Os medicamentos utilizados para toc podem diminui os devaneio excessivo?

21 respostas
Os medicamentos utilizados para toc podem diminui os devaneio excessivo?
Somente a medicação é insuficiente para tratar dessa questão.

Os medicamentos utilizados no tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) como os inibidores seletivos da recaptação da serotonina podem ajudar a reduzir os sintomas do TOC, incluindo os pensamentos obsessivos e compulsões. No entanto, é importante ressaltar que o termo " devaneios excessivos " normalmente se refere a um padrão de pensamentos fantasiosos ou imaginativos que não são necessariamente relacionados ao TOC. Se você está se referindo a pensamentos intrusivos ou ruminação excessiva, que são sintomas do TOC, os medicamentos podem ajudar a reduzir a intensidade e frequência desses pensamentos. Além disso, o tratamento do TOC geralmente envolve uma abordagem combinada, que inclui terapia cognitivo comportamental (TCC) e outras estratégias terapêuticas. Levei em consideração o fato de que alguns dos sintomas ou dificuldades que você está enfrentando podem se beneficiar de uma abordagem mais abrangente. Portanto , eu recomendaria considerar o envolvimento tanto com um psicólogo quanto com um psiquiatra. O trabalho em conjunto com profissionais especializados podem maximizar suas chances de alcançar seus objetivos terapêuticos.
Se deixar levar por pensamentos, fantasias e medos é algo comum no caso de TOC. A medicação ajuda a diminuir, mas estar em acompanhamento psicológico pode te dar estratégias para lidar com isso, além de possibilitar a melhora e diminuição significativa desses pensamentos. Além de te ajudar a identificar os momentos que eles vem com mais frequência, e melhorar sua qualidade de vida emocional, física e relacional.
Depende tem q ter um acompanhamento psicanlsita. Posso te ajudar. OK?
Boa noite, não há um único medicamento usado para o tratamento de TOC. Até porque cada pessoa é única e apresenta diferentes sintomas ligados ao transtorno. Mas psicoterapia aliada ao tratamento medicamentoso são o melhor caminho. Boa sorte!

Olá, tudo bem? Você tem o diagnóstico formulado por um profissional? O TOC é um transtorno complexo, e a procrastinação será uma das consequências dele, principalmente se ela está relacionada a traços de perfeccionismo na execução das tarefas, ou da falta de motivação. O comportamento de procrastinar vai muito além de uma falta de clareza e organização, ele é um comportamento de esquiva de uma situação aversiva, nesse caso será relevante conhecer as emoções que são acionadas ao iniciar uma rotina e os pensamentos associados.
A medicaçao auxilia sim! mas o recomendado e fazer terapia em conjunto para o melhor tratamento!
Recomendo buscar um profissional, pois é impossível avaliar a causa de uma dificuldade com base apenas em um recorte da sua experiência. Beijos!
Olá! Não se sabe exatamente o que causa o devaneio excessivo. No entanto, sabe-se que ele aparece frequentemente em conjunto com alguns transtornos mentais bem conhecidos, como:
* Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
* Depressão;
* Transtorno bipolar;
* Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Por conta disso, há suspeitas de que o devaneio excessivo poderia ser um sintoma atípico destes transtornos.
O problema geralmente tem início na infância, mas pode surgir mais tarde também.
Apesar de parecer, o devaneio excessivo não é um transtorno psicótico, pois não apresenta a principal característica da psicose: a perda de contato com a realidade.
Embora haja uma compulsão por sonhar acordado e “viver em um mundo de fantasias”, a pessoa que sofre com este problema ainda tem noção do que é real e do que é coisa que ela mesma fantasiou, o que demonstra que seu juízo não foi afetado. Por ter uma grande relação com alguns transtornos mentais bem conhecidos, existe uma chance de que, tratando estes problemas, é possível tratar o devaneio excessivo também. Portanto, o uso de antidepressivos e ansiolíticos deve ser investigado para confirmar sua eficácia.
Olá!

