Percebi que após um curso de coaching, com privação de sono e regressão meu marido desenvolveu transtorno

16 respostas
Percebi que após um curso de coaching, com privação de sono e regressão meu marido desenvolveu transtorno bipolar, fase maníaca, o curso tem relação com a doença? Ele fala que não tem afeto por mais ninguém e quer ficar sozinho pra sempre, anda agindo igual adolescente, é normal?
Estes eventos/cursos de imersão geralmente propõem atividades que despertam/mobilizam sentimentos, pensamentos, recordações e que produzem efeitos os mais variados possíveis, o que pode estar acontecendo com seu marido.
Se ele quiser e achar apropriado, pode buscar ajuda psicológica para ter um espaço de escuta sobre o que aconteceu neste curso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola! É importante levar seu marido a um especialista, psiquiatra, após esse movimento começar a psicoterapia. O curso em si não tem relação com o fato, mas possivelmente um ambiente com estímulos estressantes pode ter levado a esse movimento de mudança de humor e conduta! Não demore em buscar ajuda especializada, pois ele está em sofrimento psíquico! Abraço
O transtorno bipolar tem um fator genético, isso quer dizer que precisa existir uma pré disposição para a doença, porém é necessário um fator desencadeante, que pode ter sido as experiências vividas por ele no curso sim. No entanto, para um diagnóstico, é necessário observar o tempo em que estes sintomas estão presentes, a intensidade deles, entre outras coisas. Apenas um profissional pode estabelecer um diagnóstico preciso bem como o prognóstico a seguir. Procure um psicólogo para uma avaliação precisa!
Olá, respondendo objetivamente à sua pergunta, e baseando-me estritamente no seu relato, não é normal alguém que não tem histórico de atitudes e comportamentos disfuncionais, passe a apresentar, repentinamente, conduta incongruente com a sua personalidade. Algo aconteceu. Neste caso, cabe uma investigação mais detalhada, por meio de uma avaliação psicológica, a ser feita por um especialista, que irá, ao seu final, apresentar um diagnóstico, apontando caminhos terapêuticos seguros a serem trilhados. No momento, o seu grande auxílio será convencê-lo a buscar ajuda, já que ele deve estar egossintônico, ou seja, a sua nova visão de mundo não o incomoda e ele concorda com o seu novo jeito de ser. Quanto à relação de causa e efeito entre o curso de imersão e os sintomas descritos, sugiro colher maiores informações acerca do conteúdo programático do referido treinamento e apresentá-lo ao profissional que irá realizar a sugerida avaliação psicológica. Um abraço e espero ter ajudado.
Olá! um curso de coaching, feito por um profissional gabaritado não irá causar qualquer transtorno, porém, atualmente existem diversos cursos PSI sem fiscalização do conselho regional de psicologia, proporcionando leigos se intitularem capacitados para atender como profissionais competentes. No caso de Coaching é pior, pois nesses cursos os "Psicólogos frustrados" inventam o que querem...seu marido pode ter sido vítima de um desses. Para um diagnóstico bem feito, deve procurar um Psiquiatra e um bom Psicólogo Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental. Paz e Bem!
Concordo com meus colegas, nada como procurar um profissional qualificado como o psiquiatra para este caso em específico e com certeza indicará a psicoterapia que poderá ser em qualquer abordagem.
Abraços
Muito provavelmente o fator estressante do curso desencadeou a crise que vc descreve,também acredito que teu marido ja tinha uma predisposição a essa psicopatologia.Qualquer outro fator estressante poderia ter eliciado esses sintomas.Nesse momento é de suma importância acompanhamento com psiqiatra e psicologa
Os cursos de imersão podem desencadear episódios de desestrutura psíquica; quanto a ser transtorno bipolar há outros fatores , inclusive genéticos; o primeiro passo é procurar um psiquiatra,em paralelo,procurar o psicólogo , assim poderá ajudá-lo.Att
ola, sou coach e psicologa e já participei de cursos de imersão. Esses cursos são preparados e desenvolvidos para o proposito vivencial. Geralmente há uma equipe multidisciplinar como apoio, durante e depois da vivencia. Não acredito que seja este o motivo desencadeador, mas talvez tenha aberto alguns conteúdos emocionais dos quais este tendo dificuldade em elaborar, por ser vivencial é natural que ainda esteja processando seus conteúdos internos. Mantenho-me a disposição,
