O que eu deveria esperar de um tratamento com psicólogo? Eu sinto que o tratamento que eu iniciei e

17 respostas
O que eu deveria esperar de um tratamento com psicólogo?
Eu sinto que o tratamento que eu iniciei e abandonei recentemente só me serviu de perda de tempo.
É importante lembrar que o tratamento psicológico é um processo que requer tempo e esforço. Pode levar algum tempo para começar a sentir os benefícios do tratamento e é comum ter altos e baixos durante o processo. No entanto, se você sente que o tratamento que iniciou não está sendo útil ou não está correspondendo às suas expectativas, é importante falar com o seu psicólogo sobre isso.
Em geral, o objetivo do tratamento psicológico é ajudá-lo a se sentir melhor e a lidar de maneira mais saudável com os problemas e desafios da vida. Lembre-se de que o tratamento psicológico é uma parceria entre você e o seu psicólogo. É importante que você se sinta confortável e tenha uma boa relação de trabalho com ele(a), pois isso pode aumentar a eficácia do tratamento. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o seu tratamento, não hesite em discutir isso com o seu psicólogo.

Olá! Você sente que essa perda de tempo já teve em outros relacionamentos? Quando algo não esta no seu controle, você abandona o compromisso ou o processo? O tratamento é um processo ativo de autoconhecimento, aceitação e mudança. Terapeuta e cliente se envolvem em um compromisso ativo de trabalhar para que o cliente conquiste suas metas ou supere os problemas que o levaram a buscar por terapia. Em uma terapia, você terá a oportunidade de discutir sobre uma variedade de coisas acontecendo em sua vida, descobrindo que há algo sobre o que realmente queria falar e resolver de uma vez por todas. Colocar para fora todos os sentimentos e frustrações é a única maneira de obter ajuda real. Esse processo é um caminho de mão dupla, precisa de parceria e confiança para que ocorra da melhor maneira. Espero que você encontre um profissional sério que possa te auxiliar nesse momento, tudo caminha para o melhor, forte abraço!
Olá, como vai, tudo bem? Há basicamente três tipos de trabalho terapêutico atualmente. Todos têm por meta permitir que a pessoa viva melhor, com ênfase nos âmbitos do trabalho e do amor. Eles diferem, entretanto, quanto ao método. No primeiro, pode-se dizer que o processo terapêutico é o de uma gradual adaptação a situações adversas. Por exemplo, aprende-se a lidar melhor com pressão no ambiente de trabalho através de encorajamento e a exposição cada vez maior a situações de exigência e responsabilidade. O terapeuta acompanha, através do relato do paciente, passo a passo o progresso conquistado, e vai fazendo como que ajustes finos em sua conduta, designando, aqui, uma reação exagerada, ali, uma falta de iniciativa, acolá, um medo e ansiedade desproporcionais à situação. Trata-se de aprender comportamentos adequados para situações genéricas, o que, espera-se, permitirá ao sujeito não apenas responder bem às exigências da vida, mas não mais se deixar levar e incorrer em situações ruins, como relacionamentos ou empregos abusivos. (Note-se que o ambiente ou estímulo com o qual não lida bem o paciente podem ser seus pensamentos ou, como se diz em