Olá, sou casada há 1 ano e durante o relacionamento, desde 2017 comecei a engordar uns 4kg ao ano. N

12 respostas
Olá, sou casada há 1 ano e durante o relacionamento, desde 2017 comecei a engordar uns 4kg ao ano. Não desleixei, porém foi algo que saiu do meu controle. Consequentemente passei a ter muito receio em "me soltar" na cama e pensava mto sobre meu marido perder o desejo sexual por mim. Já tive algumas conversas com ele e o mesmo tentou me dizer q não era isso que poderia interferir na relação. Porém, recentemente fui perdendo um pouco do medo e passei a me soltar um pouco mais (mas continuo na batalha para emagrecer), mas ao comentar sobre isso, ele "brincou" comigo dizendo: "ah, pronto! Se aceitou agora" - tipo com um ar de deboche qrendo insinuar que não era p eu parar de tentar emagrecer. O peso realmente pode interferir na libido (o que ele tenta me negar, acredito q p não me magoar)? Estou me sentindo sem chão pq emagrecer está sendo algo mto difícil pra mim há tempos e realmente não sei o que fazer enquanto não consigo retornar ao corpo q tinha
Será um prazer ajuda-la! Agende a primeira consulta por whatsapp.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em coaching - R$ 120

Olá! A imagem corporal não é a única, mas é uma das variáveis que podem interferir no relacionamento. São vários os possíveis pontos que podem estar relacionados a esse tema. Por exemplo, o modo como você avalia o próprio corpo pode fazer com que você, na hora do sexo, desvie o foco de sua atenção dos estímulos eróticos para pensamentos de preocupação sobre como ele pode estar avaliando seu corpo. Não apenas na hora do sexo, mas também em outros contextos, é possível que essa autoavaliação negativa interfira negativamente no modo como você interage com ele. Nesse sentido, situações que poderiam levar ao sexo podem funcionar como gatilhos para que o sexo não ocorra. São várias as possíveis variáveis que podem interferir nesse processo. É importante entender também se não há uma compulsão alimentar, que possa estar produzindo o aumento sistemático de peso. Cada caso é um caso. Sugiro que você procure um psicólogo que tenha conhecimentos teóricos e experiência prática nessas áreas em questão. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Olá! A princípio, sem uma melhor avalição de todo o contexto do relacionamento e também de cada parceiro, não é possível fazer afirmações sobre o que está acontecendo de fato. O que se pode afirmar que há diversas variáveis que afetam a libido e questões relacionadas à maneira que se vê o próprio corpo ou o que se imagina que o parceiro pensa sobre o seu corpo, podem afetar de forma significativa a relação sexual em suas múltiplas dimensões. Nesse caso, em específico, a abertura para um diálogo sobre essas questões seria um primeiro passo, mas a eficácia desse processo vai depender de quão abertos e seguros ambos se sentem para expressar seus medos, dificuldades e desejos. Não conseguindo fazer isso por si só, recomendo buscar um profissional da área.
Olá! Parece que você está muito preocupada com as coisas que você acha que deveriam acontecer, mas sobre as quais você não tem controle: o tamanho do amor do seu marido e o seu peso, que não está batendo com o padrão que você idealizou. Quando você busca controlar coisas incontroláveis, fica muito difícil "se soltar" ou relaxar. A atenção completamente focalizada em "corrigir os problemas" não deixa você perceber quais as suas reais necessidades a cada momento, nem quais os passos necessários para atender estas necessidades. Mudar essa necessidade de controle pode ser uma tarefa difícil de realizar sozinha, mas que pode ser facilitada com ajuda profissional. Boa sorte!
Vc precisa passar por um processo de reeducação, para eliminar essas crenças disfuncionais que estão te atrapalhando, e isso vc faz através de psicoterapia cognitiva

Sugiro a vc tb, a se informar sobre cirurgia bariátrica, que pode ser feita através do seu convênio

