Ontem iniciei tratamento para a ansiedade e depressão com escitalopram 10mg e Alprazolam 0,25. Sint

8 respostas
Ontem iniciei tratamento para a ansiedade e depressão com escitalopram 10mg e Alprazolam 0,25.
Sinto-me pessimamente.
Quantos dias deverão demorar a passar os efeitos colaterais?
Depende de quais são os efeitos aos quais você se refere. Muitas vezes, quando as pessoas estão ansiosas, na verdade são os sintomas da própria ansiedade que elas acham que são da medicação, até porque, em alguns casos, os sintomas podem ter uma piora, no início, com o uso de medicações como o escitalopram. Quando se trata desta piora inicial, geralmente ela desaparece em cerca de dez dias, mas pode ser antes ou um pouco depois. Mas, pode haver outros sintomas, tais como sonolência ou sono noturno não restaurador, intestino "solto", dores de cabeça, sonhos vívidos, dificuldades de orgasmo. Os efeitos colaterais são diferentes e há pessoas que nem os apresentam. Entretanto, pode-se dizer que estes efeitos não são perigosos e, quando aparecem, a maioria melhora num prazo máximo de duas a três semanas, com exceção da dificuldade de orgasmo, que pode persistir. Todos desaparecem em poucos dias (ou mesmo imediatamente) quando se para a medicação, mas isto jamais deve ser feito sem orientação médica e geralmente não é uma boa medida, porque se trata de remédios eficazes e, na maioria dos casos, após algumas semanas de tratamento, a melhora da depressão ou da ansiedade é grande e a diminuição dos efeitos colaterais também - e as pessoas ficam satisfeitas com os resultados.

É preciso ficar atento para tentar perceber se esses efeitos são realmente da medicação ou sintomas psicossomáticos da própria ansiedade ou depressão. A medicação psiquiátrica pode não se adaptar ao organismo de imediato, é preciso insistir algumas semanas para conseguir perceber os efeitos desejados, assim como a diminuição de possíveis efeitos colaterais. No caso de os efeitos indesejados demorarem a passar, é bom repensar a medicação junto ao psiquiatra, talvez uma outra opção se adeque melhor ao seu organismo. Lembre-se que a psicoterapia é fundamental para o tratamento de ansiedade e depressão e intensifica imensamente a ação dos medicamentos.
Nos primeiros dias de medicação os efeitos colaterais podem aparecer e os sintomas que já eram apresentados ficarem um pouco mais intensos, não há um prazo determinado, mas geralmente em duas semanas o organismo se adapta a substância, e os efeitos colaterais tendem a diminuir. É preciso persistência e paciência, além da psicoterapia que é imprescindível nesses casos. Há estudos que mostram que medicação sem psicoterapia não produz resultados satisfatórios.
É normal no início do tratamento medicamentoso esses efeitos colaterais. Portanto deve-se se ater ao acompanhamento psicológico juntamente com a medicação para uma melhor eficácia. Sugiro que busque um psicólogo que trabalhe com a abordagem cognitiva comportamental. Abcs
Bom dia, os colegas a cima já explicaram que é normal no inicio do uso dos medicamentos até o organismo se adaptar as substancias se perceba uma alteração no humor até se regular. O que considero de suma importância é que você intenda as causas da tua ansiedade e tratá-las com a ajuda de um psicologo/a os medicamentos sozinhos não alcançam tudo o que você precisa entender do teu dia a dia, quais as causas da tua ansiedade e depressão; os medicamentos ajudam o organismo a funcionar melhor mas você precisa ter consciência do que te adoece; procure perto de você algum psicologo/a de tua confiança e perceberá uma melhora significativa e mais beneficio com as medicações.
Os efeitos colaterais podem melhorar em 10 ou 15 dias como disseram os colegas acima, mas é muito importante que vc trate a depressão com uma psicoterapia , uma psicologa especialista em tratar ansiedade, pois existem maneiras de controle da emoção, exercícios específicos para vc aprender. O profissional saberá quais tipos de ansiedade voce pode estar apresentando , como ex, pode aparecer ansiedade social junto com síndrome do panico ,ou outras . Vc recebera um tratamento específico para quando parar com medicamentos , ja conseguirá um controle das emoções, e estará mais autoconfiante podendo evitar uma recidiva.
Os efeitos adversos dos medicamentos antidepressivos duram aproximadamente de 15 a 30 dias. Caso os efeitos adversos não cessem após esse período, busque seu médico para discutir acerca da medicação e seus efeitos. Vale ressaltar também que a atuação dos medicamentos psiquiátricos juntamente com psicoterapia tem resultados mais favoráveis e ágeis do que a ação isolada dessas intervenções.
Olá...
Depende do organismo. Cada pessoa vai reagir de uma forma aos efeitos colaterais.
O tempo vai ser seu aliado.
Junto ao tratamento com fármacos, é indispensável um acompanhamento com psicólogo para melhor tratamento da ansiedade.
Abraços!