Pessoas com síndrome de Asperger podem exibir expressões faciais, mesmo que mínimas, de desprezo, me

22 respostas
Pessoas com síndrome de Asperger podem exibir expressões faciais, mesmo que mínimas, de desprezo, mesmo em situações em que não acredita estar superior aos outros? E quanto a pessoas não autistas?
A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico que se enquadra dentro da categoria de transtornos globais do desenvolvimento, se caracteriza por dificuldades significativas em nível dos relacionamentos sociais e comunicação não verbal. As pessoas acometidas com essa síndrome geralmente têm dificuldade para interagir com outras pessoas e muitas vezes se comportam de forma estranha em situações sociais. Os portadores desse distúrbio geralmente não fazem amigos facilmente, pois têm dificuldade para iniciar e manter uma conversa. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e o fato de exibir expressões faciais mínimas de desprezo independe do fato de se sentir superior ou inferior aos outros, mas de problemas com habilidades sociais. Para adquirir e/ou corrigir estas habilidades é preciso ter um acompanhamento de um psicologo/a.

Expressões faciais são resultado da aprendizagem de fatores sociais e emocionais, deve ser levado em conta o grau de comprometimento de cada paciente, e considerar então sua capacidade de aprendizagem.
Lembrando que todo paciente deve fazer acompanhamento psicológico e que não cabe a seus familiares e amigos nenhum tipo de julgamento.
Att.,
Carolina Teixeira Bertti - Psicóloga
CRP 06/149000
A Síndrome de Asperger está incluída no transtorno global do desenvolvimento, TEA - Transtorno do Espectro autista (em menor grau). Nos sintomas incluem a dificuldade de interação social e comunicação não verbal, entre outros. Tem sua origem tanto em fatores genéticos, como ambientais (gestação de risco por exemplo.)
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, tende a se manifestar antes dos dois anos de idade e, com terapias adequadas, é possível trabalhá-los.
Em relação as expressões faciais, assim como interações sociais, elas são aprendidas, portanto é possível que um Asperger consiga se expressar assim.
Como, há meu ver, é usado o termo falta de empatia, muitos acreditam que não tem sentimentos e emoções, o que na verdade é um grande equívoco, uma vez que o asperger tem sua maneira particular de demonstrar, apenas tem dificuldade de entender algumas questões sociais que, se explicadas, são capazes de entender e demonstrar empatia.
Pela nova sistemática da CID 11
DSM 5 A Síndrome de Asperger está inserida dentro da TEA transtorno do Espectro Autista e os eventos ou episódios referidos pela paciente de certa forma contemplam.