Seu marido precisa de ajuda profissional, ou seja, psiquiatra (com urgência) e psicoterapia, com PSICÓLOGO. Esse é o grande perigo desses cursos intensivos que propõem soluções mágicas e rápidas para resolver os problemas das pessoas. Acredito que somente um profissional com formação em psicologia ou psiquiatria, sólidos conhecimentos de psicopatologia e muita, mas muita ética profissional, deveria oferecer este tipo de cursos, pois os estímulos oferecidos podem desencadear mil reações emocionais imprevisíveis, as quais eles não tem qualificação técnica para lidar. Tratamentos tradicionais levam tempo, exigem investimento afetivo e comprometimento. Infelizmente, o que vejo no mercado são profissionais de outras áreas (até engenharia, contabilidade etc), sem o menor conhecimento de saúde mental, que oferecem este tipo de "tratamento". É uma aberração, na minha opinião.
Olá...condições estressantes podem facilitar o aparecimento de alguns transtornos. Apenas o curso não caracteriza o desencadeamento da crise, mas uma lista de fatos no passado que acumulados e não resolvidos se manifestaram. Há necessidade de ajuda psicológica e psiquiátrica. Aproveito a oportunidade para fazer um alerta, transtornos mentais podem e devem ser acompanhados o quanto antes. Em caso de dúvida com relação à saúde emocional e mental. Procure ajuda de um Psicólogo.
Abs.
Olá , pelo que você descreve , não há nada relevante que se possa dizer de algum Transtorno específico . Concordo com meus colegas quando falam que há no mercado gente que se intitula disso e aquilo etc e são profissionais muito mau qualificados . Acredito sim que, seu marido está "mexido e regredido" e portanto seria oportuno buscar ajuda de um psicólogo . Que possa auxilia-lo com suas emoções , lembranças , sentimentos enfim sua saúde mental . Mas , também , me chama atenção sua ansiedade . Porque tanto temor ? E começar a fazer psicodiagnóstico ? Baseado no que ? Um Transtorno mental é algo sério ! Você determina ate a fase , esta maníaco . Procure ajuda , vc esta com muito medo . Boa sorte !
Tudo aponta para uma questão muito seria:o seu marido chegou no limite.Busque ajuda.É a melhor forma de cuidados.O transtorno bipolar tipo l significa humor elevado o suficiente para trazer prejuizo no trabalho. Não se detenha em procurar diagnosticar.Busque ajuda!! No século passado Freud diagnosticou que, toda sociedade era neurótica.Hoje constatamos que o transtono bipolar tornou-se condição existencial do homem moderno. A fragmentação da mente em
desejos,indecisões,escolhas fragilizam o sujeito diante da angústia de existir.Sucesso abraço .
Com certeza esse caso merece uma melhor investigação. Provavelmente seu marido foi exposto a um evento extressor vindo a desenvolver esse desvio de conduta. Normalmente ocorre em individuos com pré disposição para tal comportamento disfuncional.Torna-se relevante buscar ajuda de um Psicólogo para averiguar o motivo desencadeador de tal problematica e consequentemente se necessário, esse o indicará a um psiquiatra para prescrição de medicamentos. Att-
Para saber se o curso tem relação com a doença, você pode entrar em contato com os profissionais que dirigiram o curso, para conhecer detalhes da programação e comunicar a reação que seu marido está apresentando. Depois conversar sobre o que vocês estão passando com alguém que seja próximo de vocês e que seu marido tenha uma relação de confiança, para levá-lo primeiro a uma consulta com psicólogo. É importante que ele vá com disposição para falar o que está acontecendo; por isto estes cuidados de apoio de pessoas próximas. Seu marido tem de querer ser atendido. O propósito é não deixá-lo contrariado, e sim oferecer amparo. A palavra estresse é muito usada e poderá ser útil. Muitas pessoas estão estressadas hoje em dia, com esta vida tão agitada. É um período que as pessoas precisam procurar ajuda para se sentirem melhor, pois é possível viver melhor. O psicólogo encaminhará para o psiquiatra, para melhor conforto do seu marido e para sua segurança de que está cuidando dele.
O novo comportamento do seu marido surpreende, pois a princípio o fator desencadeante foi o curso de coaching, segundo o seu relato. Estudos mostram que cursos de imersão, terapias holísticas influenciam nas crenças do indivíduo muitas vezes de modo negativo psiquicamente, devido a sua vulnerabilidade e fragilidade emocional. Em outras palavras, muitas pessoas, não encontram-se preparadas para mexerem no seu estado emocional sem estarem prontas para isso. A bipolaridade tem sido utilizada muito vulgarmente por todas as pessoas, sem terem o mínimo de conhecimento para rotularem uma outra pessoa com essa psicopatologia.Seu marido já deveria encontrar-se com desconfortos emocionais e psíquicos, como angústias, estresse, mal estares que não conseguindo colocar pra fora, no curso algum gatilho fez manifestar este desconforto em forma de irritabilidade. Porém, o ideal seria consultar um psicólogo(a) o mais rápido possível para investigação e possível tratamento. Ele precisa de acompanhamento

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Daniela Souza

Daniela Souza

Psicopedagogo

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.