Tenho dúvidas sobre minha orientação sexual, gosto de mulheres e homens, mas sempre com intensidade

20 respostas
Tenho dúvidas sobre minha orientação sexual, gosto de mulheres e homens, mas sempre com intensidade diferente, como saber minha orientação sexual ?
Boa noite
Todos temos a tendência de achar que tudo que foge do que é socialmente e culturalmente aceito sai da normalidade e acabamos muitas vezes sofrendo em função disso. Com a sexualidade acontece a mesma coisa e ela é tão complexa que não dá para dizer o que é certo e errado, normal ou anormal. O importante é a pessoa estar em sintonia com sua identidade de gênero e orientação sexual, sem penar com isso. Como psicanalista, acredito que tudo que somos hoje é herança de nossa infância, azeitado um tanto pelas questões sociais que enfrentamos no momento. Nem tudo é possível explicar, mas de algumas coisas é possível lembrar e elaborar, para que não soframos com as memórias de nossa infância. Um psicanalista/psicólogo pode te apoiar nessa jornada de descoberta da sua verdade e do seu ser. Boa sorte. Abraços

Se isso gera conflitos para você, vale a pena encontrar as raízes da sua relação com o tema e pacificar essa conexão para consigo sem preconceitos. Traumas pessoais e sociais podem e devem ser tratados e você deve estar sempre ao seu lado cultivando interesse pelo autoconhecimento e um bom coração para o autocuidado. Terapia EMDR + Pain Management é uma grande ferramenta para a fluidez mente-corpo/corpo-mente. Cuidar de si: se não agora, quando? Um abraço!
Olá, é importante entendermos nossos sentimentos, se isso tem gerado algum conflito é válido buscar por um profissional qualificado que possa te ajudar com esses sentimentos todos buscar por um profissional que possa te auxiliar a conduzir essa situação, é válido desenvolver o autoconhecimento de forma saudável isso vai te trazer clareza e uma maior facilidade para se conhecer e entender seus sentimentos e processos internos. Espero que fique bem, abraços.
Olá! Pela sua narrativa parece que sua angústia está em apenas definir sua orientação sexual e antes disso seria importante você pensar sobre alguns pontos: 1-Será que gostar de pessoas com intensidades diferentes só ocorrem com gêneros diferentes? 2-Será que definir sua orientação sexual fará com que seus desejos parem? 3-A necessidade de definição vem de você mesmo ou para se enquadrar na sociedade?
4-Para você o que é mais importante o seu sentir ou o nome que isso tem? Se ao responder tais questões ainda fiquem dúvidas ou angústias busque um psicólogo para que esse te ajude nesse processo de descoberta!
Temos a tendência em buscar nossos "quadradinhos" para nos definir... sou gay? Sou bi? A verdade é que a sexualidade humana é fluída, e a orientação da sexualidade de cada um é simplesmente para onde "aponta" o teu desejo. Ou seja, tua sexualidade é orientada para homens e mulheres, mas sempre com intensidades diferentes!! Não ha nada de errado nisto, e nem é necessário dar um nome para isto. Apenas que você sinta o prazer da liberdade de amar e ser amade, do jeito que gosta de ser!!! Esquece a "angústia da caixinha", e simplesmente viva!! E, se precisar de algum rótulo, pode dizer "hoje estou..."
Espero ter ajudado!!
A sexualidade é algo dinâmico, plural e, portanto, um campo aberto para experimentação. Talvez, o seu desejo esteja dirigido tanto para homens quanto para mulheres mesmo. O mais relevante é identificar se existe algum nível de sofrimento psíquico relacionado a essa questão. Muitas vezes a dificuldade de aceitação de si, do seu desejo ou o medo da reação da família ou da sociedade, por exemplo, podem causar muita dor. Se esse for caso, é recomendável buscar uma psicoterapia. Contudo, vale destacar que o trabalho não deve se ocupar de uma “cura” ou “correção” da sexualidade a fim de enquadrá-la heteronormativamente. Faço essa observação, pois, infelizmente, ainda há profissionais cuja conduta é patologizar a sexualidade, o que acaba por disseminar preconceitos e provocar mais sofrimento, impedindo que ela seja vivenciada, explorada. Espero ter ajudado.
Olá! Entendo que temas relacionados à sexualidade assim como práticas sexuais podem ser desconcertantes num primeiro momento, mas são um elemento inevitável para toda e qualquer pessoa. Esse pode ser um momento muito rico para entender os modos como desejamos sexualmente o outro e uma possibilidade de reconhecimento de si. Sugiro que procure um espaço de escuta onde você possa endereçar suas questões e afetações caso elas estejam te incomodando. Me coloco à disposição. Abraços