Olá!
Na Síndrome de Asperger mesmo sendo um transtorno do desenvolvimento que compromete a capacidade de socializar é de se comunicar com eficiência, ainda assim a criança ou adulto que sejam diagnosticado com a a Síndrome do Espectro do Autista (TEA), elas exibem expressões faciais, bem como devem ser estimuladas para uma melhor interação social.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga /Psicoterapeuta de Casal e Família
Olá! O transtorno do Desenvolvimento Asperger, tem algumas expressões faciais bem caracteristicas. Mas variam muito de intensidade. Tais fatores estão presentes também no TEA. A pessoa portadora dessa síndrome muitas vezes são diagnosticadas como autistas. Obrigada
Gostaria de acrescentar que tanto as pessoas com TEA, asperger ou com dificuldades ligadas à timidez, transtornos de ansiedade social , podem ter poucas habilidades sociais, e as vezes podem parecer sérios, fechados, etc .É possível apresentar melhoras significativas quando fazem um tratamento psicoterapêutico onde podem ser treinados nestas habilidades , e conseguirem interagir melhor, sentirem se mais felizes. Por outro lado, as pessoas que observam ,também tem diferentes percepções umas das outras em relação a uma mesma pessoa. Vai depender muito de como cada uma pensa.
A Síndrome de Asperger, assim como o autismo, foi incorporada a um novo termo médico e englobador, chamado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a Síndrome de Asperger como um dos transtornos do espectro do autismo ou condições do transtorno global do desenvolvimento. Os sintomas da Síndrome de Asperger podem variar de pessoa para pessoa, e variam também de intensidade e gravidade. Eles possuem problemas com habilidades sociais, Comportamentos excêntricos ou repetitivos, Práticas e rituais incomuns,Dificuldades de comunicação (Elas podem ter problemas ao usar expressões faciais e ao gesticular), desenvolver um interesse intenso e quase obsessivo em algumas atividades e áreas e Problemas de coordenação.
Olá, podem sim. As pessoas que não são autistas também podem exibir essas expressões faciais. Não sei se respondi exatamente o que gostaria, mas qualquer coisa, pode me perguntar. Abraços.
Oi... Bom dia! A parte técnica está muito bem explicada nos comentários acima. É importante saber que, a Síndrome de Asperger está incluída no TEA ( Transtorno do Espectro Autista). O que, simplificando, caracteriza indícios de algo, sendo assim, se colocarmos 50 pessoas com TEA uma do lado da outra, cada uma terá uma particularidade, uma forma diferente de ser e de compreender o mundo. Respondendo à sua pergunta, é totalmente possível uma pessoa com a síndrome , ter expressões faciais que demonstrem o que está sentindo. No entanto, o mais importante é saber se ela tem consciência do significa do que está expressando, pois essa também pode ser uma dificuldade deles, ter coerência entre a emoção sentida e a expressão facial expressa. Espero ter ajudado! Caso queira maiores explicações é só me procurar! Grande abraço! Tenha um ótimo dia!
A síndrome do Asperger é uma perturbação do desenvolvimento da pessoa, a nível de relacionamentos sociais e comunicação não verbal. Isolamento, comunicação não social. Apresenta comportamentos repetitivos restritos e repetitivos . É uma perturbação do espectro autista (PEA). Existe mesmo que não em todo mundo uma descoordenação física , linguagem não comum e expressões faciais sim e também podem não compreender expressões faciais dos outros.
Sim, pessoas com a síndrome de Asperger podem exibir expressões faciais de desprezo, mesmo em situações em que não acreditam ser superiores aos outros. Isto ocorre porque essas pessoas, que estão incluídas no Espectro Autista, são primariamente regidas por suas forças inconscientes. Embora possam não acreditar que são superiores (e, aliás, sentem-se vulneráveis e inferiores) , existe uma instância dentro do seu inconsciente que poderá estar estribada em tal crença defensiva – manifestando-se isso nessas expressões faciais de desprezo.
Podemos dizer que o mesmo ocorre em muitas pessoas não autistas. Com frequência, vemos expressões de desprezo em pessoas que se sentem vulneráveis e inseguras.
As pessoas com essa síndrome tem problemas muito sérios com a comunicação não verbal, já que não conseguem demonstrar se gostam ou não através das expressões faciais. Alguns sorriem durante o dia e parecem alegres sem o estarem . Outros andam com ar deprimido, mas podem estar bem felizes, ocorrem vários erros de diagnósticos por aparentarem outra coisa.
Boa tarde tudo bem? Desculpe minha sinceridade, mas achei a pergunta confusa. Poderia esclarecer um pouco mais? Grata.
Olá! O fato de uma pessoa ter Síndrome de Asperger não significa que ela seja incapaz de expressar sentimentos. As manifestações desta condição podem ter semelhanças mas também se observa que as singularidades são incontáveis. Como todo ser humano eles têm potencialidades para além de limitações. Já atendi jovem com Síndrome de Asperger que apresentava vários talentos e com quem mantive conversas muito interessantes.
Boa noite .Quanto a exibir expressões faciais de desprezo por outras pessoas , e /ou se sentir superior aos outros ,o que podemos entender é que na verdade , o portador do transtorno Espetro Autista , não tem desenvolvidas as habilidades de contatos contatos sociais , porém alguns dependendo do ambiente onde vive , consegue , sim transpor algumas dificuldades e até se superando .
Olá! Sim, pessoas com Síndrome de Asperger costumam apresentar comportamentos rígidos e restrições na interação com os símbolos sociais; desta forma, expressões faciais que aparentem desprezo podem ocorrer mesmo que não intencionalmente. Inclusive, é muito comum na clínica neuropsicologica queixas de autistas adultos (asperger) sobre ausência de intencionalidade em expressões faciais versus desalinhada interpretação social.
O asperger é um grau leve e podem sim apresentar estes comportamentos, porem vale observar se há mais alguma comorbidade associada.

abçs
Olá! Sim, pessoas com síndrome de Asperger podem exibir expressões faciais, mesmo que mínimas, mas tudo depende do nível do asperger. E quanto a pessoas não autistas, elas podem exibir expressões faciais dependendo diante de qual situação está e diante de que pessoa está ou dependendo do sentimento no momento.
Espero ter ajudado!
Olá; sim, pessoas com Asperger podem sim apresentar esse tipo de expressão. A linguagem não verbal é um pouco mais dificil para as pessoas com a síndrome; entretanto dentro da mesma patologia existem graus diferentes; pessoas com mais facilidades e outra com mais dificuldades. Nem todo Äspie"vai ser inexpressivo. A dificuldade está na qualidade das interações sociais. Pode ser que algumas vezes o sentimento seja um e a expressão possa ser diferente da que é esperada na situação.
Recomendo que o mais sensato é que esta pessoa se ainda não está sendo acompanhada por profissionais da saúde que seja levada para uma avaliação mais completa.
Olá. Sim para as suas duas perguntas, lembrando que desprezo não necessariamente está associado a se sentir superior aos outros. Abraço.