O que faço para ser mais próxima dos meus amigos? Além do mais, outra dúvida que tenho é que já fui

19 respostas
O que faço para ser mais próxima dos meus amigos? Além do mais, outra dúvida que tenho é que já fui criticada como uma amiga ruim, como eu posso melhorar como amiga também? Não só para meu bem, mas também para o bem dos outros.
Olá. O que acredita que tem te afastado dos seus amigos? O que no ponto de vista dos seus amigos te faz uma amiga ruim? Você concorda que é uma amiga ruim? Não existe uma fórmula para se aproximar das pessoas e melhorar como amiga, mas avaliar em quais quesitos pode melhorar e como começar a fazer essas mudanças é algo interessante que invista, já que me parece ser algo que de algum modo está te gerando incômodo. A terapia é um espaço em que terá uma escuta sensível e acolhimento para trabalhar essas questões. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Olá, não há uma fórmula mágica para se tornar alguém que não se é ou para agradar a muitas pessoas. É fundamental, antes de querer ser mais próxima de alguém, se conhecer melhor, saber o que te agrada ou não em você, exercitar o autoconhecimento. O fato de estar com dificuldades para se relacionar pode dizer muito do seu processo de autoestima, autoimagem. Trabalhar esses aspectos em psicoterapia podem te auxiliar e fazer com que tenha uma vida interna e social mais plena.
Olá!
Talvez quando alguém te criticou por ser uma "amiga ruim" estivesse era tentando te dizer que identificam pontos que gostariam que você mudasse. Mas isso é apenas uma suposição, ok? Precisaríamos de mais informações para poder afirmar algo ou te dar algum direcionamento mais assertivo.
Deixa eu te perguntar: já pensou em buscar mais sobre autoconhecimento e em como esse processe de conhecer a si mesma poderia te ajudar no relacionamento com as outras pessoas?
Tenho acompanhado durante a minha prática clínica em como as pessoas estão constantemente uma influenciando as outras, afinal, é através das interações sociais que vamos nos reafirmando enquanto seres humanos em constante aprendizado e evolução. Pensando nisso, você poderia pensar em procurar ajuda profissional para conseguir compreender melhor essas questões e outras como possíveis situações não resolvidas que você tem guardado e agora tem refletido nos seus relacionamentos, como você tem internamente o modelo de pessoas próximas a ti (aqui inclusive, carregamos dentro de nós muitos padrões que tendem a se repetir ao longo de nossa vida e até de modo desadaptado se nunca paramos para olhar, acolher e criar novos significados), quais as crenças que você carrega, quais os moldes de comunicação interna e externa entre tantos outros pontos.
Espero ter contribuído com tua dúvida e se desejar, podemos conversar melhor sobre esse assunto.
Um grande abraço!
Para me conhecer um pouco mais e sobre o meu trabalho, acesse minha rede social Instagram: @psicologa_lidieli
A construção de relações mais próximas com os amigos envolve uma abordagem consciente baseada nos princípios da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Em primeiro lugar, é essencial cultivar a presença e a atenção plena nas interações. Ao estar totalmente presente e ouvir atentamente, você fortalece a conexão emocional.

Aceitar e compreender seus próprios sentimentos, mesmo os desconfortáveis, é fundamental. Evite julgamentos, tanto de si mesma quanto dos outros, e pratique a empatia ao tentar compreender as perspectivas e sentimentos dos amigos. Comunique-se de maneira autêntica, sendo honesta sobre seus pensamentos e sentimentos, o que contribui para relações mais sólidas.

Identificar seus valores em relação à amizade é crucial. Reflita sobre o que é mais significativo para você nesse contexto e comprometa-se a agir de acordo com esses valores. A flexibilidade nas relações também é importante, uma vez que as amizades podem exigir ajustes ao longo do tempo.

Se você já foi criticada como uma amiga ruim, veja isso como uma oportunidade de aprendizado. Não se julgue excessivamente, mas utilize a crítica como uma chance de crescimento. Comprometa-se a agir de acordo com seus valores e aprendizados, buscando construir relações mais saudáveis.

