Olá! Como superar isso um embotamento afetivo tanto com relações pessoais/profissionais e o "não ve

14 respostas
Olá!
Como superar isso um embotamento afetivo tanto com relações pessoais/profissionais e o "não verbalizado" pela terapeuta após uma carta de declaração sentimental e até mesmo existencial? Minha T.O de referência mudou de estabelecimento e se foi sem nem um gesto de despedida. Eu tava na frente dela e ela simplesmente agiu como se eu não estivesse, não me olhou, não acenou, não nada.
Olá! Superar o embotamento afetivo e lidar com a falta de resposta da sua terapeuta ocupacional (T.O.) requer apoio profissional. É importante buscar um novo terapeuta que possa ajudar você a processar esses sentimentos e a situação com sua T.O. anterior. Eles podem oferecer um espaço seguro para você explorar suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com o embotamento afetivo, tanto em relações pessoais quanto profissionais.

Além disso, um terapeuta pode ajudar você a entender a natureza das relações terapêuticas, incluindo os motivos pelos quais sua T.O. pode não ter respondido à sua carta e não ter se despedido. Isso pode envolver compreender os limites profissionais e éticos na terapia, assim como trabalhar em sua capacidade de adaptação a mudanças e perdas em relações significativas. Lembre-se, cuidar de sua saúde mental é fundamental, e um profissional qualificado pode oferecer o suporte necessário para navegar por esses desafios.

Lamento pela experiência desconfortável. Considere buscar apoio profissional para lidar com as emoções geradas por essa situação. Focar em novas conexões pessoais e profissionais também pode contribuir para o seu bem-estar emocional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Ola!
É realmente uma situação complicada quando há uma brusca separação, com o fim de um tratamento por qualquer circunstância. Mas procure se lembrar que esta é uma relação profissional e por mais insensível que pareça, talvez sua TO tenha enviado uma mensagem quanto a transferência estabelecida nessa relação.

Busque a Psicoterapia para te ajudar a lidar melhor com situação, manejar as frustrações e identificar possíveis gatilhos.

Espero que fique bem!
;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá. Busque auxílio profissional e dialogue muito sobre seus sentimentos e sobre tudo o que está passando. Com o tempo sendo utilizado para elaborar essas dores, sendo apoiado por suporte profissional, é possível que possa administrar, lidar e até superar essas experiências.
Olá. Você utilizou-se de uma linguagem técnica para explicar o que está sentindo. Quando você fala de uma carta, você comentou sobre seus sentimentos aos quais, talvez ela tenha reagido conforme ela entendeu do lado dela. Uma questão que se sobressai é a sua interpretação sobre a relação com ela e pode não ser a relação dela com voce. Num percurso analítico seria interessante compreender suas expectativas em relação à atenção que recebe e a amplitude de suas fantasias na sua existência.
Olá! Lamento pela experiência. Relacionamentos as vezes tem um ciclo, nada é por acaso. Pode ser a hora de tentar uma nova abordagem, com outro profissional. E siga seu cuidado emocional, trabalhe esses sentimentos de rejeição, abandono. Busque um psicoterapeuta comprometido com o tratamento. A disposição.
Boa noite.
Sinto muito pelo seu sofrimento com o final da relação com a profissional.
Lembre-se que é sobre como ela lida com as relações e não sobre você.
Procure trabalhar este luto e ressignifica-lo, busque uma terapia para entender o q se passou.
Estou aqui para ajuda-la
Abraço
Lidar com a ausência de resposta após expressar seus sentimentos pode ser difícil. É importante lembrar que a falta de despedida pode ser interpretada de várias maneiras e não necessariamente reflete desinteresse ou falta de apreço.

Para lidar com isso:

1. Reflita sobre seus sentimentos: Reconheça suas emoções e pense no impacto que essa situação teve em você.

2. Busque apoio: Converse com pessoas próximas para expressar seus sentimentos e obter diferentes perspectivas.

3. Considere uma conversa direta: Se confortável, talvez seja útil falar com sua ex-terapeuta para expressar seus sentimentos e buscar um encerramento.

4. Considere buscar suporte profissional: encontrar um Psicólogo que possa lhe acolher pode ajudar a lidar com esses sentimentos.

Cuidar de si mesmo emocionalmente é importante nesse momento desafiador.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico - R$ 1

