Olá, tenho 27 anos e tenho muitos dos sintomas do TDAH desde criança. Gostaria de saber qual profissional

13 respostas
Olá, tenho 27 anos e tenho muitos dos sintomas do TDAH desde criança. Gostaria de saber qual profissional devo procurar para saber se realmente tenho isso ou se é outro transtorno/doença com sintomas parecidos?!
Dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) estimam que 4% da população adulta pode ter déficit de atenção, sendo que 80% dos casos tiveram início na infância. O TDAH não diagnosticado na infância pode gerar problemas de autoestima e afetar a qualidade de vida nos adultos. Os principais sintomas no adulto são: dificuldade frequente para cumprir horários e compromissos; falta de organização e de seguir uma rotina; vida amorosa conturbada com relacionamentos interrompidos; alterações frequentes de humor, com tendência a depressão e ansiedade. Sempre é tempo de iniciar um tratamento para melhora dos sintomas, independente da idade.

Olá!
Para que você tenha um diagnóstico correto, é necessário que procure um psicólogo e/ou um psiquiatra.
Após esta avaliação terá o diagnóstico.
Normalmente tratamos TDHA em conjunto com psiquiatra, ele tratando com medicamento e nós psicólogos com terapia.
Espero ter ajudado
Atenciosamente.
Olá!

Hoje em dia é realmente necessário tomarmos um certo cuidado com os diagnósticos precipitados, uma vez que o acesso à informações do que caracteriza tal transtorno é facilmente explorado depois de algumas pesquisas pela internet (mas não recomendado numa autoavaliação), por exemplo, ou por profissionais que acabam por rotular alguns pacientes sem que exista um real aprofundamento do estudo de suas condições em particular. Nesse caso, é importante uma avaliação em conjunto com um psiquiatra e um psicólogo para analisar suas atitudes e ações, dentro do que define o que seria o TDAH, e como esse quadro tem prejudicado o seu dia a dia. Caso realmente seja diagnosticado com esse transtorno, uma psicoterapia em conjunto com uma medicação controlada poderá lhe ser de grande ajuda, mas, novamente, é importante avaliar se realmente seria o seu caso pelo processo avaliativo de profissionais qualificados.

Atenciosamente.
Seria importante procurar um psiquiatra para o diagnóstico diferencial correto, diferenciando TDAH de outros transtornos com sintomas parecidos.
É comum que sintomas de desatenção (atenção muito difusa para elementos variados sem se focar adequadamente naquilo que efetivamente precisa se concentrar) surjam em pacientes com quadros ansiosos variados e em alguns transtornos de humor, além de outras hipóteses.
Na eventualidade do diagnóstico, dependendo da gravidade dos sintomas e do quanto afetam sua vida, o tratamento pode envolver desde orientações para melhor organização de suas atividades e rotina diária e manejo ambiental até o uso de medicações, passando pela indicação de uma boa psicoterapia que muitas vezes pode ter, associada ou não a medicação, resultados muito satisfatórios.
Primeiramente temos que tomar bastante cuidado com as "doenças da moda", onde o TDHA é uma delas.
Todas as pessoas que apresentam alguns dos sintomas listados são rotulados com este transtorno, o que muitas vezes não é verdadeiro.
Vários fatores do cotidiano nos faz desligar daquilo que devíamos nos concentrar, e isto não é necessariamente um transtorno.
Mas sempre vale a avaliação do quanto isto está te atrapalhando, se é uma mudança que aconteceu há pouco tempo, se houve um motivo que desencadeou este novo comportamento, etc...
Desta forma, sugiro que procure um terapeuta que possa te ajudar a descobrir e entender os porquês disso, e assim, direcionar o melhor tratamento para as questões, sejam orgânicas ou emocionais.
Atenciosamente,
Kelly
Os profissionais indicados para dar um diagnóstico em TDAH é o neurologista e\ou psiquiatra. Após, a hipótese diagnóstica há introdução ou não da conduta medicamentosa e muitas vezes é sugerida pelo profissional uma avaliação neuropsicológica que avalia, quantifica o TDAH para comprovação da hipótese diagnóstica e conduta terapêutica não apenas medicamentosa como treino cognitivo e de habilidades sociais. Boa Sorte e procure os profissionais sugeridos.
Olá , bom dia !
Sugiro que busque por clinicas /profissionais especializados em transtornos de aprendizagem e neurodesenvolvimento. Para se obter um diagnóstico correto e preciso é ,importante que seja avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por : neuropsicólogos, fonoaudiólogos , psicólogos, psicopedagogos. Alguns testes, deverão ser realizados com os respectivos encaminhamentos tais como : avaliação neuropsicológico , geralmente este exame não é coberto totalmente pelos planos , avaliação do processamento auditivo central (PAC), e sessões c/ fonos p/ara treinamento memória operacional, concentração, foco ,raciocínio complexo ,etc. As sessões de fono serão preparadas de acordo com o resultado das avaliações acima. A terapia cognitivo comportamental, geralmente é a mais indicada por contribuir de modo lúdico e prático para aquisição de novas habilidades p/ o paciente desenvolver novos métodos que o habilitam no processo de aprendizagem ,foco e concentração.Abs
Para realizar um diagnóstico correto de seus sintomas é necessário o atendimento com um psicólogo ou psiquiatra. Alguns sintomas do TDAH podem estar presentes em outras condições clínicas como por exemplo o hipertireoidismo. Por isso a consulta com um profissional indicará o diagnóstico mais correto, e a terapêutica mais apropriada para seu caso.
Você pode procurar um neurologista ou psiquiatra para um diagnóstico e tratamento. A partir disso, dependendo do caso, podem encaminhar para outros profissionais, como psicólogos se estiverem presentes questões emocionais ou psicopedagogo, caso tenha dificuldades de aprendizagem relacionadas.
Passe com um bom psiquiatra que, provavelmente, lhe pedirá exames e uma avaliaçao neuropsicologica. Esta poderá auxiliar o médico a fechar seu diagnóstico e estavelecer uma conduta terapêutica, se for o caso. Boa sorte.
procure um psicologo e faça um tratamento com bom segmento, se for necessário o profissional ira fazer os encaminhamentos que precisarem.
A busca por um psicodiagnóstico pode ser importante como fator de autoconhecimento. Mas, antes disso, eu lhe perguntaria o que está passando na sua vida, e porque acha que tem esse diagnóstico. Tal exploração que você pode fazer sobre você mesmo (a), sobre quem você é, como você lida com o mundo e como foi sua infância com tais sintomas pode ser uma viagem muito mais profunda e interessante do que apenas encontrar um diagnóstico.
Obviamente um bom profissional, psicólogo ou psiquiatra, caso encontre com você tais padrões sintomáticos ligados a tal patologia, poderá apontar-los como forma de ajudá-lo a compreender a si mesmo e a partir daí tomar suas próprias decisões sobre como lidar com isso. Abraços, Rafael
Olá! Que bom que você está se olhando com atenção!
Pode começar procurando um psicólogo para juntos definirem melhor estes comportamentos que lhe parecem estar relacionados ao TDAH. A partir daí, e pela sua idade, será feita uma avaliação se o que está faltando é uma compreensão sobre o seu modo ser ou se realmente se faz necessário um acompanhamento medicamentoso. Neste último caso vamos precisar também de um médico que pode ser psiquiatra.Abs