jargão, ideações, e que esta modalidade de trabalho não se restringe ao progressivo condicionamento a realidades mal assimiladas. Pode-se tratar também de habituar o sujeito a lidar melhor com ideias compulsivas que gerem ansiedade ou tristeza). A segunda modalidade de trabalho toma por referência a relação entre paciente e profissional e visa, através de uma espécie de trabalho reflexivo sobre ela própria e sobre a maneira como opera, propiciar que o paciente a vivencie de uma maneira que se considera ideal ou boa. A ideia é evidentemente que o paciente, capaz agora de experienciar um vínculo saudável e duradouro, reproduzirá seu modelo nas demais relações de sua vida. É igualmente claro que tal trabalho requer (i) que se tenha uma concepção clara de o que é uma boa relação e (ii) que o polo do terapeuta como que a encarne para o paciente. Noutras palavras, em um trabalho assim, as dificuldades ou insuficiências constatadas pelo profissional serão sempre imputadas ao paciente e colocadas na conta de suas defesas ou de seus temores. Por isso, essa modalidade de trabalho é revestida sempre de muita tensão. O paciente ou está de sobreaviso com relação à possibilidade de estar procedendo mal, ou se vê atalhado pelo terapeuta que enxerga em cada torneio de seu discurso a marca de uma tentativa de se fazer valer, ficar por cima, ou diminuir o psicólogo. Algo assim como uma clínica perpétua do narcisismo, do paciente, bem entendido. A terceira modalidade de trabalho parte do entendimento de que as atitudes e ações de uma pessoa são condicionadas por regras cujo enunciado lhes é desconhecido, quer dizer, cuja vigência na vida do sujeito é inconsciente. Da mesma forma que se fala sem conhecimento das regras da gramática, age-se sem consciência dos princípios que nos orientam as ações. O trabalho terapêutico consiste aqui em fazer emergir tanto o conteúdo do que nos move, quanto os acidentes biográficos que o condicionaram. Parte-se da concepção de que o indivíduo não é mero repositório de comportamentos ou pura vontade de poder, mas um sujeito dividido entre a concepção que tem de si e a verdade que vem à tona nas entrelinhas do seu agir. O terapeuta ele mesmo age não como um coach ou um modelo que deve ser imitado. Ele se torna um investigador ou leitor que revelará ao sujeito aquilo que ele é sem nem ao menos sabê-lo. Respondendo sua pergunta, e falando por experiência própria, entendo que as primeiras duas modalidades de trabalho são desestimulantes para o paciente. A primeira o faz sentir-se como uma criança tutelada, a segunda, como uma criança levada e traumatizada. A fim de fazer uma experiência de terapia que pareça realmente tocar alguma coisa de intimamente nossa e que nos surpreenda, sugiro procurar por alguém que siga as diretrizes da terceira modalidade de trabalho que descrevi. Sem desdizer opiniões de alguns dos colegas, afirmo que, quando a encontrar, você se sentirá aproveitando cada minuto.
Você deveria experimentar liberdade e resultados tangíveis. Há muitas pessoas que desistem da terapia por não ver resultados. Eu entendo.
Porém precisa ver a sintonia entre você e o terapeuta e a abordagem terapêutica.
