Olá, doutores. Gostaria de saber se pornografia pode trazer algum maléfico, como baixa auto estima

28 respostas
Olá, doutores. Gostaria de saber se pornografia pode trazer algum maléfico, como baixa auto estima ou disfunção erétil no homem. Agradeço.
Olá! Existem pesquisas que apontam que o consumo excessivo de pornografia pode diminuir o limiar de excitação da pessoa, o que pode ocasionar disfunções sexuais.

Perceba que no sexo o corpo é excitado de modo diferente que no consumo da pornografia, o que confunde o corpo dada a sua experiência contínua no ciclo de excitação por meio da pornografia e consequente masturbação.

Em uma pesquisa britânica que li a respeito do tema, os pesquisados que sofriam de disfunções sexuais tinham essas disfunções diminuídas após 03 meses (em média) desse ciclo masturbatório associado à masturbação ser cessado.

Pessoalmente desconheço as fontes que os colegas apontam sobre problemas de autoestima e o consumo de pornografia, mas existe algum sentido nessa associação.

Caso você precise de um psicólogo para discutir o assunto ou caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.

A pornografia em si, representa apenas um risco.
A questão é como a pessoa usa e que tipo. Pode estar presente em hábitos da vida de pessoas com problemas psicológicos, porém a causa dos mesmos, assim como complicações fisiológicas provenientes deles como você citou, só se podem ser identificados com exatidão fazendo-se um exame mais pessoal, biográfico.
Cada caso é um caso, e independente disso, uma boa avaliação e tratamento certo podem resolver tais problemas.
Faça uma avaliação, o profissional vai orientá-lo na indicando o tratamento correto.
Acredito que a pornografia traga muitos malefícios como vício, depressão, distorção da realidade e outros.
Se há compulsão por pornografia e também existe baixa autoestima ou disfunção, talvez precise pensar que não é a compulsão que causa os demais, mas que ela pode ser a consequência dos sofrimentos psíquicos já presentes. Poderia ser interessante um tratamento psíquico para tudo isso que te aflige.
Tudo o que é extremo (para menos ou para mais), pode indicar que existe algum problema, mas acho que o mais importante aqui não é o que a pornografia causa, mas sim, o que causou a compulsão (se for uma compulsão). O que considero extremo é quando isso é a única coisa que importa para a pessoa, que não consegue se focar em mais nada, prejudicando, assim, outras áreas da vida (vide o flme "Shame"). Caso contrário, é uma coisa normal e pode até apimentar um relacionamento, por exemplo. A psicanálise tem condições de descobrir as causas que geram uma compulsão.
O uso de pornografia, é um risco, já que utiliza-se da fantasia, da imaginação, possivelmente cobrando-se mais, buscando mais e mais sentir a sensação que já experimentou. A pornografia pode tornar-se viciante com o passar do tempo, preferindo o ato solitário ou induzido pela rede. Pesquisas realizadas em Boston, comprovaram que a disfunção aumentou depois do uso da pornografia na internet, sem dizer que pode aumentar a ansiedade, logo aumentando a cobrança na performance.
O uso contínuo da pornografia, pode causar vários "problemas" tendo em vista que alguns filmes demonstram caracteristicas que nada auxiliam nas experiencias reais, como por exemplo: falta de carícias e/ ou afeto; submissão das mulheres; prazer relacionado ao tamanho do pênis; dentre outros aspectos. Além de diminuir com o tempo algumas habilidades essenciais para o convivio social que envolva diálogo, compreensão, autoconhecimento, acolhimento e a não objetificação do sexo. . Então respondendo sua pergunta, sim, pode auxiliar e muito no desenvolvimento de disfunções sexuais e baixa auto estima.
Depende do uso que você faz da pornografia. Se está num contexto de provocar excitação e auxiliar na dinâmica sexual, não vejo problema algum. Porém, se há uma compulsão, é preciso procurar ajuda.
