Oi fui diagnosticada com trantorno de personalidade borderline q está se agravando nessa faze da minha

6 respostas
Oi fui diagnosticada com trantorno de personalidade borderline q está se agravando nessa faze da minha vida,tbm tenho TOC,sindrome do panico e depressão,será q consigo me aposentar pelo inss?
Estou com 31 anos na pior parte do transtorno
Procure se informar no INSS.
sugiro procurar um psicólogo para lhe auxiliar nesta fase difícil.

Entendo que deve estar passando por uma fase de desafios, mas será que aposentar-se é exatamente o que vai te trazer uma melhora nos quadros diagnósticos que citou?
Você listou vários diagnósticos, então imagino que deve ter passado por profissionais que atestaram isso. Como é para você buscar os profissionais não só para compreender os diagnósticos, mas também para tentar ampliar o autoconhecimento e, assim, dar a chance de se sentir melhor e mais produtiva?
O mundo do trabalho é muito importante para que as pessoas se sintam pertencentes à sociedade. O recurso do INSS pode até ser aprovado caso você comprove seus diagnósticos, mas reflita em como isso vai fazer você se sentir por dentro.
Se sua preocupação principal é se conseguirá a aposentadoria, basta seguir em frente com a papelada do INSS. Agora, se sua preocupação é com sua saúde, busque profissionais de confiança e comprometidos; caminhe em direção à compreensão própria que, no fim, a decisão ficará mais clara dentro de você.
Olá! O que mais me chamou a atenção no seu depoimento foram os rótulos que esses diagnósticos te trouxeram. Cada pessoa tem uma vida psíquica única e resumi-la a transtornos pré-determinados pode limitar o seu entendimento do que está realmente sentindo e de onde vêm essas angústias. Para conseguir uma licença psiquiátrica, junto ao INSS, esse diagnóstico será necessário, mas para você com você mesmo e uma futura psicoterapia, se desprenda desses nomes pois não são eles que te definem.

E quanto a uma possível aposentadoria por invalidez, talvez ela lhe traga um peso emocional prejudicial. Uma licença psiquiátrica pode te dar o tempo que você precisa para cuidar de si e ver como as coisas ficam.
Espero ter ajudado e desejo que você fique bem! Abraços
Olá,

creio que o correto é você manter contato com um psicólogo, para que você possa tirar suas dúvidas e ao mesmo tempo se tratar. É muito importante você estar acompanhada por um profissional para que possa ser amparada e tratada corretamente, pois muitas são as dúvidas e queixas de quem tem esse transtorno. Com relação ao INSS, procure o próprio INSS para ter uma informação exata e ser melhor direcionada com relação a sua aposentadoria.
Olá! Primeiramente, para auxilio doença e aposentadoria por invalidez faz necessário que a pessoa que solicita tais benefícios, tenha a condição de "segurado" ou seja tenha contribuído com o INSS um período que se não me engano, é de 12 a 36 meses ou um mínimo de 12 contribuições... neste sentido você pode se informar no 135 (INSS). Segundo, uma vez tendo o direito a solicitação, as regras do INSS são as mesmas tanto para doenças físicas quanto para as psicológicas/psiquiátricas. Fica a cargo do perito médico avaliar se há ou não constatação de invalidez para trabalho, podendo ser interpretado que a doença em questão pode ter condições de melhora com um tratamento adequado e ser concedido um auxilio doença, o que para a aposentadoria pode levar mais tempo... Não sei se é o caso... mas se após o diagnóstico você só está direcionando esforços para benefícios pelo INSS, também é direito seu e não abra mão de principalmente de se beneficiar de um tratamento. Abraços
Parece-me que atualmente você encontra-se numa fase deprimida, sem volta de nada, sem se sentir capaz para o trabalho, já que mencionou estar na pior fase.
Pense se o que está sentindo é transitório, se ir trabalhar piora seu estado.nesse caso busque um profissional Psicologo ( a), o importante não é o diagnóstico, mas o seu tratamento, seja medicamentoso ou Terapêutico.
Quanto ao Inss, busque maiores informações no próprio departamento.
O tratamento auxilia muito a reduzir os sintomas.
Espero que tenha ajudado.
Abraço.