Olá, sou casada há 1 ano e durante o relacionamento, desde 2017 comecei a engordar uns 4kg ao ano. N
9 respostas
Olá, sou casada há 1 ano e durante o relacionamento, desde 2017 comecei a engordar uns 4kg ao ano. Não desleixei, porém foi algo que saiu do meu controle. Consequentemente passei a ter muito receio em "me soltar" na cama e pensava mto sobre meu marido perder o desejo sexual por mim. Já tive algumas conversas com ele e o mesmo tentou me dizer q não era isso que poderia interferir na relação. Porém, recentemente fui perdendo um pouco do medo e passei a me soltar um pouco mais (mas continuo na batalha para emagrecer), mas ao comentar sobre isso, ele "brincou" comigo dizendo: "ah, pronto! Se aceitou agora" - tipo com um ar de deboche qrendo insinuar que não era p eu parar de tentar emagrecer. O peso realmente pode interferir na libido (o que ele tenta me negar, acredito q p não me magoar)? Estou me sentindo sem chão pq emagrecer está sendo algo mto difícil pra mim há tempos e realmente não sei o que fazer enquanto não consigo retornar ao corpo q tinha
Será um prazer ajuda-la! Agende a primeira consulta por whatsapp.
Convidamo-lo para uma consulta: Atendimento online em coaching - R$ 120
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A imagem corporal não é a única, mas é uma das variáveis que podem interferir no relacionamento. São vários os possíveis pontos que podem estar relacionados a esse tema. Por exemplo, o modo como você avalia o próprio corpo pode fazer com que você, na hora do sexo, desvie o foco de sua atenção dos estímulos eróticos para pensamentos de preocupação sobre como ele pode estar avaliando seu corpo. Não apenas na hora do sexo, mas também em outros contextos, é possível que essa autoavaliação negativa interfira negativamente no modo como você interage com ele. Nesse sentido, situações que poderiam levar ao sexo podem funcionar como gatilhos para que o sexo não ocorra. São várias as possíveis variáveis que podem interferir nesse processo. É importante entender também se não há uma compulsão alimentar, que possa estar produzindo o aumento sistemático de peso. Cada caso é um caso. Sugiro que você procure um psicólogo que tenha conhecimentos teóricos e experiência prática nessas áreas em questão. Espero ter ajudado. Boa sorte!

Olá! A princípio, sem uma melhor avalição de todo o contexto do relacionamento e também de cada parceiro, não é possível fazer afirmações sobre o que está acontecendo de fato. O que se pode afirmar que há diversas variáveis que afetam a libido e questões relacionadas à maneira que se vê o próprio corpo ou o que se imagina que o parceiro pensa sobre o seu corpo, podem afetar de forma significativa a relação sexual em suas múltiplas dimensões. Nesse caso, em específico, a abertura para um diálogo sobre essas questões seria um primeiro passo, mas a eficácia desse processo vai depender de quão abertos e seguros ambos se sentem para expressar seus medos, dificuldades e desejos. Não conseguindo fazer isso por si só, recomendo buscar um profissional da área.

Olá! Parece que você está muito preocupada com as coisas que você acha que deveriam acontecer, mas sobre as quais você não tem controle: o tamanho do amor do seu marido e o seu peso, que não está batendo com o padrão que você idealizou. Quando você busca controlar coisas incontroláveis, fica muito difícil "se soltar" ou relaxar. A atenção completamente focalizada em "corrigir os problemas" não deixa você perceber quais as suas reais necessidades a cada momento, nem quais os passos necessários para atender estas necessidades. Mudar essa necessidade de controle pode ser uma tarefa difícil de realizar sozinha, mas que pode ser facilitada com ajuda profissional. Boa sorte!

Vc precisa passar por um processo de reeducação, para eliminar essas crenças disfuncionais que estão te atrapalhando, e isso vc faz através de psicoterapia cognitiva

Sugiro a vc tb, a se informar sobre cirurgia bariátrica, que pode ser feita através do seu convênio

E sim, a obesidade interfere na libido do seu parceiro, pois vc muda o seu corpo e a atração que antes ele sentia, pode também mudar

Bom dia, há muitas questões que precisam ser entendidas aqui. Portanto seria interessante mais informações para poder elaborar um plano interventivo.
Mas pelo seu texto, podemos entender que há uma questão de perda de autoestima, previsões catastróficas do futuro, e uma tentativa de ler os pensamentos do seu marido.
Pelo exposto acima, pude notar um pouco do sofrimento que tudo isso tem te causado, e o ideal seria procurar por uma psicoterapia para te auxiliar a entender e reestruturar seus pensamentos, no sentido de conseguir encontrar as melhores alternativas para alívio de suas angústias e sofrimentos, antes que isso afete ou aprofunde mais o que já está afetado, ou outras áreas de sua vida.
Boa sorte.

Estar bem com o nosso corpo ou com o nosso caminho para mudá-lo é fundamental para estarmos bem com o sexo ou relacionamentos. É possível que críticas tenham um peso maior quando tocam em feridas antigas, mesmo sem a gente ter consciência disso. Então, trabalhar sua relação com sua imagem corporal poderá te auxiliar muito a se sentir melhor. Psicoterapia ou terapia sexual podem te auxiliar muito. A vida é dinâmica e você não está fadada a viver eternamente em desconforto. Desejo saúde e bem estar a você!

Entendo que a questão aqui é principalmente a sua aceitação quanto ao seu peso. Talvez entenda que a diminuição da atividade sexual esteja ligado diretamente ao seu peso e muitas vezes não é essa a origem, naturalmente as relações de média a longa data tem sim uma diminuição na manifestação da procura sexual. O importante é que se sinta atraente e confiante, independente do peso, pois, dessa forma seu esposo poderá lhe olhar com desejo e admiração. A ajuda para resolver essa questão pode vir de um sexólogo.

Imagino sua insegurança, espero que consiga uma avaliação com a endocrinologista , nutricionista e inicie uma atividade fisica que te traga prazer além dos beneficios de queimar calorias. qualquer coisa venha fazer uma avaliação. Boa sorte

content.item_itemType.experts.B3.specialists

Alexandro Paiva

Alexandro Paiva

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Mirna Rosier

Mirna Rosier

Psicólogo, Sexólogo

Salvador

Agendar uma visita
Nevile Luiz Turatti

Nevile Luiz Turatti

Psicólogo, Sexólogo

Sinop

Agendar uma visita
Marcos Carvalho

Marcos Carvalho

Psicólogo, Sexólogo

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Terapia sexual

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.