Olá, fui diagnosticada com tricotilomania, gostaria de saber se tem cura,e se, além de medicação,

22 respostas
Olá, fui diagnosticada com tricotilomania, gostaria de saber se tem cura,e se, além de medicação, um psicologo me ajudaria a lidar com o transtorno de ansiedade que ocasiona minhas crises?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Sim. O tratamento para tricotilomania consiste em uso de antidepressivos e psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Danilo Alves da Cruz
Psicanalista
Campinas
Bom dia,
Quem te diagnosticou? Você já faz algum tratamento? O transtorno de ansiedade pode sim estar diretamente associado e deve ser tratado por um psicólogo, psicanalista ou não, mas um profissional no qual você se indentifica e deposita a esperança de ele poder ajudar, será preciso sua ativamparticipação no processo. Procure um profissional, marque uma entrevista e para conhecer o profissional e inicie o tratamento.

abc

Danilo Alves da Cruz
 Monique Tassinari
Psicólogo
Porto Alegre
Bom dia, além da medicação, a Terapia é fundamental para que consiga entender qual o ciclo que leva a esse comportamento e encontrar maiores estratégias de enfrentamento. O tratamento consiste inicialmente em fazer tu te dar conta do que desencadeia, mas não podendo mudar as situações, o psicólogo vai auxiliar a modificar sua forma de interpretá-la para então agir de um modo que não te prejudique. É um tratamento bastante voltado pro monitoramento das situações e mudanças cognitivas e comportamentais. Boa sorte!
 Cecília Weiller
Psicólogo
São Paulo
Olá!
Sim, a terapia é fundamental no tratamento de ansiedade. Como a colega falou, a medicação ajuda a combater os sintomas, mas não elimina a causa emocional que está gerando o comportamento.
Sendo assim, procure um profissional de psicologia e fale sobre suas emoções.
Boa sorte!
 Thais Vieira
Psicólogo
Porto Alegre
Bom dia. As medicações ajudam a a amenizar ou retirar sintomas, mas não provocam mudança no comportamento. É importante procurar um psicólogo, pois ele vai trabalhar contigo as questões que te levam ao desencadeamento da crise e buscar formas de mudar teu funcionamento na crise.
 Fabiana Guedes Pereira
Psicólogo
Belo Horizonte
Bom dia!
Considerando que ainda não se sabe a causa deste transtorno, podendo ser genética ou psíquica. Contudo, sabe-se que fatores emocionais estão diretamente relacionados à sua causa, bem como a história familiar. Sendo assim, certamente um psicólogo a ajudaria identificar os conflitos psíquicos geradores da sua ansiedade. Através da psicoterapia, você conseguirá analisar sua situação e construir novas saídas para os problemas enfrentados. O tratamento medicamentoso é importante, mas sozinho pode velar a doença, pois trata os sintomas trazendo alívio imediato. Sendo assim, procure um psicólogo e inicie o tratamento!
 Cristiano Santos de Caires
Psicanalista, Psicólogo
Santo André - Pb
O acompanhamento médicos é importante para avaliar até que ponto está sendo útil a medicação. Contudo, ansiedade é de maneira geral acompanhado por um psicólogo que vai auxiliar identificar os fatores desencadeantes do distúrbio e se posicionar de forma a romper com os sintomas.
 Idenise Naiara Lima Soares
Psicólogo
Maceió
Olá, a tricotilomania é uma variação inserida no toc, que por muitas vezes pode está associada a outros aspectos obsessivos compulsivos. Com certeza o psicólogo (de preferência da cognitivo comportamental) poderá de ajudar bastante, minimizando os sintomas obtendo mais qualidade de vida. Na verdade o tratamento para ser realmente eficaz, precisa da combinação do acompanhamento médico e psicoterapêutico. Pronto! Sendo acompanhada por esses profissionais a possibilidade de um prognóstico de sucesso será bem significativo????????????????
Fico a disposição, boa sorte!
 Taciana Mendonça
Psicólogo
Jaboatão Dos Guararapes
A tricotilomania considerada como TOC e TA. deve ser tratado com psicólogo e psiquiatra associado.

Um abraço
 Henrique Riedel Nunes
Psicanalista, Psicólogo
Sobral
Sem dúvidas. O acompanhamento psicológico, seja qual for a perspectiva do profissional, deverá te auxiliar em lidar com a dinâmica por trás do transtorno em questão, inclusive com as questões relacionadas à ansiedade. Espero ter ajudado, fique bem.
Tratando sua ansiedade com psicoterapia, tomando remédio para tais sintomas, acredito que consiga um controle dos mesmos e uma vida mais tranquila. Procure um profissional de sua confiança para começar suas sessões de psicoterapia e um psiquiatra para receitar o medicamento adequado para tais sintomas.