Terapia não tem o propósito de resolver problemas. tem o propósito de promover a felicidade. Pelo menos é nisso que acredito e compartilho como valor fundamental
"A terapia", "o processo terapêutico"... tudo isso significa transformar a si mesmo.
Muitas vezes a sensação de falta de resultado, é a resistência ao processo de mudança. E eu não tenho como responder esta questão para você, sem ao menos conhecê-lo. Mas fica a questão.
O que você perde se mudar? O que você ganha se permanecer a fazer o que faz?
São questões que podem organizar os seus pensamentos.
Vamos juntos!
Paciência! A psicoterapia precisa de tempo. É um erro pensar que a psicoterapia seja igual à qualquer relação entre uma pessoa que faz e outra que deixa fazer. Não é uma relação entre um sujeito e um objeto. Ambas as partes são sujeito e objeto ao mesmo tempo (como em qualquer relação humana não-perversa). Por isso, o termo "tratamento" é errado na psicoterapia, embora usado para aproximar a psicoterapia à terminologia positivista da medicina. Os processos que a psicoterapia inicia em você são sempre complexos, levam tempo e andam despercebidos. Só em poucos momentos ocasionais você vai entender melhor o que aconteceu. Mas com o tempo, você vai se sentir melhor, mais forte, e provavelmente vai mudar a sua vida em alguns aspectos. Outra coisa é se você não gosta d@ terapeuta. Ai é melhor mudar. Ou se você tem a impressão que sim el@ lhe trata de objeto, por exemplo se @ terapeuta fala mais que você. A psicoterapia é para você falar, sobretudo. Exige mais de você, mais só assim ela vai mudâ-lhe.
Podemos pensar em algumas possibilidades para que você tenha se sentido assim. Uma delas é de que não houve empatia entre você e o profissional. Isso pode acontecer, por que não? Outra possibilidade é a de que talvez tenha sido mais difícil do que o imaginado. Muitas pessoas passam por isso também, e acabam atribuindo ao insucesso da terapia. Faz parte. Podemos pensar ainda numa terceira possibilidade: a de que o tempo tenha sido curto a ponto do trabalho não ter avançado tanto quanto você gostaria. São possibilidades, como eu disse, já que só duas pessoas podem dizer o que aconteceu. ;)
Mas será que não vale a pena dar uma nova chance, para um novo profissional? Quem sabe você não "se encontra"?
Olá você!!! O que é Psicoterapia e o que você espera dela? Parece uma pergunta simples, mas não é e pode ser a chave da sua sensação de perda de tempo. Psicoterapia é um processo, sem tempo determinado para acabar. Nesse processo, você, o paciente, precisa se envolver, fazer o trabalho, sob o olhar do profissional que vai lhe escutar atentamente, fazer interpretações, produzir reflexões. Conversa com o profissional, discuta suas dúvidas, insatisfações, desejos e quem sabe poderás encontrarás um espaço que te faça inclusive refletir sobre "perder tempo" e outras questões que necessitam ser olhadas. Dá uma chance para você.
Cada pessoa é única e, portanto, os benefícios do tratamento com um psicólogo podem variar de acordo com as necessidades e expectativas de cada indivíduo. No entanto, é comum que as pessoas esperem obter algum tipo de alívio dos sintomas que os levaram a procurar ajuda, bem como uma melhora geral na qualidade de vida. Alguns dos possíveis benefícios de um tratamento com um psicólogo incluem:

