Olá boa tarde. Prezados doutores. Existem semelhanças entre os sintomas de TDAH e a Síndrome de
8
respostas
Olá boa tarde.
Prezados doutores.
Existem semelhanças entre os sintomas de TDAH e a Síndrome de Asperger infantil? Grato.
Prezados doutores.
Existem semelhanças entre os sintomas de TDAH e a Síndrome de Asperger infantil? Grato.
Bom dia! Ambos os transtornos apresentam algumas semelhanças, porém, cada um deles possui características próprias que difere um do outro. O TDAH é um transtorno neurobiológico que aparece na infância, geralmente se caracteriza pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. As crianças são tidas como hiperativas, avoadas, com um "bichinho carpinteiro dentro do corpo" pois se movimentam o tempo todo. A Síndrome de Asperger também é um transtorno neurobiológico, mas geralmente afeta as habilidades de comunicação, socialização e por vezes, a área sensorial. A criança pode pode também apresentar comportamentos obsessivos e repetitivos, características estas não presentes no TDAH. Porém, a criança pode ter as duas coisas juntas. Uma como comorbidade da outra. Por isso é muito importante procurar um profissional médico especializado para avaliação e complementar com avaliação neuropsicológica para ajudar a criança a encontrar formas mais eficazes de ter uma vida funcional.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A síndrome de asperger é uma trabstorno neurobiologico que afeta a forma de interação, se vincular e relacionar com as pessoas. É um transtorno do espectro autista. O TDAH é um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Geralmente causa falta de atenção, desinteresse, inquietude e hiperatividade, porém não interfere na vinculação, ou Inter relações. Asperger é mais introspectivo. Espero que tenho ajudado. Abraços.
Tendo como base a resposta da colega, é importante pensar que a síndrome de Asperger, hoje considerada parte dos transtornos do espectro autista, tem o prejuízo no desenvolvimento, especialmente das relações interpessoais e da linguagem, como a questão central. A desatenção e a agitação às vezes aparecem mais como consequências da dificuldade da criança em se envolver com as pessoas, outras crianças e brincadeiras com alguma estrutura (que têm começo, meio e fim, como o faz de conta), objetos e tarefas que para ela não são interessantes ou lhes é difícil completar.
No TDAH, a dificuldade de completar algumas tarefas também pode acentuar os sintomas, mas a desatenção e a agitação são os problemas centrais que motivam outros prejuízos sociais ou sintomas.
No TDAH, a dificuldade de completar algumas tarefas também pode acentuar os sintomas, mas a desatenção e a agitação são os problemas centrais que motivam outros prejuízos sociais ou sintomas.
Boa Tarde! Em primeiro contato as duas se parecem, mas quando passamos a acompanhar percebe-se que as duas possuem peculiaridades: Por exemplo, ambas tem como sintoma problemas de relacionamento social, gerando agressividade, mas acontecem de formas distintas. Em TDAH o comportamento social agressivo está associado a impulsos nas ações, enquanto asperger se mostra agressivo pois há falha de comunicação com o meio social.
A explicação aqui relatada é suscinta devido a complexidade da temática, pois ainda podem coexistir fatores em diagnóstico. Ficamos à disposição.
A explicação aqui relatada é suscinta devido a complexidade da temática, pois ainda podem coexistir fatores em diagnóstico. Ficamos à disposição.
Síndrome de Asperger e TDAH compartilham algumas semelhanças o que pode fazer o diagnostico um desafio. Um exame atento de suas definições revela que os problemas de atenção em Asperger são muito diferentes dos sintomas de TDAH, porém uma criança pode ser tanto Asperger e TDAH, o que requer tratamento de ambas as condições. A intervenção precoce pode ajudar a criança a encontrar formas eficazes de lidar com os problemas de aprendizagem muito associados com ambas as condições.
