o que é psicopatia?

12 respostas
o que é psicopatia?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Psicopatia refere-se ao transtorno de personalidade antissocial, com predominäncia de comportamentos egoístas, manipuladores e egocêntricos. Em geral violam a moral e a ética sem remorso, sem constrangimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Dínerson Fiuza
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Você está andando na rua e um cara te dá um tiro simplesmente por que você estava na frente dele. Isso é psicopatia, ou seja, quem sofre desse transtorno não está preocupado com as consequências dos seus atos, não está ligando para o que vai causar a uma outra pessoa, ele pensa e age somente visando a satisfação e o prazer dele, não respeita norma e regra nenhuma, só pensa em si, o tempo todo.
 Julia Cattan
Psicólogo
São Paulo
Psicopatia é transtorno de personalidade que o indivíduo tem comportamentos antissociais ou imorais e não tem nenhum arrependimento ou remorso pelo ato. São indivíduos que são incapazes de amar ou criar laços afetivos.
 Juliana Cozzolino
Psicólogo
Rio de Janeiro
É uma designação atribuída a um indivíduo com um padrão comportamental e traços de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento anti-social.
Costumam ser egocêntrico, desonestos e adotam comportamentos irresponsáveis.
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
O termo psicopatia refere-se a quadros como Transtorno de Conduta, Transtorno de Personalidade Antisocial e também é um termo utilizado na esfera judiciaria para referir-se a desvios de comportamento.
Boa tarde, Psicopatia é uma doença psicológica caracterizada por comportamentos antissociais e agressivos. Além disso, a pessoa se torna egocêntrica, desonesta e age de modo irresponsável.
 Patrícia Maria Mendonça
Psicólogo
São Paulo
A palavra em si designa qualquer doença psicológica psi(alma, mente) + patia (doença, moléstia).
Porém o termo também vem sendo usado para definir o indivíduo portador de grave distúrbio q tem comportamento anti social e agressividade repetidamente sem traços de arrependimento.
Dra. Conceição Leite
Psicólogo, Sexólogo
Montes Claros
olá.Psicopatia caracteriza-se por ser um distúrbio mental grave, em que a pessoa não demostra capacidade de construir laços afetivos( mas são muito sedutores), arrependimentos ou remorso de seus atos prejudiciais ao outro , não aprende com as próprias experiências..
Apresenta comportamentos antissociais e amorais.
Abraço.
 Ivana Freitas de Oliveira
Psicólogo
São Paulo
É um transtorno de personalidade antissocial, marcado pela apatia, desprezo pelo outro. Muitas vezes mostram interesse em pessoas, desde que seja de forma para manipular para obter algo de seu interesse, não por sentimentos de consideração. Geralmente mentem, sentem prazer com o sofrimento alheio, costumam ser agressivos, não respeitam regras e nem os limites de segurança.
Psicopatia é o que chamamos cientificamente de transtorno de personalidade antissocial. Caracterizados pela falta de empatia, normalmente manipuladores e valorizando apenas seu Ego. Ou seja não se importam com o que o outro pensa, mesmo machucando esse outro.
 Karen Jones
Psicólogo
Niterói
Olá.
Descrever psicopatia é mais complexo do que parece, não se atenha ao senso comum. Os sintomas que muitos descrevem como de psicopatia podem e estão associados a diversas psicopatologias. A indiferença com o sentimento alheio, por exemplo, pode aparecer na Esquizofrenia, no Transtorno Bipolar e na Depressão. O narcisismo pode aparecer no Transtorno Bipolar e no Usuário de drogas. O ímpeto ao crime pode aparecer no Histriônico, em sujeitos que tiveram traumas ou experiências de vida estressoras. Enfim, as possibilidades são diversas e montadas como um quebra cabeças.
Muitos psicólogos (eu inclusive), debruçam-se sobre o esse tema e é sempre controverso porque muitas avaliações são rasas e partem da avaliação de profissionais que nunca tiveram na clínica pacientes com comportamentos desviantes ou do senso comum.
Procure um profissional que já tenha tido experiência com esses pacientes.
 Fernanda Biondo
Psicólogo, Psicanalista
Londrina
olá... É um distúrbio mental grave em que o enfermo apresenta comportamentos antissociais e imorais sem demonstração de arrependimento ou remorso, incapacidade para amar e se relacionar com outras pessoas com laços afetivos profundos, egocentrismo extremo e incapacidade de aprender com a experiência.
Att Fernanda Biondo

Especialistas

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Valdir Guilherme Inácio

Valdir Guilherme Inácio

Psicólogo

São Roque

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 116 perguntas sobre Avaliação psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.