Espero ter ajudado

Melhoras para ti
Normalmente ha outras comorbidades associadas a Tricotilomania. A ansiedade, angustia, medo e um vazio existencial. Isso causa um certo comprometimento em buscar um sentido na vida. Um bom Psiquiatra pode receitar um ansiolítico menos invasivo , e a psicoterapia é que auxilia um tratamento mais eficaz.
Dra. Tatiana Corinaldesi
Psicólogo
Peruíbe
Olá, é importante o acompanhamento psicológico, a intervenção com medicação tratará os sintomas, a psicoterapia tratará da causa, ajudará na mudança de comportamento, e com certeza com a ansiedade, o tratamento simultâneo medicamento e psicoterapia é o indicado nesses casos.
 Léssia Lima
Psicólogo
Aracaju
Sim, o tratamento medicamentoso aliado à psicoterapia sem dúvida ajudará no controle do problema. Boa sorte
Bom dia, possivelmente trata-se de um comportamento compulsivo, muitas vezes associado a outros fatores, inclusive a ansiedade. Procure um Psicologo (a) para uma melhor avaliação e orientação.
Dr. Igor de Oliveira
Psicólogo
Niterói
O tratamento associado entre um psiquiatra e um psicólogo é o caminho ideal para ajudá-la com a tricotilomania. Minha Indicação, sem favorecimentos à abordagem, seria um psicólogo cognitivo-comportamental. Pois ajudaria você a identificar os eventos que disparam a ansiedade e o comportamento que está desadaptativo. Posterior a isso, caso queira se aprofundar mais nas questões que a levaram a esses episódios, você pode procurar um profissional psicólogo de outra abordagem com a qual você se identifica mais.

Espero ter ajudado!

Igor de Oliveira
Em se tratando de psicopatologia penso ser um pouco temerário se falar em cura como um quesito definitivo, mas sim em processo de cura, ou seja, a constante busca de superação. De fato, a tricotilomania é um comportamento inserido nos transtornos de hábitos e impulsos, o que quer dizer que se trata de um comportamento incontrolável, pelo menos até que se busque compreensão sobre como se dá esse comportamento. O importante, creio, é mediante orientação profissional (psicólogo), analisar as motivações emocionais inconscientes para este comportamento, ou seja, o que no seu ambiente, no seu dia-a-dia, tem sido "estopim" para o comportamento em questão. Tudo isso, acompanhado talvez de medicação, sob orientação de psiquiatra, para amenizar o incômodo com os sintomas apresentados.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Dra. Maria Elaine Gonçalves
Psicólogo
Taboão Da Serra
Super importante o acompanhamento psicológico associado ao tratamento medicamentoso. Busque ajuda sim.
 Tania Argolo Dos Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá bom dia:
O seu tratamento com psicólogo vai te ajudar muito, eu aconselho seções de terapias comportamental, chamado de tratamento de reversão de hábitos. Isso vai ajuda a identifica quando e porque a pessoa tem o desejo de puxar os cabelos.
 David Mendes e Melo
Psicólogo
Fortaleza
Bom dia!

Existe tratamento sim para tricotilomania. Procure um profissional da psicologia, uma vez que ajudará bastante nessa sua questão que vem acompanhada de muito desconforto. Lembre-se de associar o acompanhamento terapêutico a atendimentos com um psiquiatra também. Dependendo do que você chama de cura podemos falar que existe ou não. Contudo, fica complicado me alongar tratando desse ponto (cura) aqui.

Tudo de bom!
Dra. Bárbara Paiva
Psicólogo
Araguari
juntos irão te auxiliar em um tratamento eficaz . Procure um Psicologo da abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental que irá te auxiliar na reeducação de pensamentos e comportamentos negativos e distorcidos além de trabalhar técnicas de relaxamento para o controle da ansiedade.
Dra. Ana Paula Moreira
Psicanalista
Ilha Do Governador
Olá
a terapia associada ao medicamento é extremamente importante no seu caso. Eu diria que a cura está relacionada a sua força de vontade de comparecer com maior frênica nas sessões de análise, bem como regularidadr nos exercícios que seu terapeuta prescreverá para manter suas mãos ocupadas. O seu tratamento consiste na tentativa de lhe propprcionar bem estar e baixo nível de estresse, em busca pelo controle emocional de modo a te ajudar a reconhecer e se desviar das questões que te levam a ansiedade.
Estou a disposição.

Especialistas

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Lucidalva Oliva

Lucidalva Oliva

Psicólogo

Salvador

Patrícia Fernanda Neves

Patrícia Fernanda Neves

Psicólogo

Resende

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Ionice Neves

Ionice Neves

Psicólogo

Belo Horizonte

Giovanna Prates

Giovanna Prates

Psicólogo

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Tricotilomania
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.