Sim, pode trazer baixa auto estima e disfunção erétil, mas não é uma regra. Considerando que somos indivíduos com um funcionamento biológico, psicológico e social, que acontecem simultaneamente, se a baixa auto estima e a disfunção erétil estão acontecendo em um homem que faz uso de pornografia, alguns fatores precisam ser analisados. É importante uma avaliação com um psicólogo e um endocrinologista.
Olá.
O alto consumo de pornografia pode ser a principal causa de disfunção erétil em indivíduos jovens. Segundo estudos recentes, o número de homens abaixo de 40 anos que apresentam o problema subiu de 2% a 3% para até 35%. Um dos principais motivos para o aumento de casos está relacionado ao consumo de conteúdos pornográficos facilitado pela ampliação do acesso à internet.
Muitos homens ou mulheres, apresentam dificuldades não apenas na vida sexual como têm problemas para formar relações românticas, já que a principal fonte de educação sexual vem de um cenário distorcido que não representa a realidade.
Indivíduos acostumados a se masturbar sozinhos com conteúdo pornográfico estão habituados a ter o controle total da própria experiência sexual, portanto, não estão adaptados a variáveis importantes no sexo a dois, como as necessidades de um parceiro na vida real e o próprio papel dentro da relação sexual. “Se os meninos acreditam que a pornografia on-line oferece uma visão realista das relações sexuais, isso pode levar a expectativas inadequadas de meninas e mulheres”, recomendado seria uma autoavaliação acompanhado de um sexólogo ou ate mesmo Psicólogo afim compreender o quanto esta incógnita interfere em suas relações afetivas e sociais.
Olá!! Depende muito da frequência, intensidade e a forma de que a pornografia é utilizada. Precisa analizar k quadro clínico e é te der este contexto, assim como os possíveis malefícios envolvidos. De modo geral a pornografia cria uma imagem irreal do ato sexual e isto pode causar dificuldade de ereção ou de ejaculação durante a atividade sexual. A baixa auto estima, mencionada na pergunta, está muito vinculada a motivação pela busca excessiva de pornografia. No entanto, os casos devem ser avaliados em suas especificidades. Espero ter contribuído.
Olá! Infelizmente, as pessoas costumam ter o péssimo hábito de querer colocar a culpa/responsabilidade em algo ou alguém. Nós somos os únicos responsáveis pelo que acontece conosco. Não é a pornografia ou seja lá que objeto de escolha, nos faz sentir de um modo ou de outro. Mas sim, escolhemos determinado objeto porque emocionalmente acreditamos precisar dele. O indivíduo saudável, faz escolhas saudáveis. Não quero com isso dizer que pornografia não seja saudável, mas, como falou uma colega acima, tudo que é excessivo, seja para mais ou para menos, é um alerta. Há de se descobrir de onde vem essa disfunção erétil, provavelmente, ocasionada pela baixa auto estima, que provavelmente esteja relacionada com alguma situação vivida na infância. Investigar a mente humana, com suas múltiplas nuances, é um trabalho que nós Psicólogos mais gostamos de fazer. Merecemos uma vida saudável, física, mental e emocional. Boa sorte!
Olá!
A pornografia em si não trás maléfico algum pra ninguém, a forma com que se consome, sim, pode fazer mal. É importante lembrar que não só a pornografia faz mal, mas qualquer tipo de consumo, como séries, novelas, realitys shows e etc, que passe ao nível de compulsão, causam transtornos diversos a qualquer indivíduo. Em relação a disfunção erétil e baixa alta estima, são apenas alguns dos varios problemas que o consumo excessivo da pornográfia e qualquer conteúdo digital pode causar. Na maioria dos casos, isso de dá, porque os indivíduos tomam como padrão, toda a estética do filme, como corpos, a performace sexual apresenta pelos atores, tempo de transa e etc, como sendo o "certo", sem se perceber que no mundo real as coisas divergem da performática cena do pornô. Ao se deparar com a realidade, esse choque do que é real com o imaginario, causam diversos distúrbios, incluindo os citados em sua pergunta. Lembrando que, caso exista alguma disfunção, erétil por exemplo, o ideal é procurar um urologista para que possa ser descartado qualque problema físico e só depois, procurar um terapeuta.

