O que é dieta cetogênica?
 Taissa Muller
Taissa Muller
Nutricionista
Rio de Janeiro
É uma estratégia alimentar onde a maior parte dos alimentos ingeridos sao provenientes de gorduras aliada a uma restrição de carboidratos e proteínas consumidas de forma moderada. A palavra cetogenica vem de cetose que é a fase do catabolismo, nesta fase o fígado trabalha para transformar gordura em ácidos graxos e corpos cetonicos para gerar energia a partir destes compostos não carboidratos. Esta dieta surgiu na década de 20 para tratamento de pacientes com
Epilepsia de difícil controle. As cetonas possuem efeito neuroprotetor, atuando na modulaçao de resposta imune e inflamatória além do aumento da saciedade.

Os colegas nutricionistas já descreveram a base da dieta, no entanto, nesta dieta prevalece uma alta ingestão de gorduras saudável e um minimo de carboidrato. É importante saber que o carboidrato não é essencial ao nosso corpo, podemos perfeitamente viver sem ele e na sua falta o cérebro dá um jeito de produzir-lo. Essa dieta está na moda com a finalidade de emagrecimento, mas a sua finalidade principal é para tratar de doenças crônicas, neurológicas(convulões, epilepsias, Alzheimer), diabetes, cânceres e etc. Médicos e nutrólogos não podem prescrevê-la, é de competência exclusiva de nutricionistas capacitados.

Dr. Diego Lima
Dr. Diego Lima
Oncologista, Nutricionista
São Paulo
Dieta Cetogênica consiste em uma estratégia nutricional onde o profissional elabora um cardápio com baixo percentual de carboidratos, moderado percentual de proteínas e alto teor de gorduras, com a finalidade de ter uma perda de peso rápida em curto período de tempo. Essa estratégia deve ser acompanhada por um profissional, pois alguns indivíduos como gestantes, pessoas que tem ou tiveram câncer e outras doenças podem ter efeitos adversos graves.

Dra. Vanessa Pereira
Dra. Vanessa Pereira
Nutricionista
Goiânia
Podemos dizer que a dieta cetogênica é uma fase avançada da dieta Low Carb. Na dieta cetogênica o nível de carboidrato não passa de 5% e 75% da dieta é baseada em gorduras boas, o restante fica distribuído nas proteínas. Na dieta cetogênica ao invés de gerar energia a partir de carboidratos, o corpo gera energia a partir dos corpos cetônicos que são produzidos pelo fígado através da quebra de gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos. No entanto, não é todo mundo que consegue seguir esse tipo de dieta tão restritiva, por isso é imprescindível a avaliação de um profissional nutricionista, para avaliar a real necessidade de você seguir esse tipo de dieta e para que ele possa então elaborar a dieta com base na sua individualidade bioquímica.

Especialistas em Emagrecimento definitivo

Walid Nabil

Walid Nabil

Nutrólogo, Generalista

São Paulo

Agendar uma visita
Flávio Rotman

Flávio Rotman

Endocrinologista, Nutrólogo

Rio de Janeiro

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Orli Franzon

Orli Franzon

Endocrinologista

Florianópolis

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista

Campos Dos Goytacazes

Taissa Muller

Taissa Muller

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Emagrecimento definitivo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.