Ola, Tenho muita dificuldade em me expressa e me comunicar e isso acabar atrapalhando muito no relac

23 respostas
Ola, Tenho muita dificuldade em me expressa e me comunicar e isso acabar atrapalhando muito no relacionamento, como faço para melhorar esses pontos
Se autoconhecendo e entendendo o porque dessas dificuldades; a partir daí desenvolver habilidades de comunicação que sejam assertivas e que te aproximem dos seus valores. Saber se comunicar é uma habilidade aprendida e nunca é tarde para começar.
Busque ajuda!

Olá! Pra muitas pessoas se expressar é realmente um ponto difícil e, as vezes, isso pode vir de alguns bloqueios instalados anteriormente na vida, mas independente disso, também indica uma necessidade de uma busca maior de autoconhecimento sobre esses processos internos que se escondem entre essas tentativas de comunicação que estão impactando suas relações! A terapia pode ser um espaço seguro pra explorar esse lugar que você se encontra e compreender de onde surgem essas dificuldades, assim, junto com sua psicóloga pode ser possível desenvolver melhores estratégias para alcançar uma comunicação mais efetiva no seu cotidiano. Caso se interesse, me coloco à disposição, qualquer coisa é só mandar uma mensagem, seja como for, desejo boa sorte por ai, um abraço também
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 140
Olá! Um dos grandes geradores de conflitos entre os casais é a comunicação, ou melhor, os ruídos causados por ela. Já pensou na possibilidade em fazer uma terapia de casal? Quando a comunicação é trabalhado em terapia, o casal aprende a lidar melhor com os conflitos, fortalece os vínculos e inicia um processo de construção de intimidade emocional mais profunda.

Estou à disposição para isso, abraço.
Para aprimorar a expressão e a comunicação, é recomendável praticar a escuta ativa, ler regularmente e participar de grupos. Além disso, a psicoterapia pode ser benéfica para desenvolver estratégias específicas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá,

Compreendo a importância da comunicação eficaz nos relacionamentos e como a dificuldade em se expressar pode gerar desafios significativos. Primeiramente, é fundamental reconhecer a coragem que você demonstra ao abordar essa questão. O processo de melhoria na comunicação é um caminho valioso de autodescoberta e crescimento pessoal.

Ao explorarmos essa questão, é útil considerar algumas abordagens psicanalíticas. A psicanálise nos ensina que as dificuldades na comunicação podem ter raízes profundas no inconsciente. Experiências passadas, crenças internalizadas e padrões comportamentais podem influenciar a maneira como nos expressamos.

Um primeiro passo é observar a origem dessas dificuldades. Refletir sobre sua história de vida, experiências significativas e as mensagens que recebeu sobre a expressão de sentimentos pode trazer clareza. A psicanálise valoriza a autoexploração como um meio de compreender as origens de padrões de comportamento.

Além disso, é importante estar ciente do diálogo interno. A autocrítica e a autocensura podem ser obstáculos significativos para uma comunicação aberta. Ao praticar a autoaceitação e o entendimento de suas emoções, você cria um ambiente mais propício para expressar seus pensamentos e sentimentos.

Lembre-se, a mudança é um processo gradual. Celebrar pequenos avanços e reconhecer os esforços realizados ao longo do caminho são essenciais. Considere também buscar o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psicanalista, para orientação personalizada nesse percurso.

Estou aqui para apoiar sua jornada de autodescoberta e crescimento. Se tiver mais perguntas ou quiser discutir aspectos específicos, fique à vontade para compartilhar.
Espero ter te ajudado. Grande abraço!!!

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Oie, com o nosso desenvolvimento vamos aprendendo alguns comportamentos que não gostamos. mas o melhor e que ao longo do nosso desenvolvimento também reconhecemos o que gostamos em nós e o que é importante mudar. Nunca é facil mudar. Fazer uma reforma intima para que ocorra as mudanças é necessário algum tempo. É sempre mais facil que essa mudança tenha um auxilio de um profissional que vc confie. Se cuida, abraços
Olá. Para saber como melhorar, é preciso entender quais são suas dificuldades ao se comunicar, assim dá para construir recursos assertivos para seu caso em específico. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.
Olá, como você está? Primeiramente, quero parabenizá-lo por buscar ajuda. Imagino que seja um grande desafio para você. Quero que saiba que a comunicação é uma habilidade que pode ser aprimorada com tempo, prática e paciência.

