Olá! Quando ocorre as chamadas "distorções cognitivas" em um quadro ansioso, elas são totalmente ir

33 respostas
Olá!
Quando ocorre as chamadas "distorções cognitivas" em um quadro ansioso, elas são totalmente irreversível?
Muito obrigado!!
Olá!
Os quadros que envolvem ansiedade e que levam às distorções cognitivas tem reversão sim. Com acompanhamento psicoterapêutico é possível reverter esse quadro, sendo um processo de engajamento entre terapeuta e paciente. A ansiedade é um quadro que vêm aumentando muito, em especial nesse contexto de pandemia. A estimativa é de que 1/5 da população mundial sofra com esse quadro ao longo da vida. É uma estimativa bem alarmante. Quadros de ansiedade são normais e esperados durante a vida, mas quando elas possuem uma alteração significativa na qualidade de vida é necessário intervenção. Espero ter ajudado. Abraços

Sim, são reversíveis.
Veja com seu médico a possibilidade uma Avaliação Neuropsicológica para que através de testes padronizados, questionários, escalas, entrevistas, observação clinica, possa ser analisado os prejuízos cognitivos e suas potencialidades para um planejamento de intervenção. Assim, através de uma reabilitação cognitiva poderá ter ganhos a nivel de funcionalidade. É avaliado Personalidade, Cognição e Comportamento. Espero ter ajudado, um abraço!
Olá! As distorções cognitivas são reversíveis, seja num quadro de ansiedade ou não. Através de acompanhamento psicoterapêutico, isso pode ser trabalhado aos poucos com a ajuda do profissional que estiver realizando seu tratamento. É importante que haja empenho de ambas as partes para que os resultados comecem a aparecer.
Olá, são reversíveis.
As distorções cognitivas são erros persistentes no pensamento de uma pessoa, ou seja, é uma interpretação distorcida da realidade que se apresenta. Algumas distorções que podem aparecer no transtorno de ansiedade são: Catastrofização - pensar que o pior de uma situação poderá acontecer; Filtro Mental - Focar em um detalhe negativo do evento em vez da situação como um todo; Leitura Mental - acreditar que sabe o que os outros estão pensando... dentre outras distorções que podem surgir.
As distorções podem ser trabalhadas na terapia e os pensamentos disfuncionais podem ser identificados e modificados. Esse trabalho é realizado colaborativamente entre o paciente e o terapeuta. Espero ter esclarecido um pouco sua dúvida.
Sim, são reversíveis, para isso é importante procurar ajuda com um profissional da psicologia.
Olá! Sim... na Terapia Cognitiva Comportamental as distorções cognitivas são trabalhadas, de forma que a pessoa aprenda a se questionar, verificar se o pensamento é real, como por exemplo se perguntar "Qual a real possibilidade de isso acontecer?", "De todas as vezes que fiquei imaginando o pior cenário, quantas de fato aconteceram?"; "O que eu diria para um amigo, se ele estivesse passando por essa mesma situação? Poderia dizer isso a você?", "Quais outras formas de pensar sobre isso?". Procure um psicólogo para te ajudar.
Olá.
A Terapia Cognitivo Comportamental é usada para tratar dos erros cognitivos. É um tratamento eficaz para os quadros de ansiedade. Sugiro buscar um profissional desta abordagem.
Oi, bom dia.
Sim, são reversíveis! sugiro procurar um atendimento psicológico para tratar esse quadro de ansiedade.
Espero poder ter ajudado, duvidas estou a disposição.
Boa tarde. A ansiedade muitas vezes podem trazer essa distorção na percepção da realidade. São reversíveis. A psicoterapia vai te auxiliar a perceber esses comportamentos, seus gatilhos e as mudanças necessárias. Espero ter te ajudado.
Oi. Tudo bem? Sim, são reversíveis. Ao procurar uma ajuda psicológica, você irá tratar deste quadro de ansiedade revertendo o processo. Espero ter ajudado.
