com psiquiatra, sugiro que primeiro consulte um psicólogo/a para falar de seu medo e receber orientação quanto a consulta posterior ao psiquiatra.
Espero ter lhe ajudado.
Obrigada.
Abraço.
 Renata Bombine Pimentel
Psicólogo
São Paulo
Olá! Primeiramente o psiquiatra avaliará os seus sintomas e situação e indicará um tratamento. Se entender a necessidade de internação conversará com você antes. É importante procurar um médico com o qual se sinta a vontade e confiança para que este a ajude de acordo com a sua necessidade. Talvez fosse interessante conversar com um psicólogo antes e juntos trabalharem a necessidade do tratamento psiquiátrico e este medo que a paralisa. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição para conversarmos. Buscar ajuda é o melhor caminho para sentir-se melhor e ter uma vida mais saudável. Um abraço
 Alan Dutra
Psicólogo
Montes Claros
Os pensamentos suicidas podem ser a consequência de conflitos internos que estejam gerando muito sofrimento. Neste caso, o mais indicado é procurar pessoas confiáveis para compartilhar tudo o que está lhe incomodando. A principal indicação é um profissional psicólogo. Ele é treinado para escutar você e acolhê-la de maneira que você se sinta compreendida e também para criar estratégias de resoluções de problemas. A internação compulsória é pouco provável na maior parte dos casos e só é feita em casos de extremo risco para o paciente ou para quem convive com ele. Ainda assim o modelo de internação manicomial já é vetado. Neste caso, a internação seria em leito hospitalar para estabilização fisiológica de curta permanência.

Especialistas

Priscila Sena dos Santos

Priscila Sena dos Santos

Psicólogo

Salvador

Jessica Miranda

Jessica Miranda

Psicólogo

Uberlândia

Lucas Moreira Sorrentino

Lucas Moreira Sorrentino

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Risco de suicidio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.