Ouvir atentamente o que os outros estão dizendo, em vez de se concentrar apenas em sua resposta, pode ajudá-lo a entender melhor os pontos de vista deles. Isso é conhecido como escuta ativa. Além disso, tente expressar seus sentimentos e pensamentos de maneira clara e direta. Isso pode envolver falar em voz alta ou escrever o que você está pensando.

Outra estratégia útil é pedir feedback às pessoas em quem você confia. Elas podem oferecer uma perspectiva valiosa sobre como você pode aprimorar suas habilidades de comunicação. Além disso, praticar a empatia, ou seja, tentar se colocar no lugar do outro, pode ajudá-lo a entender melhor suas perspectivas.

Por fim, mas não menos importante, considerar buscar o apoio de um psicólogo pode oferecer estratégias e ferramentas para ajudá-lo a se comunicar de maneira mais eficaz. Abraços, fico à disposição! @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Você pode aprender a desenvolver essa habilidade da comunicação e se relacionar melhor com as pessoas. Para isso é importante entrar em um processo terapêutico para melhorar essa habilidade. Espero ter ajudado!
Em princípio, indicaria que talvez essa dificuldade seja, na verdade, uma evitação, ou seja, um modo de funcionar onde sua autorregulação se baseia em não se colocar em posição de possíveis "erros", que levem a um sentimento de "vergonha" ou de "Inadequação". Porém, é preciso fazer uma avaliação mais aprofundada e precisa, partindo das suas próprias observações e sensações, com intuito de elaborar um plano de ação que possa lhe ajudar a evoluir nesse sentido. Para tanto, é recomendado que você inicie um processo psicoterapêutico com um profissional habilitado e de sua confiança. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá! Olá! Entendo que a dificuldade em se expressar e se comunicar pode ser desafiadora nos relacionamentos. Primeiramente, é valioso reconhecer a importância de expressar seus sentimentos e pensamentos de maneira autêntica. Técnicas de comunicação eficaz, como praticar a escuta ativa, podem ajudar a melhorar a compreensão mútua. Além disso, identificar suas emoções e pensamentos antes de compartilhá-los pode facilitar a expressão clara. A prática regular da comunicação, seja por meio de diálogos informais ou até mesmo diários pessoais, pode aprimorar suas habilidades ao longo do tempo. Considere também a possibilidade de buscar o apoio psicológico, que pode trabalhar com você para explorar as raízes dessa dificuldade, oferecer estratégias personalizadas e fornecer um ambiente seguro para praticar e desenvolver suas habilidades de comunicação. Lembre-se de que melhorar a comunicação é um processo gradual, e cada pequeno passo contribui para o crescimento pessoal e relacional. Vamos juntos!