Mauricio Cardoso.
Olá! Tudo que consumido em excesso pode trazer consequências das mais diversas. Se entende que há excesso, seria interessante essa pessoa visitar um profissional de psicologia. Boa sorte!
Bom dia meus colegas já explicaram que tudo o que é em excesso traz algumas negatividade para a pessoa que abusa no uso, o que posso acrescentar é sobre a necessidade de frequentar uma psicoterapia para ter um suporte tecnico na individuaçao das causas que te levam a exceder na visão telematica. A terapia com EMDR e ou Brainspotting podem te ajudar a se aprofundar nessa busca. Se quer saber um pouco mais pode entrar em contato via skype.
Por natureza somos capazes de viver nossa sexualidade sem que haja necessidade de fatores externos como os conteúdos pornográficos, porém, é possível de encontrar na pornografia um estímulo, desde que não haja excesso ou dependência e não vejo uma relação clara entre o uso da pornografia e os demais problemas.
Falando da baixa autoestima e disfunção erétil, digo que há um grande indicativo que algo não esteja bem e aqui podemos falar tanto do psíquico como também do fisiológico, por isso, vale uma boa investigação que pode ser feita com um psicólogo ou um urologista.
Quando se fala em compulsão ou vício já é sinal de que precisa de ajuda psicológica. Comentou sobre autoestima, pornografia e disfunção erétil.Se isso também tem sido parte em sua vida, mais uma vez reafirmo para fazer terapia sexual, psicoterapia com psicólogo(a). Reconhecer que precisa de ajuda é sinal de grandeza.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, pessoa! Se chegou a buscar essa informação, imagino que notou esses efeitos em você ou em alguém próximo. Se associa ao consumo de pornografia, imagino que haja, também, um incomodo presente relacionado à masturbação.
De fato, o consumo - excessivo - de pornografia tem alguma relação com esses fatores mas, é importante questionar que ele pode não ser a "causa" disto mas, parte de uma rotina que permitiu esse consumo se instalar e tomar uma parte significativa dela, sem regras.
Sem que hajam limites, o consumo de pornografia tende a se tornar mais frequente e mais intenso (não só o tempo gasto mas, o conteúdo também fica "mais pesado"), por ser uma atividade muito fácil de fazer e, muito recompensadora (um orgasmo). Também cria uma percepção da excitação que não se sustenta no ato sexual e, pode deixar um sentimento de culpa que prejudica a estima.
Há diversos outros fatores envolvidos mas, esta compulsão pode ser encarada como um vício e, caso esteja notando esses efeitos, busque ajuda! O incômodo é um sinal de que há algo que precisa ser compreendido, superado ou ajustado e, vai ser bem mais fácil tomar as decisões necessárias se tiver orientação.
olá, tudo bem? indico a você procurar por um psicanalista que te deixe a vontade para falar livremente.
Bom dia.
A pornografia em si pode trazer algumas compreensões inadequadas sobre comportamento sexual, mas não necessariamente é algo prejudicial.
Vale tentar perceber se o consumo está sendo demasiado, ou se substitui seu prazer sexual com uma parceria por exemplo.
Normalmente nestes casos, o consumo tende a ser acompanhado de alta ansiedade e outros sentimentos e emoções negativas.
Mas quando o consumo é apenas para satisfação do prazer e isso não parece prejudicar outras áreas não há nada de errado com o consumo.
Espero ter ajudado e fico a disposição.
Um forte abraço.
A pornografia pode comprometer e muito um relacionamento e seu desempenho sexual.
O cérebro sofre alterações e psicologicamente ocorre um desinteresse pelo outro. Consequências podem ser inúmeras.
Procure um profissional experiente que possa te orientar. Tem muitos profissionais bacanas por aqui.
Abraço
A fantasia pode trazer impactos para a "realidade", o consumo excessivo atrapalha na rotina, então é importante você identificar o que leva a esse uso e sendo o caso procurar um especialista que te auxiliar a falar sobre
Geralmente a percepção do sexo causada pelo consumo excessivo de pornografia costuma ser irreal, o que pode causar problemas nas relações conjugais e até mesmo disfunção erétil, mas isso não é uma regra e precisa ser avaliado com mais profundidade.
Certamente um terapeuta capacitado pode ajudá-lo a superar comportamentos prejudiciais à saúde e melhorar sua qualidade de vida.
Olá! O consumo excessivo de pornografia pode levar a prejuízos sim. Pode haver problemas nos relacionamentos pois a pornografia traz uma visão irreal sobre o sexo, além de existir a possibilidade da disfunção erétil, dentre alguns prejuízos psicológicos. A realidade pode ser totalmente impactada pelas fantasias, o que gera transtornos para si e para parceiros. O ideal é procurar ajuda de um profissional para trabalhar a questão do vício em pornografia e os problemas que podem vir junto a esse vício.
Olá! A pornografia, quando consumida de maneira excessiva ou compulsiva, pode, sim, levar a alguns problemas, tanto psicológicos quanto físicos.