Existem semelhanças, conforme os colegas colocaram e é possível confundir os quadros, por isso encontramos crianças e adolescentes tratados como TDAH e, ao fazerem uma avaliação neuropsicológica, verifica-se tratar-se de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os sintomas de hiperatividade podem ser encontrados em diversos transtornos, inclusive TEA e, nesse sentido, é muito importante fazer uma boa avaliação neuropsicológica que auxilia no diagnóstico diferencial. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
É bastante diferente um transtorno do outro sendo imprescindível que o Psicólogo tenha especialização em Neuropsicologia para realizar a avaliação com instrumentos adequados. O portador do TEA deve ser tratado com psicólogo especialista em Aba. O diagnóstico errado implica em ministração de medicamentos equivocados prejudicando em especial as crianças com Asperger (Tea). Estou a disposição para qualquer esclarecimento.
Bom dia! Se observados/avaliados adequadamente, é possível verificar que os pontos que, para muitos poderia representar uma similaridade, não o são. Por isso, é imprescindível que o diagnóstico seja realizado por profissionais especializados (Psicóloga / Psiquiatra) e, no caso do Espectro Autista, é imprescindível a certificação do diagnóstico e acompanhamento de uma Neuropsicóloga (o).
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Levei meu filho, 11 anos, ao neurologista, levei tbm relatório da escola e da psicóloga, ambos relatando desconfiança de TDAH. O Neu solicitou f300 e eletroencefalograma, mas não passou avaliação neuropsicológica. Receitou atentah, disse que se ele realmente tivesse TDAH iria melhorar na concentração,…
- Tenho 31 anos, suspeitas de TDAH. Em uma consulta online e breve, o psiquiatra receitou atentah 18mg, essa dose é o suficiente para um adulto?
- Bom dia,tenho uma filha de 11 anos está no 6 ano do fundamental,ela estuda pras provas e atenciosa nas aulas e na hora de fazer os testes e as provas não consegue responder,fica muito nervosa a mão começa suar,o que pode ser,aí resultado não consegue tirar notas boas o que faço.estou muito preocupada…
- Meu filho de 7 anos, está tomando o Venvanse a 10 dias, e seu sono está péssimo. Há algo que possa ser feito para ajudá-lo a dormir? Apesar da pouca idade ele é extremamente consciente do que acontece e diz que a medicação o ajuda muito na escola e acalma sua cabeça. Ele tem TDAH e TOD, já com laudo.
- Eu tenho TDAH, e eu estava tomando ritalina por alguns meses, era ótimo, meu dia era muito produtivo,mas depois de um tempo eu vinha sentindo como se o efeito estivesse passando 3 horas depois, conversei com minha psiquiatra e ela trocou para a Ritalina LA, mais eu não sinto o mesmo efeito que a ritalina,…
- ola me chamo monique e tenho 27 anos, minha pergunta é, qual profissional tenho que procurar para saber se tenho TDAH, pois trenho dificuldade nas areas de todas digo todas as materias, nao consigo absorver nada .
- olá, gostaria de saber se tem como realizar o diagnostico de tdah sem a avaliação neuropsicologica?
- Faz um tempo que sinto problemas de esquecimento, diminuição do meu raciocínio, sinto isso desde que comecei a tomar gabapentina e pregabalina pra fibromialgia. Tem sentido isso? Como resolver?
- Sempre suspeitei de ter TDAH, pois tenho muitos sintomas semelhantes e agora com a internet as pessoas começaram a conhecer sobre e todos que trabalham comigo, uma amiga que o esposo tem, falam que eu tenho... O único sintoma que acho que não tenho seria o hiperativo, não me considero uma pessoa assim,…
- Levei meu filho na neurologista por indicação da escola estar desconfiando dele ter TDAH (eu tbm já suspeitava por diversos motivos). A neurologista pediu um mapeamento (eletroencefalograma) dizendo que era pra descartar outras patologias... Mas eu pesquisando vi que o diagnóstico do TDAH é clínico e…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 469 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.