Olá boa noite, gostaria de saber se o isolamento social e um sintoma comum em quem tem síndrome do

5 respostas
Olá boa noite, gostaria de saber se o isolamento social e um sintoma comum em quem tem síndrome do pânico e transtorno de ansiedade generalizada?
Boa tarde. Com certeza o isolamento faz parte do quadro de transtorno de ansiedade Esclarecendo que o o pânico e ansiedade estão associados . Recomendo que busque ajuda de psicólogo (a) para uma melhor averiguação da problemática. Preferencialmente um profissional que atue na abordagem cognitivo comportamental , que irá trabalhar o “gatilho da ansiedade e utilizam de algumas técnicas pata melhora do quadro apresentado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A síndrome do panico é um tipo de transtorno de ansiedade onde ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim irá acontecer mesmo que não tenha motivo aparente. O isolamento social é , de fato, um dos sintomas dessa síndrome, uma vez que o paciente evita ambientes sociais temendo a ocorrência de crises e/ou o contato com aglomeração de pessoas. O manejo exige atendimento psicológico, uma vez que não basta a intervenção farmacológica sem tratar os gatilhos responsáveis pelo panico . Tenho vários pacientes com tal demanda e veem apresentando quadro de melhora. Espero ter ajudado. Caso queira agenda uma consulta basta entrar em contato via whatsapp . Um abraço!
Tanto o transtorno do pânico e a ansiedade generalizada são transtorno da ansiedade. Pessoas com transtorno do pânico podem desenvolver agorafobia que é, o medo de sair sozinha, passar mal e não ter alguém para socorrê-la. Por causa desse medo a pessoa pode se isolar. No transtorno de ansiedade generalizada o prognóstico é melhor e nem sempre leva ao isolamento. O diagnóstico é realizado pelo psiquiatra e o tratamento mais eficaz é a combinação de medicamentos e psicoterapia cognitivo comportamental.
Usamos o termo isolamento social para explicar um comportamento onde a pessoa evita contato com outras pessoas, restringe seu círculo de amizades, deixa de sair e conversar com outras pessoas. Na síndrome do pânico pode acontecer esse comportamento por medo de passar mal em público, por sintomas de uma depressão secundária ou pois o fato de sair de casa para participar de seu ciclo social desperta uma nova crise. Na ansiedade generalizada muitas vezes não existe uma crise intensa de ansiedade tão intensa como no pânico, porém a pessoa também pode se isolar socialmente. Os medos e as angústias estão tão presentes no dia a dia que essa pessoa pode passar a evitar outras pessoas para se poupar dos pensamentos angustiantes e ansiosos. Um psiquiatra pode te ajudar no diagnóstico e entender o motivo deste sintoma.
Olá! Sim, o isolamento social, como também a evitação a lugares cheios, distantes e apertados, também são muito freqüentes em pacientes com sintomas de ansiedade. Com a principal intenção de não disparar um estado de mal estar. A Sindrome do Pânico é uma das ramificações dos Transtornos de Ansiedade. Portanto os sintomas são bem parecidos e próximos. Esses Transtornos são tratáveis, com acompanhamento psicológico e consulta psiquiátrica.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.