Sinto muito por isso. è importante que trabalhe este seu sentimento que ficou "preso" e te trás sofrimento.
O posicionamento de sua T.O. realmente não foi como vc esperava, e tem todo direito de se sentir dessa forma. Procure auxílio terapêutico, boa sorte!
Olá. Não existe uma fórmula de como lidar, somente "lidando", ou seja, entrando em contato com essas emoções e a partir daí entender o que precisa ser feito. Minha orientação é procurar psicólogo. Abraço.
Olá! Sindo muito, vivenciar esse luto da perda de contato com essa profissional pode ser doloroso e o acompanhamento com profissionais pode te ajudar muito a lidar com esse desafio.
Se você se interessar em conhecer meu trabalho me chame por aqui ou no instagram @keziafelixpsi.
Sintase acolhida(o).
Olá. Sinto pelo ocorrido! Gostaria de te ouvir mais a respeito dessa situação. Quais era suas expectativas e como era esse relacionamento. Conversar mais sobre com um profissional, ajuda a abranger as possibilidades e até a mesmo a repensar o que se passou. Fico à disposição.
Olá, primeiramente sinto muito pelas experiências que passou.
Para lidar com o embotamento afetivo lhe sugiro que busque atendimento psicológico e encontrar um profissional no qual se identifique e se sinta à vontade para trazer suas questões pessoais.
O caminho que você irá aprender a lidar será completamente pessoal e individual. Te convido a marcar uma consulta para podermos tratar isso juntos
O embotamento afetivo é caracterizado pela diminuição ou ausência de expressão emocional, tanto verbal quanto não verbal. É isso que você sente? Isso pode se manifestar como uma sensação de "entorpecimento" emocional, onde a pessoa sente dificuldade em se conectar com seus próprios sentimentos e os sentimentos dos outros. A pessoa tem dificuldade de "interpretar" o que sente. Algumas possíveis causas do embotamento afetivo incluem experiências traumáticas, transtornos mentais como depressão ou transtorno de ansiedade, estresse crônico, ou até mesmo como uma resposta adaptativa para lidar com emoções avassaladoras.

No contexto das relações pessoais, o embotamento afetivo pode levar a dificuldades em expressar amor, carinho e empatia pelos outros. Isso pode criar barreiras emocionais nas interações sociais, levando a uma sensação de desconexão ou distância emocional em relação às pessoas ao redor. Nas relações profissionais o embotamento afetivo pode prejudicar a comunicação eficaz, a colaboração e o trabalho em equipe, afetando negativamente o desempenho no trabalho e a satisfação profissional.

As pessoas que sofrem de embotamento afetivo enfrentam desafios significativos na construção e manutenção de relacionamentos saudáveis e produtivos. Elas podem se sentir isolados, incompreendidos e incapazes de se conectar emocionalmente com os outros, o que pode levar a sentimentos de solidão e baixa autoestima.

É importante diferenciar embotamento afetivo de timidez. O embotamento afetivo é mais relacionado à falta de expressão emocional, enquanto a timidez geralmente envolve ansiedade em relação à interação social e ao medo de ser julgado pelos outros. No entanto, ambas as condições podem resultar em dificuldades nas relações interpessoais e na comunicação, e quando estão ambas presentes, o sofrimento por solidão e isolamento é ainda maior.

Para enfrentar o embotamento afetivo e possivelmente superá-lo, é preciso enfrentá-lo.

Buscar ajuda profissional, terapia individual ou em grupo, pode te ajudar a explorar e entender as histórias precoces que te marcaram afetivamente e te levaram a crer que amar é perigoso e assustador. Pode também te ajudar a desenvolver habilidades de auto-regulação emocional e aprender estratégias para se conectar mais profundamente com os próprios sentimentos e os dos outros.

Reconhecer e aceitar suas próprias emoções sem julgamento pode te ajudar a diminuir a autocrítica e com isso aumentar sua conexão com suas próprias emoções.

Agora vou tentar responder à sua segunda pergunta: sobre o abandono que você sentiu em relação à sua terapeuta de referência.
Em primeiro lugar quero te parabenizar, porque você demonstrou com sua pergunta estar profundamente conectado com suas emoções e também demonstrou que tomou atitudes para demonstrar seus sentimentos e emoções, como a carta que você escreveu. Além disso, deixou claro em sua pergunta como se sentiu desapontado(a) com a falta de comunicação da terapeuta. Parabéns!

O sentimento de abandono é uma ferida emocional profunda, especialmente quando surge em um contexto de confiança e vulnerabilidade, como é o caso da relação terapêutica.
É difícil de compreender que sua terapeuta tenha demonstrado uma atitude pouco empática ao lidar com sua carta de declaração sentimental e existencial. É possível que ela não tenha se sentido preparada para abordar o assunto de maneira adequada com você e, por isso, tenha preferido se afastar para outro estabelecimento. Você acha que ela pode ter se sentido pressionada, coagida ou até mesmo encabulada com o teor da carta? Esses talvez possam ser alguns motivos para ela agir dessa maneira.

Entretanto, quero ressaltar que a presença e o apoio que você recebeu de sua terapeuta ao longo do tempo devem ser valorizados. Mesmo que a forma como ela tenha lidado com essa situação seja difícil de entender e aceitar, é inegável que ela fez uma diferença positiva na sua vida. Suas experiências compartilhadas, as novas percepções sobre suas emoçoes e sentimentos e o apoio recebido durante o processo terapêutico deixarão uma marca importante em sua vida.

Lembre-se de que, apesar dessa experiência dolorosa, sempre há espaço para novos encontros e conexões significativas. Você é uma pessoa valiosa, digna de amor e apoio, e merece encontrar outras pessoas que reconheçam e valorizem sua essência. Mantenha-se aberto para novas experiências e relacionamentos, pois é através da conexão com os outros que encontramos significado e crescimento em nossa jornada de vida. Estou aqui para oferecer meu apoio e orientação se você precisar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!