Redução da ansiedade e da depressão
Melhora da autoestima e da confiança em si mesmo
Maior compreensão de si mesmo e dos problemas que enfrenta
Maior capacidade de lidar com problemas e situações estressantes
Melhora da comunicação e das relações interpessoais
É importante lembrar que o tratamento com um psicólogo pode exigir tempo e esforço, e os resultados podem não ser imediatos. Se você sente que o tratamento que iniciou e abandonou recentemente não foi útil, é possível que não tenha encontrado o profissional ou o tipo de tratamento mais adequado às suas necessidades. É recomendável discutir suas preocupações com o psicólogo e explorar outras opções de tratamento se sentir que o atual não está sendo eficaz.
Acredito que o mais importante no processo terapêutico que costuma ser longo, é o "match" entre as partes envolvidas. Talvez tenha faltado no início do tratamento um alinhamento das expectativas.
Não acredito que deva haver um casamento entre paciente e terapeuta. Dentre milhares de possibilidades, o principal é que deve haver uma conversa clara entre paciente e terapeuta seja ele psicólogo ou não, para que seja alinhado qual é o objetivo final. Sendo assim eu no meu caso traço uma meta sobre qual abordagem usar.
Olá, Tudo bem?
Dentre todas as respostas que já recebeu, espero que eu possa complementa-las de alguma forma e que isso seja de alguma ajuda à você, ok?
Há algumas alternativas ou algumas suposições para o seu descontentamento.
Em primeiro lugar, acredito que a "parceria terapêutica", o que em psicanálise chamamos de transferência não se dê de forma automática ou completamente espontânea como podemos supor superficialmente. Você poderá falar com dez profissionais diferentes e de repente sem saber porque se "identificar" com algum deles e apostar nessa aliança.
Porém essa aposta não é garantia de sucesso. Como qualquer outra relação - a terapêutica - também requer construção. E isso demanda tempo e disposição dessa dupla, cada qual na na função que estão dispostos a ocupar (entre paciente e psicanalista). Para que um ouça, é preciso que outra esteja à disposição para falar daquilo que lhe parece difícil de nomear.
O caminho é agridoce, eu diria. E a curva é de picos e vales.
Não é um processo retilíneo, só de bem estar e prazer. Essa observação diz muito também, do que você espera ou qual a sua expectativa para esse percurso que se propõe fazer.
Se posso sugerir algo à você, sugiro que tente novamente. Talvez com um novo profissional, uma nova abordagem e como sabiamente nos diz Hipócrates, deixo a reflexão:
"Antes de curar alguém, pergunta-lhe se está disposto a desistir das coisas que o fizeram adoecer.”
Psicoterapia é sobre isso também. Renuncia do sintoma que tanto nos faz sofrer. Isso requer tempo, investimento libidinal, paciência, lidar com a falta e a frustação e atravessar nossas fantasias e expectativas sob novos pontos de vista.
Olá, todo tratamento terapêutico ou psicoterapêutico tem por objetivo tornar a vida da pessoa mais suave, ou seja, fazer com que ela perceba a condição e a posição que se encontra e possa compreender e viver melhor com os seus afetos. Porém, isso nem sempre acontece de forma rápida, geralmente exige um tempo e um comprometimento, que a pessoa não está pronta para aceitar. Pense um pouco sobre quais foram os motivos que te levaram a abandonar o tratamento.
Geralmente as pessoas chegam no consultório esperando respostas prontas e às vezes se frustram, porque esse não é o papel do psicólogo ou psicanalista, ao contrário, o profissional tem por objetivo ajudar a pessoa encontrar as respostas e não apresentar-lhes respostas prontas. A análise é um processo de desvelamento do inconsciente, é a descoberta da possibilidade que ainda não é, por isso exige um tempo.
Olá. São muitas coisas que se espera de um tratamento psicológico. Muitas delas inesperadas, que para alguns é o mais interessante.
A sua frustração pode ter várias respostas, só com essa informação é dificil falar. Mas compartilho com a opinião dos outros profissionais que te responderam. Pode ter isso, a transferência (empatia, compatibilidade) com o profissional. Como pode ter sido a abordagem que você escolheu. Existe vários seguimentos como: pscanalise, TCC, gestalt... cada pessoa vai se identificar com uma abordagem, também. E outra coisa, não sei quanto tempo você ficou em terapia, isso, também, pode influenciar. Por qual motivo, o que aconteceu que você considerou que perdeu tempo? Será que perdeu mesmo?
Tente procurar outros profissionais e conversar melhor sobre isso para tentar elaborar . Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 180
A Psicoterapia leva um tempo necessário para reconhecimento, identificação e ressignificação. É preciso observar todos esses processos ligado aos pensamentos, sentimentos e emoções.
Lamento ouvir que você sentiu que o tratamento psicológico que você iniciou recentemente foi uma perda de tempo. É importante lembrar que a experiência com um psicólogo pode variar de pessoa para pessoa, e diferentes abordagens terapêuticas podem ser mais adequadas para diferentes indivíduos. No entanto, existem outras abordagens como a Psicanalítica que podem lhe auxiliar. Um Psicanalista pode realizar:
1. Avaliação inicial: O terapeuta geralmente realizará uma avaliação inicial para entender melhor suas necessidades, histórico pessoal, desafios e metas terapêuticas. Essa fase ajuda a estabelecer uma base sólida para o tratamento.

