O que são pacientes transdiagnósticos? .
3
respostas
O que são pacientes transdiagnósticos? .
São pessoas que apresentam sintomas ou padrões de sofrimento que atravessam diferentes categorias diagnósticas. Por exemplo: alguém com ansiedade generalizada, episódios depressivos e comportamentos compulsivos — ou que muda de diagnóstico ao longo do tempo, sem perder a raiz emocional do problema.
Esses pacientes se beneficiam muito do modelo transdiagnóstico, porque ele não trata apenas o “nome do transtorno”, mas os processos centrais que se mantêm ativos, independentemente do rótulo.
Esses pacientes se beneficiam muito do modelo transdiagnóstico, porque ele não trata apenas o “nome do transtorno”, mas os processos centrais que se mantêm ativos, independentemente do rótulo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Se refere a indivíduos que apresentam sintomas ou características comuns a múltiplos transtornos mentais como: ansiedade, humor deprimido, obsessões, compulsões entre outros. Podem ter mais de um diagnóstico ao mesmo tempo ou sintomas que não se encaixam perfeitamente em nenhum diagnóstico específico.
Pacientes transdiagnósticos são aqueles que apresentam padrões emocionais e comportamentais que atravessam diferentes diagnósticos, como ansiedade e depressão ao mesmo tempo. Em vez de focar apenas em um rótulo, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), abordagem que eu trabalho, percebe os processos que mantêm o sofrimento, como pensamentos negativos, evitação e dificuldade de regular emoções. Essa abordagem permite um tratamento mais profundo e personalizado, focado no funcionamento emocional da pessoa como um todo. É especialmente indicada para quem sente que seu sofrimento não cabe em apenas um diagnóstico.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Em que a terapia cognitiva baseada em atenção plena (MBCT) pode ajudar?
- Como a conexão entre mente e corpo afeta a saúde mental?
- Como lidar com a identificação projetiva? .
- Quais são as habilidades técnicas que auxiliam no aconselhamento psicológico?
- Qual a importância do aconselhamento psicológico para a saúde mental?
- De que forma o medo da rejeição pode impactar a vida pessoal de uma pessoa ?
- Como a neuroplasticidade pode contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional?
- Quais são os sintomas da impulsividade negativa ? .
- Quais transtornos psicológicos podem resultar do bullying?
- Como a neuroplasticidade contribui para a aprendizagem e a memória?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.