Oi eu queria saber se e normal, eu sentir consciência do meu corpo/quem eu sou? Tipo estou no meu d

24 respostas
Oi eu queria saber se e normal, eu sentir consciência do meu corpo/quem eu sou?
Tipo estou no meu dia a dia e do nada eu paro e vejo "nossa eu sou fulano" (mais parece que minha visão muda, como se eu estivesse me vendo de fora) e dps fico normal e como se eu não tivesse no controle e logo em seguido eu volto ao normal coisa de segundos.
Olá, sim é normal questionamentos a cerca de quem somos, porém seria importante você poder falar mais sobre essas questões com um profissional da área de saúde mental como um psiquiatra ou psicólogo para quue possa ter um diagnóstico e tratamento adequado se necessário.

Oie!! É importante você buscar um profissional que possa te ajuda a compreender melhor o que está acontecendo, para que você possa aprofundar mais no entendimento do que pode estar acontecendo com você! Muitas vezes pode acontecer de estarmos muito concentrados em algo por um longo tempo e quando retomamos a consciência paramos para pensar onde estamos e quem somos, não sei se esse seria o seu caso, é importante buscar um profissional para ampliar esse entendimento e te auxiliar no seu processo de autoconhecimento!!
Sentir consciência do próprio corpo por momentos é normal, isso se chama propriocepção. Mas a sensação de não estar no controle de si mesma é algo que chama mais a atenção e pode ser indicativo de que algo não esteja funcionando muito bem, mas seria interessante passar por algumas entrevistas com psicólogo ou psicanalista para avaliar melhor essa sensação.
Espero que minha modesta contribuição possa ajudar com a sua dúvida. Um grande abraço!
Olá, acredito que seja importante você buscar ajuda de um psicólogo para conversar sobre essas questões, realizar uma avaliação psicológica e se for necessário, dar início a um tratamento adequado. Estou à disposição para maiores informações.
Sim, esse tipo de "mudança de ângulo" pode acontecer. Geralmente nos pensamos como os protagonistas da nossa própria vida, mas não é costume questionar muito esse ponto de vista. Porém, assim como somos capazes de criar histórias de ficção, contos e poesia, também podemos fazer diferente quando se trata de narrar e perceber nossa própria vida. Quem sabe não é a oportunidade de você escrever algo mais autoral agora que se vê como um personagem da sua própria vida? Por fim, se isso estiver sendo fonte de muita angústia, aí você deve buscar auxílio psicológico. Caso contrário, indico que busque livros de filosofia e explore ainda mais o seu interior (Sobre a brevidade da vida, de Sêneca, é uma boa indicação). Abraço!
Você expressa sinais interessantes para uma investigação. Um diagnóstico claro, uma terapêutica com mais chances de sucesso, de uma experiência de si mais harmoniosa. Um abraço!
Que bom que você está em busca de entender o que está acontecendo, permitir-se ao autoconhecimento é fundamental para encontrar algumas respostas. Frente à sua questão, ela está fragmentada e poderá obter maior clareza com ajuda de um profissional da psicologia e, se necessário, este o encaminhará ao psiquiatra. Importante, inicialmente, ter algumas primeiras sessões para expandir e aprofundar estas ocorrências, entender em quais momentos ocorrem, duração, frequência. Conte comigo para lhe auxiliar neste processo.
Olá! Sim, é muito normal e muito bom ter a percepção do próprio corpo. Agora, importante é o quanto isso te incomoda ou te assusta? Se tens desejo de autoconhecimento procure por um profissional da psicanálise/psicologia, para te ajudar nessas e outras questões.
Olá,
Muito interessante o que tu descreve!
Mas o conceito de normalidade fica distanciado do fato de que isto acontece contigo, como tu te sente e se isto te faz bem ou não. E para investigar mais sobre si mesmo, se for da tua vontade, o processo de análise é bem indicado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, o que você descreve merece uma atenção especial e investigar a frequência que isso ocorre, por isso eu lhe sugiro procurar um psicólogo para fazer um diagnóstico mais preciso dos fatos que estão ocorrendo com você
Olá,
Sentir consciência do teu corpo, é normal. Quanto a se ver de fora, tal qual acontece quando estamos sonhando (não sei se acontece com vc em sonho também), é diferente. Sugiro uma avaliação com um profissional para que vc exponha com detalhes essa situação e obtenha maior conhecimento do que se passa contigo!
Abração e boa sorte!
Olá, concordo com o colega acima na colocação de ser uma desrealização ou despersonalização, o que acontece em alguns diagnósticos. Tendo isto em vista, acredito ser importante a procura da terapia para averiguar melhor o seu caso e também dar continuidade ao cuidado psicológico.
Pode estar relacionado à ansiedade, e este seu breve relato pode sugerir diversas interpretações.