Lembre-se de que melhorar como amiga é um processo contínuo. Se necessário, considere buscar o apoio de um profissional de saúde mental para orientação adicional e suporte emocional durante esse processo de desenvolvimento pessoal e interpessoal.
Olá! Procure um psicólogo para ajudar no autoconhecimento - somente se conhecendo conseguirá perceber e identificar os pontos de melhoria, além de ter as demais respostas de seu questionamento... entender os motivos que a afasta ou aproxima das pessoas. Procure ajuda para se descobrir e se transformar!
Cara anônima, certamente internet à fora você encontrará muito material no estilo "how-to" a respeito da sua questão - os colegas aqui do site talvez até tragam insights relevantes. Mas é de se pensar: o que sustenta a sua pesquisa? Como *você* pensa a questão da amizade? Você menciona um interesse por ser mais "próxima", a crítica de uma pessoa sobre não ser uma "boa amiga" e a preocupação em ser boa para os outros. Mas o que estes pontos significam exatamente *para você*? Penso que talvez lhe seja interessante refletir sobre o que você de fato tem buscado e que esse caminho possa, até indiretamente, levá-la a este destino que você espera. Em outros termos, um "fazer pelo outro" pode contraintuitivamente jogar contra seu objetivo. Você tem em mãos um bom material para um trabalho de análise/terapia. Boa sorte nas suas pesquisas e na sua caminhada.
Oi! Espero q esteja tudo bem!
Achei intrigante alguém te definir como “amiga ruim” e você parecer concordar. O que te faz pensar que você não é uma boa amiga?
Meu conselho é que você tente fortalecer suas amizades, é importante ser genuína, ouvir atentamente, demonstrar interesse nas vidas deles e estar presente nos bons e maus momentos. Além disso, planejar atividades juntos e compartilhar experiências pode fortalecer os laços. Mas o mais importante é você fazer tudo isso porque faz sentido para você, não apenas para ter amigos próximos.
Porém, o conselho é algo um tanto “impessoal”, porque vale para muitas pessoas. Se você quer mesmo entender o que acontece, quais atitudes combinam mais com quem você é, o que você percebe em seus relacionamentos em geral, sugiro iniciar psicoterapia.
Se precisar, estou à disposição!
Forte abraço!
Olá. Para poder responder suas perguntas de uma forma mais assertiva é preciso investigar melhor a sua história em específico, o que te faz uma amiga ruim e como é sua forma de se relacionar. Para isso, autoconhecimento é o caminho, dentre eles, psicoterapia. De forma mais ampla, para estar próximo é preciso ter interesse pelas pessoas, fazer esforços de manter contato e criar momentos de fazer coisas juntos. Abraço.
De maneira geral, as pessoas têm se afastado umas das outras. Mas os bons relacionamentos é que trazem sentido para a vida. A sugestão que dou a você é desenvolver o autoconhecimento. Aprendendo a se conhecer melhor, o que essa dificuldade tem a ver com sua história, quais seus limites, tudo isso te ajudará a se relacionar melhor. Faça terapia! Espero ter ajudado!
Olá. Habilidades sociais sempre podem ser desenvolvidas, aprimoradas. Observe sua trajetória nesse sentido: como viu as pessoas se relacionarem? O que te foi ensinado, incentivado seja direta ou indiretamente? Quais são as suas experiências com pessoas - positivas, negativas. Há traumas?
Quando falamos em amizades estamos no campo do pertencimento, da confiança no outro, no mundo. Tudo isso pode, sim, ser trabalhado.
Leia a respeito, converse com quem confia. Se sentir necessidade, busque profissional de psicologia para esse auxílio.
Um terapeuta pode ajudar a explorar padrões de comunicação, analisar como você se expressa e como interpreta as mensagens dos outros. Isso pode envolver a melhoria das habilidades de comunicação, identificação de padrões negativos e a promoção de uma comunicação mais eficaz.
Imagino que houve uma insatisfação da sua amiga com alguma atitude. Uma atitude não invalida o todo, ou seja a amiga que você pode ser. Precisamos ter cuidado com a rotulação (amiga ruim), porque a gente generaliza aspectos negativos e não enxerga o que há de positivo. O que você já faz que poderia ser visto como característica de uma amiga boa?
Olá! A questão de estar próxima dos seus amigos depende de fatores como: interesse seu de estar junto, disponibilidade afetiva e outras formas de se relacionar. Você estar se questionando sobre ser uma amiga ruim e como melhorar pode ser elaborado e construído em um processo de análise. Entender qual o seu limite e do outro também faz parte de estar em sociedade.
Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100

Tornar-se próximo dos seus amigos e melhorar como amiga envolve uma combinação de habilidades sociais, empatia e autoconhecimento. Aqui estão algumas sugestões :

Tornar-se Próximo dos Amigos:
Seja Autêntica:

Mostre quem você realmente é. A avançada confiança e conexão genuína.
Demonstre Interesse:

Faça perguntas sobre a vida deles, ouça com atenção e mostre interesse genuíno por suas experiências e sentimentos.
Compartilhe Experiências:

Compartilhe suas próprias experiências, pensamentos e sentimentos. Isso cria um senso de reciprocidade na amizade.
Esteja Presente:

Esteja apresenta nos momentos bons e ruínas. Demonstrar apoio nos momentos difíceis é crucial para fortalecer os laços.
Respeite as Diferenças:

Aceite e respeite as diferenças individuais. Cada pessoa é única, e valorizar essas diferenças fortalece a amizade.
Participe ativamente:

Participe de atividades que seus amigos gostem. Isso fortalece os laços compartilhando experiências positivas.
Melhorar como Amiga:
Aprenda com Feedback:

Analise o feedback que recebeu. Seja aberto a críticas construtivas e aproveite as oportunidades para crescer.
Desenvolva Empatia:

Coloque-se no lugar dos seus amigos. Entender seus sentimentos ajuda a construir empatia, elemento fundamental em amizades saudáveis.
Comunique-se Efetivamente:

Trabalhe na comunicação aberta e clara. Comunique seus sentimentos e pensamentos de maneira respeitosa.
Esteja Disponível:

Esteja lá para seus amigos quando precisarem. Isso não significa estar sempre fisicamente presente, mas ser alguém com quem pode contar.
Cresça Pessoalmente:

Trabalhe no seu próprio desenvolvimento pessoal. Às vezes, a melhoria pessoal reflete-se nas relações interpessoais.
Demonstração Apoio Ativo:

Oferece ajuda e suporte ativo, especialmente em tempos difíceis. Ações falam mais alto que palavras.
Aprenda com Experiências Passadas:

Reflita sobre amizades anteriores. Identifique padrões comportamentais e aprenda com eles para evoluir.
Lembre-se, a construção de amizades é um processo contínuo. Seja paciente consigo mesmo e com seus amigos. A conveniência, o respeito e a empatia são as bases de amizades, firmeza e saúde.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Creio que a questão principal é compreender o "para quê" da sua intenção de se aproximar dos seus amigos. Aliás, teoricamente, se são seus amigos, subentende-se que já haja algum grau de proximidade entre vocês. Talvez você esteja falando sobre intimidade. Se é esse o caso, importante compreender que isso não se "constrói" da noite para o dia, com uma "receita" indicada por alguém de fora. É algo que vai acontecendo através da convivência, dos altos e baixos, das surpresas compartilhadas e eventuais decepções superadas pela força da amizade. Talvez seja interessante avaliar o quanto você está disponível de verdade para adentrar nesse nível de relacionamento. Para tanto, um processo psicoterapêutico, focado no autoconhecimento, pode ser de grande valia. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá! Da para refletir muitos pontos com sua pergunta. Em primeiro lugar, que tal ser sua melhor amiga? Para ter boas amizades, o que requer auto estima, autenticidade, saber colocar limites seria importante você se conhecer. Sem auto estima, você pode querer agradar aos outros e entrar em amizades ou relacionamentos abusivos. Para ser uma amiga melhor ou uma boa amiga, primeiro você precisa se conhecer. Depois analisar elementos como sensibilidade e empatia. Mas se você não estiver bem, a solitude seria uma boa companhia ate você encontrar-se. Sugiro refletir em psicanalise ou terapia, seu conceito sobre amizade. Abc. A disposição.
Te convidamos para uma consulta: Análise junguiana - R$ 200
Que bom que você já está se questionando como ser uma amiga melhor! Esse já é o passo mais importante pra construir relações mais significativas. Não sei se você sabe o que quiseram dizer com 'amiga ruim', mas seria interessante ter mais clareza de quais pontos você precisa melhorar mais nas amizades e até SE realmente precisa.

Claro que todo o contexto e sua história precisam ser olhados com mais cuidado, mas algumas coisas podem te ajudar: ouvir seus amigos com atenção e abertura, tentar o máximo possível manter uma postura de pouco ou nenhum julgamento, interessar-se realmente pela vida deles são algumas sugestões. Relações podem ser complexas e tem muitas coisas envolvidas, então conversar mais e com liberdade com um profissional, pode ser muito legal pra você! ;)
Olá, sua pergunta é bastante ampla e complexa. Primeiro seria importante saber quais são as suas dificuldades; o que te impede de se aproximar mais de seus amigos; timidez; falta de habilidade social; dificuldade de empatia; egocentrismo; medo de se envolver e se machucar; dificuldade de expor os sentimentos e pensamentos. Em segundo lugar: O que é ser um bom amigo? Algumas caracteristicas são importantes; sinceridade e honestidade; seja você mesmo; respeite o outro; faça para o outro aquilo que gostaria que fizessem com vc; conheça bem a si mesma; evite julgamentos (a si mesmo e ao proximo); não tenha medo de ser vulnerável; não fique na defensiva; construa relações de confiança baseadas no dialogo; divida suas experiências; ajude seus amigos em horas de necessidade e peça ajuda quando precisar. Amizade é antes de tudo uma troca (reciprocidade é importante). Todas essas habilidades podem ser aprendidas e construidas; um processo psicoterapeutico pode ajudar muito nesses casos. Abraço
Para fortalecer suas amizades e melhorar como amiga, dedique tempo regularmente para se conectar com seus amigos, demonstrando interesse genuíno em suas vidas e praticando a escuta ativa. Além disso, reflita sobre suas próprias atitudes e comportamentos, buscando maneiras de ser mais presente, confiável e comunicativa. Esteja disposta a reconhecer e aprender com seus erros, e lembre-se de que relacionamentos saudáveis são uma via de mão dupla, onde ambos os lados devem se sentir valorizados e apoiados. Esses esforços não apenas beneficiarão suas amizades, mas também contribuirão para seu próprio crescimento pessoal e bem-estar emocional.