Ola, sofro com uma depressao cronica, progressiva com sintomas muito graves, ja fiz uso de varios medicamentos,

10 respostas
Ola, sofro com uma depressao cronica, progressiva com sintomas muito graves, ja fiz uso de varios medicamentos, porem sem sucesso. Será que mesmo depois de tantas tentativas, ainda existe alguma esperanca de cura ou ate mesmo de controle da doenca?
Sim!
Muitas vezes as medicações não foram utilizadas na dose ou pelo tempo adequado para ser considerada falha terapêutica. Também há a possibilidade de associação com outros medicamentos e até mesmo com terapias.
A depressão quando se torna uma doença crônica, tem suas dificuldades no tratamento, mas há sim possibilidade de reduzir sintomas e em alguns casos até mesmo chegar a cura (depende da história, da genética, do tempo de doença, das medicações já utilizadas, enfim...).
Procure um especialista que com certeza ele irá ajudar¡

Atenciosamente,
Dra. Karina Barradas

Complementando os colegas quanto ao aspecto psicológico:

Não esqueça de procurar entender o que se passa consigo!. Estudos recentes indicam que psicoterapia pode ser tão eficiente quanto medicação para a chamada Depressão.
Procure se informar sobre abordagens, profissionais, terapias. Assim como a bioquímica cerebral pode ser entendida, eventos, história de vida, contingências, padrões, etc. também podem ser entendidos e contribuir muito para sua melhora!

Boa sorte na sua busca e não acredite que não pode melhorar!
Sim, concordo com a dra Karina, só quero ressaltar para você persistir com o tratamento. Encontre um psiquiatra e um terapeuta em quem você confie e deixar que eles te ajudem. Até mesmo os piores casos de depressão, os casos refratários ou mais graves, têm diversas opções de tratamento,associacao de mais de uma classe de medicamentos, doses de medicações adequadas, psicoterapia regular e continuidade ( perseverança) do tratamento são o caminho. A vida é uma só, e ela existe para ser vivida, não deixe que a depressao continue diminuindo a sua qualidade de vida e impedindo você de seguir a diante. Atenciosamente.
Concordo com todos colegas, principalmente no que se refere a uma depressão cronica, leva tempo e tem que ter paciencia. Primeiro passo é aderir ao tratamento medicamentoso juntamente a terapia, leva tempo, as vezes a dor é tão grande que desejamos elimina-la rapidamente, como se houvesse uma pilula magica ou uma receita rapida. Mas lembre-se um rio leva anos para ser poluido, porém para limpa-lo leva mais tempo ainda.
O tratamento medicamentoso associado ao psicoterápico é de extrema importância. Não é incomum que o paciente, em função de seu sofrimento, espere resultados mais imediatos o que na maioria das vezes não acontece, afinal estamos lidando com indivíduos.
É preciso haver uma maior interação, principalmente inicialmente, entre psiquiatra/paciente/psicólogo para troca de informações sobre: sintomas, efeitos colaterais iniciais, tempo hábil às respostas do(s) medicamento(s), efeitos psíquicos e comportamentais novos que possam surgir durante o tratamento. Enfim, essa troca é primordial para fechar um diagnóstico mais completo e, desta maneira que excelentes resultados venham a surgir.

Atenciosamente
Sim!! Retorne ao Psiquiatra para ajuste do medicamento e procure um Psicólogo para iniciar a terapia. Conversar com os profissionais que estão cuidando de você sobre suas dúvidas e angústias é muito importante, mas não desista dos tratamentos e compareça às consultas.
Existem alternativas para depressões resistentes ao tratamento: desde combinações especiais de medicamentos, tratamento com eletroconvulsoterapia (ECT) e Estimulação craniana profunda ( DBS).

Espero ajudar.
Olá,

Sim, mesmo depois de um tempo de insucesso terapêutico, você pode se beneficiar de um tratamento adequado. Entendo que depois de muitas tentativas pode ser desanimador, mas o mais importante é que tem aí dentro um desejo de melhorar e estar disposta ao tratamento é metade do caminho.
A depressão crônica é um quadro complexo com muitos fatores envolvidos, por isso não deve ser tratada apenas com medicação. Primeiramente, é preciso que seu psiquiatra seja alguém em quem você confie e sinta-se a vontade para esclarecer dúvidas.
O antidepressivo adequado é fundamental para sua melhora, mas não é tudo. Você não mencionou sobre terapia. Caso não esteja fazendo, recomendo que procure um psicólogo. A terapia é fundamental no tratamento da depressão. Olhe para a medicação como uma "muleta" para te ajudar a levantar, mas o que a manterá de pé são as mudanças que você fizer internamente, onde está a origem da depressão - daí a importância da psicoterapia.

Grande abraço!
A partir de sua descrição, fica evidenciado a importância de associar o acompanhamento psiquiátrico com o psicológico.
Importante também fazer o tratamento de maneira continua, sem interrupções. Interromper o tratamento compromete todo o processo.
Abraço!
Concordo com os profissionais.
O importante é você não desistir e continuar a busca para as intervenções que farão sentido para você e que sejam indicadas para sua dificuldade.
A Avaliação Neuropsicológica pode contribuir muito em seu processo, sendo que, a partir dos resultados será orientada as intervenções que irão contribuir no desenvolvimento de novas estratégias na aplicação diária de suas limitações, estabelecendo as dificuldades e as metas a serem cumpridas.
Obrigada pelo contato, Gratidão.