o que são transtornos sexuais?

8 respostas
o que são transtornos sexuais?
O comportamento sexual humano é diversificado e determinado por uma variedade de fatores bio-psico-sociais. Isto é, estamos cercados e marcados por questões diversas como relacionamentos, cultura, hereditariedade, etc. Os transtornos sexuais, chamados de parafilias, parafraseando o autor Hercules (2008), "podem ser caracterizados por anseios, fantasias ou comportamentos sexuais, manifestados de modo intenso e recorrente, que envolvem objetos, atividades ou situações incomuns e causam sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo". Espero ter ajudado e complementado! Att.!

Como o próprio nome sugere, sob a rubrica "Transtornos sexuais" são enumerados todo tipo de transtorno que afeta a vida sexual do sujeito, e cujas causas são as mais variadas. Podem ser de origem biológicas ou pisco-sociais. Em muito casos, aquilo que para um determinado sujeito, sua forma de vivenciar a sexualidade, é sentido como um transtorno, pode guardar profundas relações como uma expectativa que lhe é imposta. Enfim, fora os casos que envolvem implicações legais, como algumas manifestações perversas da sexualidade, o transtorno sexual só pode ser devidamente avaliado a partir da singularidade de cada sujeito, levando-se em conta a particularidade de sua história: cada casa é único.
Há de se perguntar o que é normal e o que é uma patologia sexual.

Transtorno sexual estão elencados no CID no DSM, e suas prevalência: Disfunção Sexuais, Transtorno de Identidade e Transtorno de Preferencia, e seus sub títulos, todos com significado desdobramento muito importante. pois, geram ajustes bio-psico-social e sofrimentos.
att.
São às dificuldades ou impedimentos do desenvolvimento físico ou afetivo das atividades sexuais, desde o desejo até impossibilidade de efetiva relação sexual satisfatória.
Transtornos sexuais pelo DSMV, CID 10 (Conselho Internacional de Doenças) são tratados como disfunções sexuais baseia-se na resposta sexual que neste caso envolve o quatro etapas: excitação,platô,orgasmo,e resolução.Todo esse processo envolve a questão do desejo, pensamento, atração.Existe critérios diagnósticos específicos para nove disfunções.
As parafilias são tratadas como disfunção sexual ou delinquência sexual na medida que causam mal estar, sofrimento ou deterioração clínica, implicando em complicações legais. São comportamentos sexuais onde não há consentimento da outra pessoa.
Os transtornos/disfunções sexuais, ocorrem quando alguma etapa ou componente da atividade sexual não funciona bem. O conceito é definido a partir de uma queixa de insatisfação de homens e mulheres em relação a alguma das fases que compõem o ciclo sexual (desejo, excitação e orgasmo).
Podemos dizer que seria o que se apresenta de disfuncional na sexualidade dita normal ou até até prática não convencional fixada, fetiche.
A sexualidade humana é composta de desejo e fantasia, dessa forma deve-se analisar caso a caso .
Incapacidade persistente ou recorrente que dificulta ou incapacita a pessoa a participar do ato sexual com satisfação. Quando se apresenta de maneira indesejável, com falta de controle ou apresenta algum desconforto por mais de 6 meses.