Importante seria você ter um espaço de segurança e acolhimento para falar disso e outros assuntos que podem estar relacionados e você não consegue perceber sem ajuda profissional. Espero que encontre uma psicóloga que possa te ajudar a lidar bem com esta situação. E deixando de se preocupar, fique mais leve e feliz. ;)
Olá, te recomendo buscar a psicoterapia, pois somente o psicólogo poderá avaliar e compreender a sua queixa, mas assim como foi colocado por outros colegas tem possibilidade de ser uma despersonalização ou desrealização, porém são poucos dados para afirmar que possa ser isso, por isso busque um profissional que possa fazer essa avaliação.
Todos os poucos detalhes mencionados são interessantes e relevantes, o ideal é você ter noção se esse fenômeno incomoda vc, em caso afirmativo, busque ajuda, através da Psicoterapia, o autoconhecimento, ajudará você a lidar com esse sintoma
O Psicólogo também poderá entender melhor o que está acontecendo e se for o caso, encaminha você para um médico.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Essa percepção de si pode ser aprimorada. É como se você se visse pelos olhos de outra pessoa, não é? Poucas pessoas conseguem isso. Psicólogos Psicodramatistas te ajudarão a potencializar essa tua capacidade, inclusive para utilizares no papel profissional. Boa sorte nessa jornada!
Bom dia!
Na fase da adolescência é muito normal essa avaliação de si mesmo diante de muitas duvidas e mudanças corporais. Mas numa fase mais adulta essas questões podem trazer outro quadro que deve ter uma avaliação no consultório, pq a insegurança anda de mãos dadas com a duvida. A terapia não faz milagres mas transforma a duvida em certeza. isso que vc busca faz parte de um quadro diante dos questionamentos, mas não podemos encarar como algo que passara sem ajuda. É importante uma avaliação para que vc tenha a certeza do tratamento a ser feito.
A saúde mental trabalha em conjunto com bons psicólogos e psiquiatras. Busque um bom psicólogo que vai te ajudar neste movimento de se cuidar.
Sim, isso pode acontecer por vários motivos. Por exemplo, frequentemente estamos fazendo as coisas no automático, sem nem ter consciência de nós mesmos, quando, de repente, algum estímulo faz com que a gente saia desse automático e "lembre-se" de que é alguém. Como passar o dia todo respirando normalmente, sem consciência de que está fazendo isso e, em algum momento, parar e perceber "nossa estou respirando". Se você sentir que estes questionamentos estão te trazendo algum sofrimento psicológico, ou se você quer explorar mais que você é, aí recomendo que inicie um processo psicoterápico. Abraço!
Olá! É de grande importância entender o que está acontecendo, permitir-se ao autoconhecimento é fundamental para encontrar algumas respostas. Acerca da sua questão, você poderá obter maior entendimento com ajuda de um profissional da psicologia e, se necessário, este o encaminhará ao psiquiatra. Importante, inicialmente, ter algumas primeiras sessões para expandir e aprofundar estas ocorrências, entender em quais momentos ocorrem, duração, freqüência. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, você está dizendo que em vários momentos se vê fazendo reflexões sobre você e sua existência. Há momentos na vida que isso acontece se isso vem de forma saudável. O mais indicado é que você procure por um psicólogo para falar um pouco mais sobre tudo isso.
Olá! É super normal e natural que em determinados momentos da vida estejamos conscientes do nosso corpo e que a partir daí surjam questionamentos como os que você faz. Mas se isso é uma coisa que te chama a atenção e ocorre de modo a interferir na vida, oriento você a buscar um profissional que realize avaliação e indico também, o processo de análise para que você possa se compreender no seu movimento.
Olá, muito interessante, a Terapia Cognitiva-Comportamental, poderá lhe ajudar a compreender melhor os pensamentos que surgem a respeito de si e como eles interferem no seu dia a dia, bem como compreender também a sensação de perder o controle. Procure ajuda do psicólogo que poderá, que irá contribuir muito para o conhecimento dos seus padrões de pensamentos e emoções. Abraços
Oii! Como vc está?
é normal fazermos questionamentos sobre quem nós somos..é saudável! Só que, quando em conjunto com um profissional da psicologia, vc pode tratar isso em psicoterapia, e assim vc se conhecer mais e responder essas questões. A boa notícia é que vc está aqui buscando ajuda né? isso é um excelente sinal, um olhar cuidado com vc mesmo, se conhecer genuinamente, a psicoterapia tem muito a oferecer. Caso sinta-se interessado em se conhecer mais, Sou a letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição. Abraço
Penso que pode estar relacionado a ansiedade, existe algo que chamamos de despersonalição, que se encaixa com o que você descreve. Entretanto, minha orientação é buscar um psicólogo para acompanhamento mais detalhado