E sim, a obesidade interfere na libido do seu parceiro, pois vc muda o seu corpo e a atração que antes ele sentia, pode também mudar
Bom dia, há muitas questões que precisam ser entendidas aqui. Portanto seria interessante mais informações para poder elaborar um plano interventivo.
Mas pelo seu texto, podemos entender que há uma questão de perda de autoestima, previsões catastróficas do futuro, e uma tentativa de ler os pensamentos do seu marido.
Pelo exposto acima, pude notar um pouco do sofrimento que tudo isso tem te causado, e o ideal seria procurar por uma psicoterapia para te auxiliar a entender e reestruturar seus pensamentos, no sentido de conseguir encontrar as melhores alternativas para alívio de suas angústias e sofrimentos, antes que isso afete ou aprofunde mais o que já está afetado, ou outras áreas de sua vida.
Boa sorte.
Estar bem com o nosso corpo ou com o nosso caminho para mudá-lo é fundamental para estarmos bem com o sexo ou relacionamentos. É possível que críticas tenham um peso maior quando tocam em feridas antigas, mesmo sem a gente ter consciência disso. Então, trabalhar sua relação com sua imagem corporal poderá te auxiliar muito a se sentir melhor. Psicoterapia ou terapia sexual podem te auxiliar muito. A vida é dinâmica e você não está fadada a viver eternamente em desconforto. Desejo saúde e bem estar a você!
Entendo que a questão aqui é principalmente a sua aceitação quanto ao seu peso. Talvez entenda que a diminuição da atividade sexual esteja ligado diretamente ao seu peso e muitas vezes não é essa a origem, naturalmente as relações de média a longa data tem sim uma diminuição na manifestação da procura sexual. O importante é que se sinta atraente e confiante, independente do peso, pois, dessa forma seu esposo poderá lhe olhar com desejo e admiração. A ajuda para resolver essa questão pode vir de um sexólogo.
Imagino sua insegurança, espero que consiga uma avaliação com a endocrinologista , nutricionista e inicie uma atividade fisica que te traga prazer além dos beneficios de queimar calorias. qualquer coisa venha fazer uma avaliação. Boa sorte
Bom dia. Os colegas estão focando as respostas todas em como você se sente com o seu corpo. Mas, puxa, você acha mesmo que foi legal o comentário do seu marido? Pelo seu texto, não dá para entender se ele falou em tom de deboche ou de comemoração por vc ter "finalmente se aceitado". Relacionamentos podem ser abusivos nestas pequenas coisas também. Fique atenta.
Vejo que você está incomodada e que toda essa situação lhe cause sofrimento e prejuízo, sua auto estima e auto confiança ficam afetadas e tudo o que ocorra, estará repercutindo em sua vida. Sozinha você não está tendo força para conseguir levar adiante seus objetivos. É importante que você busque ajuda profissional, possa fazer uma avaliação clínica de suas condições hormonais, se há alguma disfunção. Ao mesmo tempo, acompanhamento de um profissional da nutrição que te auxilie a entender e adotar novas formas de se relacionar com a comida. E principalmente, um profissional da psicologia que te auxilie a entender o que se passa do ponto de vista emocional, isso passa pelo auto conhecimento e aceitação. Entendendo seu funcionamento biológico e emocional, você terá condições de se apropriar do corpo que escolher e aceitar ter. Mas por sua escolha. Busque ajuda profissional e escolha o que for melhor para você. Boa sorte.
Do ponto de vista psicanalítico, a questão do peso e da autoimagem pode ter um impacto significativo na vida sexual de uma pessoa. É possível que o ganho de peso e a dificuldade em emagrecer estejam relacionados a fatores psicológicos, como ansiedade, estresse ou outras questões emocionais.
Quanto à questão da libido, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter diferentes fatores que afetam sua libido. Algumas pessoas podem ter sua libido afetada pelo peso, enquanto outras não. No entanto, é comum que o ganho de peso afete a autoestima e a confiança na própria aparência, o que pode afetar a libido indiretamente.
O comentário do seu marido pode ter sido uma tentativa de brincadeira, mas é importante que você se sinta respeitada e compreendida em suas lutas pessoais. Comunicar seus sentimentos de forma clara e aberta com seu parceiro pode ajudar a resolver possíveis conflitos e aumentar a intimidade emocional.
Na psicanálise, o objetivo é ajudar a pessoa a explorar suas emoções, desejos e medos mais profundos, a fim de desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesma e das relações que mantém. Um psicanalista pode ajudar a pessoa a lidar com as emoções negativas relacionadas à autoimagem e ao peso, ajudando-a a desenvolver uma autoestima mais positiva e uma imagem mais saudável do próprio corpo.
Em resumo, é importante lembrar que a autoimagem e a autoestima estão intimamente ligadas à saúde sexual e emocional de uma pessoa, e que o ganho de peso pode afetar tanto diretamente quanto indiretamente a libido. Buscar ajuda profissional pode ajudar a lidar com esses desafios de forma mais positiva e saudável.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 100