Olá, meu filho tem 4 anos e quando é contrariado, ou ele chora incessantemente ou age de forma agressiva

9 respostas
Olá, meu filho tem 4 anos e quando é contrariado, ou ele chora incessantemente ou age de forma agressiva com chutes, puxões de cabelo e mordidas.
Noto uma revolta, as vezes diz que vai matar, que odeia, etc. que terapia devo procurar?
Olá. Crianças nesta idade reproduzem o que aprendem. Quanto mais estimulado ele se sentir diante destes comportamentos agressivos, mais ele avança. O estímulo acontece quando ele observa o comportamento dos adultos a sua volta e a forma como se relacionam. Considere também que por impulsividade a criança tem sempre uma tendencia a testar os limites. Quando eles não são impostos, seja por comodismo dos pais ou excesso de liberdade, a tendencia é a perda de controle. Sugiro que procure um psicólogo para compreender melhor quais atitudes podem estar influenciando no comportamento da criança. Tente e seja feliz.

Olá querida mamãe!
Em casos assim, seria importante buscar um profissional que trabalhe com terapia de familia e que atenda a criança em ludoterapia e os pais com orientação, ou aconselhamento de pais. Essa forma de atendimento possibilita que tanto a criança como os pais tenha o suporte necessário
Espero que tenha ajudado!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga, neuropsicóloga e terapeuta de casal e família.
Se você percebe que esses comportamentos prejudicam na vida diária, seu filho está sofrendo, importante procurar um profissional que irá ajudá-los nesta condução, se necessário for encaminharão para outras avaliações cognitivas.
At.,
Monica Araujo
Neuropsicologa
É importante que você busque um aconselhamento psicológico para entender melhor e aprender a lidar com os comportamentos de seu filho.
Olá! A terapia comportamental é muito efetiva na terapia infantil, esses comportamentos agressivos e de raiva, revelam que ele não está sabendo lidar com esses sentimentos, na terapia ele receberá modelos de como se comportar frente a esses sentimentos e situações que causam os mesmos.
Na terapia infantil as orientações direcionadas aos pais são muito importantes, pois é com os pais que as crianças mais convivem.
Procure por um psicólogo, mãe e siga as orientações que o mesmo der.
Seu filho está tentando se se expressar mas não está conseguindo de forma mais tranquilila e assertiva que isso....

Se ele conseguisse falar o que sente, vc acha que ela precisaria chutar, puxar cabelo, ????morder?!????
Vc tem uma parte do cérebro desenvolvida, o neocortex, que analisa situacao e planeja soluções, entre outras coisas, e ele não tem...
Que tal "emprestar" a ele? E ajudar a vcs a serem felizes? ????????
Espero ter ajudado vcs
Beijinhos
Dra Mariana Goytacaz
Psicóloga especializada em Coaching Infantil
Olá,
Crianças aprendem muito rapidamente e nós adultos ensinamos tanto com aquilo que fazemos, quanto com o que omitimos.
Muitas vezes vale a pena procurar profissionais na tentativa de entender como tais comportamentos se instalaram, bem como sua função para a criança, evitando assim que esses comportamentos se intensifiquem causa do prejuízos em outras esferas da vida da criança.
Terapias de abordagem comportamental podem cooperar, como a Análise do Comportamento ou a Terapia Cogntivo Comportamental.
Espero ter Ajudado.
Espero ter ajudado
Entendo o quanto possa ser desagradável e desafiador lidar com estas reações de seu filho, porém, vale ressaltar, que é comum algumas crianças agirem com agressividade quando são contrariadas. Este período é muito crucial para que a criança possa "testar" o mundo a sua volta e com isto estabelecer relações de confiança, segurança e afeto sempre direcionado (inicialmente) com a figura dos pais e/ou responsáveis, além disto cabe à estas pessoas também a importância de mostrar quais regras e valores que são considerados fundamentais para o convívio em comum. Referente a terapia penso que ela só poderá ser eficaz na medida em que, além da criança, vocês pais e/ou responsáveis também façam um acompanhamento em conjunto.
Mãe, essa fase é crucial na formação da personalidade de seu filho e essa reação dele pode ser por vários motivos, desde uma simples reprodução de algo que ele assiste (na televisão ou no dia a dia, seja em casa, na escolinha....), como também pode ser um sintoma mais severo de algum conflito, ou ainda, uma tentativa de chamar atenção dos pais...
Eu não levaria seu filho para o Psicólogo neste momento, e sim, indicaria que você e o pai buscassem apoio na Psicoterapia para perceber como vocês estão lidando com ele e como podem melhorar, eu só encaminharia a criança após essa avaliação, caso entendesse que era necessário.