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
O acompanhamento psicológico pode te ajudar a desenvolver habilidades sociais, tendo uma melhor interação com as pessoas. Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
Olá, bom dia! Acredito que a Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas.
Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida.
A Psicoterapia feita por Psicólogo é protegida pelo sigilo ético profissional, além disso você, também, encontrará acolhimento e uma escuta atenta, sem julgamentos e não prescritiva. Espero ter te ajudado!
Olá! O primeiro passo para transformar é querer. A partir daí, iniciar o movimento para compreender o que faz você se fechar diante do outro e gerar conflitos a partir deste comportamento. Sendo mais específica, o que em você faz você se fechar? Independentemente do outro, tem um mecanismo seu, que foi criado em algum momento da sua vida, provavelmente para se defender e se proteger de algo. Há marcas da sua história pessoal que te levaram a agir assim e você segue repetindo isso. É preciso um mergulho na sua história, nas suas dores; largar as defesas, se permitir sentir o que você não sentiu, e pouco a pouco ir abrindo espaço, se permitindo ser permeada e tocada pelo outro, nas suas mais diversas formas. Esse é um prato cheio para a psicoterapia rss boa sorte e bom mergulho!
Para aprimorar a comunicação primeiro precisamos entender quais são suas dificuldades relacionadas à ela. Você tem dificuldade em saber o que dizer nas situações? Conhece reconhecer com facilidade seus sentimentos e pensamentos? Sabe como falar de maneira assertiva e ser compreendido pelo outro? São questões muito importantes para serem avaliadas, mas o treino de habilidades sociais pode ser muito benéfico nesse caso.
Olá! A psicoterapia ajuda a desenvolver as habilidades sociais, assim irá aprimorar a comunicação de forma assertiva, além de compreender os motivos que a levaram a ter tal comportamento, identificando as distorções cognitivas. Procure ajuda!
Olá, como todos os colegas disseram antes, o autoconhecimento proporciona o desenvolvimento da expressão e comunicação sociais de uma forma geral. Há abordagens psicoterapêuticas onde o desenvolvimento de habilidades específicas podem ser planejadas e trabalhadas de forma mais direta, como nas Terapias Cognitivas ou na Análise de Comportamento. Independente de estar em terapia ou não, dois hábitos são comprovadamente facilitadores para o desenvolvimento de autoconhecimento e comunicação/expressão de afeto, são eles: a leitura e a prática de manter um diário onde você possa escrever sobre suas ideias e sentimentos.
Compreender a história dessa dificuldade de se comunicar e utilizar estratégias para se comunicar melhor é um dos caminhos da psicoterapia. Entender nossa comunicação pode revelar a vulnerabilidade de se expressar, os medos e inseguranças, a maneira como se comunicaram conosco, como aprendemos a nos comunicar e até mesmo dificuldades na relação. O processo da psicoterapia aprofundará o autoconhecimento, pois a comunicação pode ser o que aparece como dificuldade, revelando outros fatores significativos sobre si e o mundo.
Sinto muito que esteja passando por isso. É importante considerar que o mais indicado é um acompanhamento psicológico individual nas abordagens comportamentais, ou seja, que você possa ser acompanhando por um/a Psicólogo/a que possa compreender especificamente no seu caso alguns fatores, por exemplo: como essas dificuldades surgiram; porque se mantém; quais recursos comportamentais que você já tem que poderiam te ajudar a lidar com isso...a partir disso, será possível pensar e aplicar estratégias específicas com o intuito de você conseguir desenvolver o que for necessário.
Olá, a capacidade de se comunicar e expressar de modo eloquente é uma habilidade, e, como qualquer habilidade ela pode ser treinada. Existem estratégias e técnicas para isso. Boa parte das pessoas não sabe da possibilidade de treinamento porque observam pessoas que tem essa habilidade naturalmente mas ,qualquer um pode melhorar essa capacidade. Busque ajuda de um profissional (psicologo) de sua confiança. Abraço
Ola! Já diz o ditado: Falar é prata, ouvir é ouro. Se há dificuldade de expressão, de criar uma narrativa sobre si, sobre os fatos e sentimentos, algo do proibido pode estar funcionando. Seja da inibição psíquica, seja das repressões ou da própria vergonha em ser. Também da importância que dá a si mesmo. Tudo isto pode ser afrouxado num trabalho em análise psicanalítica. Mas, tem algo que é necessário lembrar, a linguagem sempre tem um espaço entre o que foi dito e o que foi entendido. Portanto, falar carrega um espaço instransponível de possíveis equívocos. Falar, se ouvir, ouvir ao outro requer a sensibilidade e a paciência das boas trocas. O humano se compõe pela linguagem. Penso que passar por uma análise ajudará muito.
Olá. De fato, em um relacionamento a fala se faz muito importante. Diante de sua dificuldade em se expressar, é preciso entender melhor, no âmbito de uma psicanálise, o que sustenta essa inibição, pois a resposta não se reduz a treinamentos de fala simplesmente.
Psicoterapia e treino da comunicação pacífica e saudável. Tenho artigo e vídeo sobre isso. Abraço.