De um ponto de vista psicológico, o uso excessivo de pornografia pode levar a sentimentos de vergonha, culpa ou baixa autoestima. Além disso, pode também causar expectativas irreais sobre o sexo e sobre o corpo humano, o que pode impactar negativamente as relações interpessoais e a satisfação sexual.

No aspecto físico, alguns estudos sugerem que o consumo excessivo de pornografia pode estar associado a problemas de disfunção erétil. Isso ocorre porque o estímulo constante e intenso da pornografia pode levar a uma necessidade de estímulos cada vez maiores para obter a mesma resposta sexual, dificultando a obtenção de uma ereção em situações sexuais "normais" ou não estimuladas por pornografia.

No entanto, vale a pena mencionar que os efeitos da pornografia podem variar muito de pessoa para pessoa e não são universais. Algumas pessoas podem usar pornografia sem experimentar esses efeitos negativos.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades relacionadas ao uso de pornografia, seria útil procurar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.
A pornagrafia em si não causa malefícios, depende da forma como a pessoa usa, sendo que geralmente quando há um vício ou compulsão é sinal de uma questão emocional que precisa ser investigada propriamente através do autoconhecimento e psicoterapia. Abraço
Olá, tudo bem? O consumo excessivo de pornografia tem sim consequências prejudicais associadas a forma como o individuo consome o "produto" por assim dizer. Há estudos que associam um "mau" consumo com transtornos de ansiedade, depressão, dificuldades com relação a interações e contatos íntimos com outras pessoas, há sim estudos que falam de desenvolver dificuldades com relação a ereção. Entenda que falamos de um consumo excessivo prejudicial, então a frequência com que se consome, o tipo de pornografia que se consome, analisar com estão outras relações em sua vida e se o pornô esta impactando-as, são todos fatores que precisam ser levados em conta na hora de realizar analise da situação atual. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Como psicanalista, posso dizer que a pornografia pode ter efeitos negativos na saúde mental e sexual. O consumo excessivo de pornografia pode levar a uma visão distorcida da sexualidade, afetando a autoestima e a percepção do corpo, do prazer. Além disso, em alguns casos, pode contribuir para a disfunção erétil, especialmente se houver uma dependência psicológica da pornografia. É importante abordar essas questões com sensibilidade e considerar o impacto individual que a pornografia pode ter. Se você ou alguém que você conhece está lidando com esses problemas, é recomendável buscar ajuda de um profissional de saúde mental para obter suporte e orientação adequados.