Olá! São reversíveis! Com ajuda psicológica adequada é possível identificar a quais pensamentos e crenças estas distorções estão embasadas, e com isto trabalhar para mudar esta resposta emocional que é a ansiedade. Espero ter ajudado! :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
As distorções cognitivas que ocorrem em quadros ansiosos são reversíveis, podemos reestruturar esses pensamentos com a psicoterapia. As distorções do pensamento tratam-se de pensamentos ilógicos e rígidos. Quando surgem acreditamos que sejam verdadeiros, embora não possuam evidências suficiente. A Terapia Cognitiva-Comportamental aborda a influência desses pensamentos nas emoções e comportamentos.
Olá! As distorções podem ser reversíveis. Nesse caso, é importante tratar a ansiedade que é a causa dessas distorções. A recomendação é você realizar uma consulta médica para verificar a necessidade de algum medicamento e psicoterapia com psicólogo para autoconhecimento. Um abraço.
As distorções cognitivas são padrões de pensamento que apresentam uma interpretação distorcida e causam sofrimento, como um aumento da ansiedade. Na Terapia Cognitivo-Comportamental, essas distorções são identificadas e reestruturadas, ou seja, o terapeuta irá te ensinar a questionar e verificar as evidências desses pensamentos, assim como perceber possíveis pensamentos alternativos. Espero ter ajudado!
Olá.
Toda vez que sentimos emoções muito intensas nós começamos a ver as coisas "coloridas" pelas nossas emoções. Ocorrem distorções. Essas distorções são passageiras e duram enquanto durarem as emoções. Portanto, as distorções cognitivas são reversíveis.
Mas é importante que você busque as causas de a sua ansiedade às vezes ser tão intensa, para que ela possa ir diminuindo. Além disso, é importante que você possa se abrir para emoções mais positivas.
Espero ter ajudado!
Olá, sim, as distorções cognitivas são reversíveis e é uma coisa a ase trabalhar na psicoterapia. Junto com um psicólogo você vai conseguir compreender da onde vem esses pensamentos (catastrofização, distorção de pensamento, 8 ou 80, tudo ou nada, adivinhação, etc...); e como lidar com eles no dia-a-dia. Por exemplo, quando você estiver próximo de um tipo de distorção cognitiva, você mesmo vai saber ponderar e alterar o "rumo" desse pensamento. buscar o autoconhecimento é muito importante para o controle dessas distorções. Espero ter te ajudado, cuide-se.
Oi...as distorções cognitivas são muito características também dos quadros ansiosos, geralmente acentuando ainda mais as preocupações e previsões catastróficas, por isso é importante o acompanhamento terapêutico para fazer uma restruturação baseada em evidências, para flexibilizar os pensamentos intrusivos recorrentes. Fico à disposição.
Boa tarde! Que bom que está aqui buscando informação e ajuda :) Desde já me coloco a disposição. Indo direto ao ponto, as distorções cognitivas são sim reversíveis, a depender do engajamento e das estratégias desenvolvidas em conjunto (terapeuta e paciente) em consultório após uma avaliação cuidadosa. Tenha em mente que lidar com a ansiedade é um processo que leva um certo tempo e vai demandar um pouco de insistência para driblar os altos e baixos que todos passamos. Uma ótima semana pra você, abraços!
Olá!
As distorções cognitivas são reversíveis. Na terapia, o psicólogo irá lhe ajudar a reestruturar esses pensamentos, questioná-los e testar a veracidade deles.
Olá bom dia!
Sim através da psicoterapia você consegue reverter essas distorções. No processo terapêutico é possível buscar novos significados e assim novos entendimentos para se ter melhores resultados. Mas trata-se de um processo que levará um certo tempo para acontecer. Busque ajuda de um psicólogo que tudo ficará bem. Estarei à sua disposição, um forte abraço!
Olá! Com o acompanhamento terapêutico é possível sim reverter esse quadro. Você consegue trabalhar diversas questões na terapia e o processo é eficaz. Não normalize o sofrimento, busque ajuda!