2. Relação terapêutica: O estabelecimento de uma relação terapêutica de confiança é fundamental. O psicanalista fornecerá um ambiente seguro, não julgador e confidencial para que você possa expressar seus pensamentos, sentimentos e preocupações.

3. Exploração e compreensão: Durante as sessões, você terá a oportunidade de explorar e compreender melhor os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. O Psicanalista pode ajudá-lo a identificar padrões negativos, crenças limitantes ou traumas do passado que possam estar afetando sua saúde mental.

4. Estratégias e ferramentas: Com base na compreensão alcançada, o psicanalista fornecerá estratégias e ferramentas específicas para lidar com seus desafios. Isso pode envolver técnicas de manejo do estresse, habilidades de comunicação, técnicas de relaxamento ou outras abordagens terapêuticas, dependendo das suas necessidades individuais.

5. Acompanhamento e progresso: Ao longo do tratamento, o psicanalista acompanhará seu progresso, fazendo ajustes quando necessário. A terapia é um processo gradual, e é importante ter paciência e persistência para alcançar resultados significativos.

6. Confidencialidade: É fundamental que o psicanalista respeite a confidencialidade das informações compartilhadas durante as sessões, a menos que haja risco iminente para você ou para outras pessoas. Essa confidencialidade ajuda a criar um ambiente seguro para explorar questões sensíveis.

Cada pessoa é única, e o processo terapêutico pode levar tempo para produzir resultados significativos. Se você não sentiu que estava progredindo com o seu psicólogo procure um psicanalista, pode ser útil procurar um outro profissional para obter uma perspectiva diferente. Lembre-se de que encontrar um profissional com quem você se sinta confortável e em sintonia é essencial para um tratamento eficaz. Psicanálise faz bem!
Entendo suas preocupações e quero tranquilizá-lo de que cada experiência com um psicólogo pode ser única. É perfeitamente normal que nem todos os tratamentos sejam igualmente eficazes ou adequados para todos. Aqui estão algumas coisas que você pode esperar de um tratamento com um psicólogo, e algumas dicas para tornar essa experiência mais produtiva:
Compreensão e empatia: Um psicólogo deve oferecer um ambiente seguro e acolhedor para você expressar seus pensamentos e sentimentos sem julgamento. Eles devem demonstrar compreensão e empatia em relação às suas preocupações.
Colaboração: O tratamento com um psicólogo deve ser uma parceria. Você e seu terapeuta trabalham juntos para definir metas terapêuticas e encontrar estratégias para abordar seus desafios.
Estratégias e ferramentas: Durante as sessões, você deve aprender estratégias e ferramentas para lidar com suas preocupações e sintomas. Essas habilidades podem incluir técnicas de relaxamento, resolução de problemas, comunicação eficaz, entre outras.
Autoconhecimento: Um bom tratamento deve ajudá-lo a entender melhor a si mesmo, suas emoções e pensamentos. Isso pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas e a enfrentar desafios de forma mais eficaz.
Progresso gradual: A terapia muitas vezes envolve progresso gradual. Não espere mudanças imediatas, mas esteja atento às melhorias ao longo do tempo.
Feedback construtivo: Se você sente que o tratamento não está funcionando como esperado, é importante comunicar isso ao seu terapeuta. Um terapeuta qualificado deve estar disposto a ouvir seu feedback e fazer ajustes no plano de tratamento, se necessário.
Continuidade: É importante lembrar que a terapia pode levar tempo, e é comum enfrentar altos e baixos ao longo do processo. Não se desanime se as coisas não progredirem tão rapidamente quanto você gostaria.
Se você sentiu que seu tratamento anterior não foi eficaz, pode ser útil considerar dar outra chance à terapia com um profissional diferente. A relação terapêutica desempenha um papel crucial no sucesso da terapia, e encontrar um terapeuta com quem você se sinta confortável e confiante é fundamental.
Lembre-se de que é normal ter dúvidas e incertezas durante o processo terapêutico. Se você estiver disposto a continuar explorando seus desafios e trabalhar com um terapeuta comprometido, é possível encontrar um tratamento que seja mais benéfico para você. Não desista, pois o apoio emocional e psicológico pode ser extremamente valioso para o seu bem-estar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 230
Depende.
Você pode esperar muita coisa, mas pouca coisa ser satisfeita. E você pode esperar muito pouco, porém, ser surpreendido.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!