Olá

Muitas vezes ter o controle, ter a certeza se é "salgado"ou "doce", do que se gosta mais... Consome a mente gerando dúvidas e sentimentos confusos. É necessário ser paciente consigo mesmo. Não se cobrar uma resposta imediata é o mais importante. Ter um espaço para elaborar essas questões. É necessário ter calma, e ter momentos de reflexão tranquilos sem se consumir, para isso é importante a ajuda da psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Antes de tudo, vale problematizar o porquê identificar que gostar de homens e mulheres possa ter a ver com uma “incongruência” de gênero, assim como problematizar a necessidade de uma autodefinição que possa limitar sua capacidade de se desenvolver em seus desejos. Não há um padrão que possa ser considerado “congruente” e outros desviantes, como a lógica hegemônica de patologização da vida busca impor. Pelo contrário, a sexualidade é diversa e pode ser desenvolvida e enriquecida nas infinitas possibilidades de desejo e de amor. Por isso, se você só está constatando que está se descobrindo nas suas preferências e intensidades de desejo sexual, não há necessidade de psicoterapia. Siga em frente com suas descobertas e desejos. Contudo, se os padrões normativos ou os preconceitos sociais geram conflitos ou algum sofrimento em você, a psicoterapia pode te auxiliar a lidar com essas questões.
A sigla começou com GLS. Virou LGBT. Agora é LGBPQIA+. Isso quer dizer que você não está só na busca pela identidade de gênero e orientação sexual. Todos esses questionamento que os colegas colocaram acima são muito válidos. Provavelmente todos nós já nos deparamos com eles e não apenas no campo da sexualidade. Mas eu entendo que, às vezes, a gente só precisa entender qual é nosso lugar no mundo. E para isso a gente precisa de conhecimentos específicos. Um profissional Psi que trabalhe com sexualidade pode te ajudar com isso.
Bom, mas para matar a curiosidade, o significado da sigla é:
L - lésbicas
G - gays
B - bissexuais
T - transexuais
Q - queer
I - intersexo
A - assexual
+ - utilizado para incluir outras possibilidades de gênero e orientação sexual. Exemplos: pansexual e sapiosexual.
Você se identifica com algum desses grupos?
É comum gostarmos das pessoas em intensidades diferentes, as vezes preferir mais um, as vezes mais o outro... Contudo, se você tem interesse de saber mais sobre sua orientação sexual e sexualidade, sugiro que você faça um acompanhamento com psicóloga pra se conhecer, entender melhor sobre esses sentimentos, intensidades e se dar conta a melhor maneira, para você, se relacionar com o outro. Espero ter ajudado, estou à disposição. ;)
Olá! Apesar da orientação sexual contar com diversas especificidades de acordo com a forma como o desejo afetivo/sexual se direciona, a vivência humana pode não caber em algum destes conceitos. O que quero dizer é que, com o processo terapêutico é possível sim refletir acerca de seu desejo, a forma como ele ocorre de maneiras diferentes para os gêneros, mas não há a obrigatoriedade de no fim haver uma definição, se você seria bissexual, por exemplo. Mais importante do que encontrar um termo que defina o seu desejo, é que você consiga vivenciá-lo de maneira plena e com ausência de sofrimento.
Quando nascemos, o modo é: temos um pai (homem) e uma mãe (mulher) (mas entenda que há casos que o pai pode ser feminino e a mãe pode ser masculino) para cuidar de você e você passa a amar os dois. Ama o sexo feminino e o sexo masculino. Dependendo de como foi sua criação e como você enxergou esses "amores" e a partir disso que você irá definir do que gosta mais, nada será na mesma intensidade. Se você gosta de homem e de mulher TALVEZ você seja bissexual. MAS indico iniciar um tratamento psicológico para saber mais sobre o que te incomoda: a intensidade que você diz sentir, que em cada um é diferente e parece que essa diferença está lhe incomodando.
Olá! É comum acontecer dúvidas acerca do que gostamos, de qual lugar nos encaixamos, qual o "rotulo" que usamos. Porém, o que vem de fato desse rotulo, tão buscado? A sexualidade humana é complexa e cada um a manifesta de uma maneira única, ninguém sendo exatamente igual ao outro.
O seu desejo aponta para homens e mulheres, de formas diferentes, e é assim que a sua sexualidade se apresenta.
Indicaria, contudo, que começasse uma psicoterapia com uma psicóloga se a dúvida te trazer sofrimento, se essa intensidade distinta entre os gêneros seja doloroso e confuso. No tratamento, você poderá entender melhor seus próprios conceitos sobre gênero, desejo, sexualidade e tabus, e identificar e tratar o que está te machucando.
A orientação sexual é uma questão muito pessoal e única para cada pessoa. Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois cada pessoa tem suas próprias experiências e sentimentos. O que é importante é que você se sinta confortável com sua orientação sexual e que possa expressar seus sentimentos e desejos de forma saudável. Se você estiver se sentindo confuso ou inseguro sobre sua orientação sexual, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental para obter ajuda.
Olá! Espero que você esteja bem. Como os colegas colocaram acima, a sexualidade é algo muito particular e única, afinal, só nos mesmos habitamos nosso corpo e acompanhamos nosso modo de desejar e de fantasiar. Antes de tudo, queria tranquilizar você, é absolutamente normal estes questionamentos em relação a orientação e a intensidade de seu desejo. O mais importante é você ir atrás e autorizar seu desejo no momento. Sugiro que para compreensão e aprofundamento, você procure um profissional da psicologia que seja competente, humano e acolhedor.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Através de um processo de autoconhecimento, nesse sentimento fazer psicoterapia vai te ajudar bastante. Abraço
A orientação sexual é uma parte complexa e única da identidade de cada indivíduo. É normal que as experiências e a intensidade do interesse possam variar ao longo do tempo. Se você está se questionando sobre sua orientação sexual, aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