Distorções cognitivas podem ser consideradas "erros de pensamento", que estão associadas à uma interpretação equivocada da realidade, gerando sofrimento significativo. Existem cerca de 15 distorções cognitivas claramente classificadas, que podem ser avaliadas em termos de gravidade, por exemplo: pensamento dicotômico, previsão do futuro, leitura mental, abstração seletiva, supergeneralização, culpabilização, etc. Essas distorções cognitivas podem ser trabalhadas em terapia, para minimizar ou corrigir os erros de pensamento. Sugiro que busque por terapias cognitivas ou terapia cognitivo-comportamental para avaliação e intervenção.
Ola...Seria interessante você procurar por um terapeuta comportamental cognitivo para te ajudar. As nossas reações emocionais são influenciadas pelo modo como interpretamos o contexto, se este é visto como ameaçador temos a tendencia a ter reações emocionais de acordo com essa interpretação e não de acordo com a situação "real", daí a necessidade de um aprendizado dentro da terapia para você aprender como trabalhar com um pensamento distorcido, de entender a diferença entre ansiedade, medo...além de outras estratégias que poderão ser úteis para seu caso. Espero ter ajudado!
Olá! As chamadas distorções cognitivas são formas distorcidas do pensar. Utilizando técnicas no tratamento cognitivo-comportamental, podemos treinar o paciente para identificar e reconhecer sua forma distorcida de pensar, reconhecer as emoções que esses pensamentos provocam e repensar as condutas que são tomadas frente a esses pensamentos e emoções. Dessa forma, trata-se de um quadro reversível!
Olá, bom dia, tudo bem?

Essas distorções cognitivas, também chamadas de pensamentos disfuncionais, são o alvo do tratamento psicoterápico, em abordagens cognitivas-comportamentais. E o trabalho do psicoterapeuta é, justamente, ajudar o paciente na reversão dessas disfunções, portanto, um trabalho psicoeducativo. Seja na ansiedade ou em outros transtornos, não são irreversíveis. Muito pelo contrário, são passíveis de mudança no processo terapêutico.

Espero ter esclarecido.
Estou à disposição!
Olá, sim, Distorções Cognitivas são reversíveis porque são pensamentos disfuncionais que corrigimos no processo terapêutico. Na Terapia Cognitivo Comportamental procuramos esclarecer o que você pensa, sente e se comporta. Dessa forma, ajudamos o paciente na mudança das distorções.
Como são formas distorcidas que as pessoas têm de interpretar determinadas situações do dia-a-dia, sim, são possíveis de serem revertidas. Existem vários tipos de distorções cognitivas, podendo muitas delas manifestar-se na mesma pessoa.
Geralmente, para resolver estes tipos de distorções cognitivas é aconselhado fazer psicoterapia, porque assim será possível realizar alteração nos pensamentos, de forma que o pensamento distorcido mude frente à realidade, e consequentemente melhorando a qualidade de vida da pessoa.
Não, as distorções cognitivas que ocorrem em um quadro ansioso não são irreversíveis. Na verdade, o tratamento da ansiedade frequentemente envolve o trabalho para identificar e corrigir essas distorções cognitivas. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é uma abordagem de tratamento que se concentra em ajudar a pessoa a identificar e modificar esses padrões de pensamento disfuncionais. Além disso, outras terapias e técnicas, como a meditação mindfulness, podem ajudar a pessoa a se tornar mais consciente de seus pensamentos e a desenvolver habilidades para lidar com eles de maneira mais adaptativa.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Oi! as distorções são reversíveis sim! elas sao caudadas pelo momento de ansiedade que voce esta passando, mas como disse e só um momento, ok? não define ninguém. É como uma "Lente".
Mas para reverter sugiro buscar um profissional que possa te guiar nesse caminho.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa
Olá. São reversíveis sim. Se precisar, busque ajuda profissional. Abraço
Olá! São reversíveis. Busque ajuda com um psicólogo para que você consiga trabalhar essas questões. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com ansiedade - R$ 130