Olá. Eu sofro de depressão e transtorno de personalidade paranoide. Me beneficiei de 2 mg de risperidona.

9 respostas
Olá. Eu sofro de depressão e transtorno de personalidade paranoide. Me beneficiei de 2 mg de risperidona. Não sinto sintomas do transtorno. Também tomo 100 mg de lamotrigina e 50 de Sertralina e 20 de ritalina. Sinto um cansaço e um desânimo muito grande. O que posso fazer?
Recomendo que converse com seu médico, ele poderá ajustar os medicamentos para que tenha uma vida satisfatória e confortável. Cada pessoa responde ao medicamento de forma diferente, por isso é importante esse ajuste.
Para uma melhora progressiva é importante aliar a Psicoterapia para autoconhecimento. Isso lhe permitirá entender seus aspectos psico emocionais e adquirir maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços

Seria importante analisar a origem do seu cansaço, para excluir origens psíquicas, físicas, medicamentosas... você está dormindo o suficiente? Risperidona e Lamotrigina são medicações que podem aumentar o sono e consequentemente o cansaço físico se não dormir o suficiente, entretanto o próprio transtorno psíquico, não tratado adequadamente, pode gerar um sono pouco reparador, ainda pode haver alguma doença clínica de base ou simplesmente seu dia a dia é muito cansativo. Converse com seu médico psiquiatra e tire suas dúvidas! É muito importante que tenha esse diálogo com quem te cuida!
Melhoras!
O tratamento com medicamentos pode ser fundamental em alguns casos, entretanto, na maioria deles, seu efeito é sobre os sintomas, e não os elementos causadores do mal estar. Assim, como a colega disse, normalmente é recomendado um tratamento psicoterápico aliado ao tratamento psiquiátrico.

Quanto às dúvidas em relação à medicação, é importante dividir com seu médico os efeitos positivos e também os colaterais que experimentar para que possam achar juntos um resultado produtivo.
Prezada Boa Noite!
Seria importante você estar vendo com o psiquiatra que lhe medicou a respeito deste cansaço e desãnimo. Acredito que parte ´pe da medicação e parte da área emocional.
Você está fazendo terapia? A medicação contrôla , mas é muito importante você cuidar da parte sensorial, a origem destes transtornos para uma maior qualidade de vida.
Busque terapia e qualquer dúvida entre em contato.
Sucesso!
Boa tarde!

O ideal seria conversar com seu médico ou médica para que possam entender a origem dos sintomas. Caso sejam efeito colateral da medicação, essa pode ser revista ou ter a dose ajustada. O contato próximo com o profissional que lhe acompanha é fundamental para um bom tratamento.

Um abraço,
Taciane
Boa noite, sugiro que você procure seu médico e que relate os seus sintomas; para no caso se for necessário reavaliar os remédios e dosagens. Oriento à você também que invista em uma psicoterapia.
O entrosamento com seu médico é fundamental para seu tratamento, assim sugiro que você retorne a consulta para que possa verificar se a dosagem está correta; de qualquer forma o tratamento para depressão não se dá apenas com medicamento, é necessário o tratamento com Psicoterapia, para que seja tratada as causas, ou seja o que desencadeou esse sintoma.
Espero que tenha lhe ajudado, estou à disposição,
Abraço
Vera Pelizzari
Olá;
Cada paciente reage aos medicamentos de formas diferentes, por isso é relevante que o médico que lhe acompanha saiba desses sintomas para realizar um ajuste se ele entender que é preciso. Lamotrigina e Risperidona são medicamentos que podem causar sonolência e sendo assim, o cansaço físico quando não se tem um sono reparador. Habitualmente é recomendado o acompanhamento psicoterápico aliado ao tratamento psiquiátrico para um resultado mais eficaz.
A depressão é um transtorno emocional que altera o ânimo, a energia, a motivação para viver. O indivíduo busca o isolamento, transformando qualquer tipo de atividade, inclusive as tarefas do dia a dia, num verdadeiro pesadelo.

           Um erro muito comum no diagnóstico da depressão é confundi-la com o estado de tristeza. Ambas são emoções diferentes. A tristeza, geralmente,  tem uma causa definida e duração limitada. Pode surgir em função da ausência de um ente querido, um problema pessoal, familiar, profissional; enfim, uma decepção: questões estas que se apresentam de forma mais concretas, perceptíveis. Importante também ressaltar aquelas que brotam do nosso inconsciente, já que este é atemporal e não podemos mensurar todos os episódios traumáticos.

        A depressão é um estado emocional que sugere alteração de humor, suscetível a reações antagônicas como melancolia, euforia; passividade, agressividade; irritação, apatia; insônia, sonolência; etc. A interpretação da realidade apresenta-se distorcida, isto é, o mundo não representa mais um espaço portador de sentido, mas sim um imenso vazio, desprovido de motivação e razões para viver.

           A busca pelo tratamento demanda uma temporalidade, de acordo com a necessidade individual e, não sendo pesquisada adequadamente, pode repercutir de forma prejudicial. O processo pode englobar, se necessário, auxílio medicamentoso. Porém, o imprescindível deve ser o desejo de conhecer-se. A vontade. A transformação, movida pela vontade.