Na área da saúde tem um conceito chamado multifatorial. Esse conceito refere-se a compreensão que adoecimentos, grosso modo, não tem um único fator, mas, sim, multis; vários. O processo de diminuir sintomas dentro de um adoecimento passa pelo mesmo pensamento. Assim, a medicação contribuí muito para diminuir os devaneios, ansiedade e etc. Contudo, a medicação é ineficaz para alterar outros fatores que possam estar colaborando para os devaneios exagerados, compreende? É por isso que é interessante, em alguns casos, ter acompanhamento psicológico para traçar outras estratégias em saúde para além da medicação. Espero ter ajudado. =]
Neste caso é necessário consultar um psiquiatra e um psicólogo para o tratamento efetivo do TOC.
A medicação combinada com a psicoterapia proporciona melhora significativa na diminuição desses pensamentos que vem na nossa mente como verdadeira avalanche! Trabalho com técnicas de Terapia Cognitivo Comportamental que auxiliam nesta diminuição e melhora destes sintomas. Permaneço à disposição para auxiliar no tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Os medicamentos aliviam sim, os pensamentos provocados pelos TOC, porém só os medicamentos não são suficientes para aliviar os sintomas. Para um tratamento eficaz é necessário alinhar a terapia medicamentosa ao acompanhamento psicológico, que inclui exercícios de exposição e abstenção de executar rituais (prevenção da resposta).
Sim, medicamentos usados no tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) podem, em alguns casos, ajudar a reduzir os devaneios excessivos. Eles podem ter um efeito positivo na diminuição da intensidade e da frequência desses pensamentos intrusivos. No entanto, é importante lembrar que a resposta ao tratamento varia de pessoa para pessoa e nem todos os medicamentos podem ter esse efeito.

Caso esteja lidando com devaneios excessivos e suspeite de um possível TOC, a consulta a um profissional de saúde mental é recomendada. Eles podem avaliar sua situação, fornecer um diagnóstico adequado e recomendar a abordagem de tratamento mais adequada para seus sintomas.
Medicamentos para TOC podem reduzir danos excessivos em alguns casos, mas o resultado varia. Consultar um profissional de saúde mental é fundamental.
Olá, a medicação utilizada para TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) podem contribuir para a diminuição dos devaneios excessivos, mas isso varia de pessoa para pessoa. Sugiro procurar ajuda de um psiquiatra para avaliação e acompanhamento psicológico para tratamento. Fico a disposição. Um abraço.
Os "devaneios" são processos mentais comuns, no entanto a frequência exagerada de pensamentos descontextualizados pode ser prejudicial para a qualidade de vida diária. Independente do medicamento que estiver utilizando, por mais que possa ajudar parcialmente, esses padrões mentais não serão profundamente alterados através da química pura (remédios). As mudanças ocorrerão com mais eficiência com acompanhamento psicológico associado, especialmente terapias cognitivas contextuais.
Também conhecido como transtorno de devaneio, o devaneio excessivo descreve uma condição em que uma pessoa experimenta com regularidade devaneios tão intensos onde, de fato, o indivíduo pode deixar de realizar suas tarefas do dia a dia para sonhar acordado.

Esses devaneios podem ser desencadeados por eventos da vida real ou estímulos, como ruídos, cheiros, filmes, músicas e tópicos de conversa.

Os sonhadores podem se dissociar da realidade para se absorver completamente em seu devaneio e podem, sem saber, representar o comportamento ou falar o diálogo como se estivesse participando na vida real daquilo que está sendo sonhado.

Em geral, os conteúdos do devaneio são ricamente detalhados e com enredos fantásticos muito bem pensados e estruturados.

Atualmente, o devaneio excessivo não é categorizado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). No entanto, sabe-se que este transtorno pode afetar a vida diária da pessoa.
Recomendo que busque acompanhamento com um psicologo inicialmente, entender sua demanda de perto se faz necesario.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Bom dia, tudo bem?
Antes de qualquer coisa, precisamos ter certeza do diagnóstico, pois assim como no TOC temos outras possibilidades, nas quais essa sintomatologia aparece. Devem ser avaliados os sintomas e então será realizado um diagnóstico diferencial, como seria o caso de TDAH, TDE, etc.
Não existe um medicamento específico aprovado para o tratamento exclusivo do devaneio excessivo, mas certamente muitas das medicações que existem e que são usadas para o TOC, por exemplo, auxiliam sim neste processo. Depois de feito esse diagnóstico podemos fazer uma recomendação terapêutica adequada do tratamento. Não existe milagre, existe um tratamento sério que é combinado. Isso significa que apenas a medicação não será suficiente. Faz-se necessário acrescentar psicoterapia, uma rotina estruturada, boa alimentação, meditação e exercícios físicos.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 220
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e o devaneio excessivo são duas condições psicológicas diferentes que podem exigir abordagens de tratamento distintas.

TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo): O TOC é caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos. O tratamento principal para o TOC geralmente envolve terapia comportamental e, em alguns casos, medicamentos, como inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs). Estes medicamentos podem ajudar a diminuir os sintomas de obsessão e compulsão ao regular os níveis de neurotransmissores no cérebro, especialmente a serotonina.

Já o devaneio excessivo, por outro lado, é mais associado à tendência de uma pessoa ficar imersa em fantasias mentais, sonhos acordados ou pensamentos descontrolados sobre eventos futuros, histórias imaginárias ou situações fantasiosas. Embora não seja um diagnóstico clínico formal como o TOC, pode causar desconforto e afetar o funcionamento diário de uma pessoa.

Os medicamentos usados para tratar o TOC podem não ter um efeito direto no devaneio excessivo, pois este último não é necessariamente um transtorno neuroquímico como o TOC. No entanto, algumas pessoas com devaneio excessivo podem se beneficiar de abordagens terapêuticas, como a terapia omportamental ou técnicas de mindfulness, que podem ajudar a controlar e redirecionar os pensamentos indesejados.

Se você está preocupado com o devaneio excessivo ou qualquer outro problema de saúde mental, é importante procurar a orientação de um profissional de saúde mental qualificado, que poderá fornecer um diagnóstico preciso e recomendar o tratamento mais adequado para suas necessidades específicas, fico a disposição.
Compreendo suas preocupações e é admirável que você esteja buscando informações sobre o tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). De fato, para alcançar resultados eficazes, uma abordagem combinada, envolvendo tanto o tratamento com um psiquiatra quanto com um psicólogo, é altamente recomendada.

Os medicamentos prescritos por um psiquiatra podem desempenhar um papel importante no gerenciamento do TOC, ajudando a reduzir os pensamentos obsessivos e a ansiedade associada. No entanto, é essencial complementar esse tratamento com a terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é especialmente eficaz na abordagem dos padrões de pensamento e comportamento característicos do TOC.

Quanto mais cedo você buscar ajuda profissional, maiores serão as chances de encontrar alívio para seus sintomas e viver com qualidade de vida. Estou aqui para apoiá-lo/a em sua jornada para o bem-estar emocional e estou disponível para agendar uma consulta para discutirmos suas preocupações com mais detalhes.

Por favor, considere marcar uma consulta para que possamos iniciar o processo de tratamento e trabalhar juntos para encontrar as melhores soluções para você.
Sim, a medicação auxilia se bem prescrita pelo seu psiquiatra, é sugerido no tratamento para uma boa eficácia a psicocterapia para complementar o tratamento e alternar alguns comportamentos e reestruturar os rituais que os pensamentos formam. Na terapia você encontrará seus valores e terá mais autoconhecimento para lidar no momento e te prepara para crises futuras.
Olá. Os medicamentos usados para tratar (TOC) geralmente se concentram em reduzir os sintomas obsessivos e compulsivos, como pensamentos intrusivos e comportamentos repetitivos. No entanto a medicação por si só não é eficaz é necessário você estar em acompanhamento psicológico. Estou aqui contigo e podemos em psicoterapia observar com mais cuidado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! A medicação ajuda muito no alivio dos sintomas, mas deve ser associada a psicoterapia cognitivo comportamental, que tem muitos protocolos e evidencias cientificas da sua efetividade no tratamento e manejo do TOC, principalmente no que se refere a instrumentalizar o paciente a lidar melhor com os sintomas. Fique a vontade caso queira me procurar para conversar mais sobre a sua situação. Um abraço!