Autopercepção: Reflita sobre suas próprias experiências e sentimentos. Pergunte a si mesmo como você se sente em relação a homens e mulheres em diferentes contextos e situações.

Aceitação da fluidez: Lembre-se de que a orientação sexual pode ser fluida e mudar ao longo do tempo. Não há uma resposta única ou definitiva, e está tudo bem se você perceber que seus sentimentos ou a intensidade do seu interesse mudam.

Exploração sem rótulos: Não sinta pressão para rotular sua orientação sexual. Você pode simplesmente se identificar como alguém que está aberto a se relacionar com pessoas, independente do gênero.

Conversa com outros: Compartilhar seus sentimentos com amigos de confiança, familiares ou mesmo com um profissional de saúde mental pode oferecer diferentes perspectivas e apoio.

Tempo para autodescoberta: Dê a si mesmo tempo para entender e aceitar seus próprios sentimentos. A jornada para compreender a orientação sexual pode ser um processo gradual.

Consulta profissional: Se você está se sentindo confuso ou isso está afetando sua saúde mental, considerar a orientação de um profissional, como um psicólogo ou terapeuta, pode ser útil.

Lembre-se, não há pressa para descobrir ou rotular sua orientação sexual. O mais importante é focar no entendimento e aceitação de si mesmo. Seja gentil consigo mesmo durante esse processo de autodescoberta.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 220
Olá! Tudo bem com você?
Lendo sua questão, acho importante pontuar que a sexualidade é algo muito complexo, porém super possível de ser compreendida para que se possa vivê-la de uma forma autêntica e saudável.
A sexualidade é composta por diversas camadas, sexo biológico, gênero (masculino, feminino, não binário), a expressão de gênero (como eu expresso minha masculinidade, minha feminilidade, etc), a orientação sexual (pra onde meu desejo aponta, de que forma eu coloco ele em prática, como me identifico e me vejo nesse sentido), enfim, são várias nuances que compõe nossa sexualidade.
E em se tratando da sexualidade, ela é uma parte da nossa identidade, e socialmente encontra uma série de preceitos, valores e relações que atravessam nossa maneira de entender e viver a nossa sexualidade.
Por ser justamente um assunto complexo e amplo, seria muito importante para você buscar um psicólogo que saiba auxiliar você nessa sua busca por compreensão e autoconhecimento, além de cuidar de tudo que possa estar envolvido com essa temática em sua vida. Eu sou um psi homossexual e que atendo o público LGBT+, estou à disposição para te ouvir, e ajudar a cuidar dessa e outras questões que possam estar relacionadas.
@psialexsouza
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia voltada para a população lgbtqiapn+ - R$ 250
É completamente comum que uma pessoa que se entende como bissexual gosta de formas diferentes de homens e de mulheres, então somente isso não faz gerar dúvidas de uma bissexualidade. Mas, para além disso, é importante que você se questione a fim de se entender mais a fundo, o que você gosta, o que deseja em uma relação a dois. E um profissional pode te ajudar nesse percurso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 200