Pessoas com temperamento explosivo têm menos chances de sofrer de depressão?

3 respostas
Pessoas com temperamento explosivo têm menos chances de sofrer de depressão?
 Lais Matos
Psicólogo, Psicanalista
Lages
Nem sempre o que parece força é, de fato, saúde emocional.

Pessoas com temperamento explosivo muitas vezes aprendem a expressar o sofrimento através da raiva ou da irritabilidade, mas isso não significa que estejam imunes à depressão. Inclusive, em alguns casos, a impulsividade e os acessos de raiva podem ser formas de encobrir sentimentos mais profundos, como tristeza, frustração ou sensação de vazio.

Cada pessoa encontra um jeito de lidar com o que sente, mas quando isso começa a trazer sofrimento ou prejuízo nas relações, vale olhar com mais cuidado.

Falar sobre o que está por trás dessas explosões pode ser um caminho para aliviar o que tanto pesa e encontrar formas mais saudáveis de existir no mundo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
ola, Não necessariamente. Pessoas com temperamento explosivo, caracterizado por outbursts de raiva, podem até ter um risco aumentado de desenvolver depressão e outros transtornos mentais, ao invés de menos chances. O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), por exemplo, que envolve explosões de raiva desproporcionais, está associado a um aumento na probabilidade de depressão, ansiedade e problemas com álcool e drogas
Olá, espero que esteja bem por aí e que essa resposta te ajude em algo!

Não podemos fazer essa relação entre pessoas com reações explosivas e menos suscetibilidade à depressão. Essa tendência mais explosiva da pessoa pode ter muitas funções e mtos significados diferentes, é preciso investigar. Pode ser uma dificuldade com a regulação de suas emoções, uma rotina desajustada, coisas da história de vida, muitas possibilidades. Inclusive, uma a ser investigada são os sintomas depressivos.

Pode te parecer diferente, mas irritabilidade e agressividade exacerbadas ou desreguladas podem sim também ser sintomas depressivos. Essas podem ser formas da pessoa lidar com a insatisfação e com o sofrimento. Só saberemos ao certo olhando com detalhe o funcionamento dessa pessoa, seu momento de vida, como são esses momentos explosivos, a motivação e o significado deles.

É uma pergunta complexa e que também não tem uma resposta simples. Tente não tirar conclusões precipitadas e se dê a oportunidade de passar por uma investigação maior com um profissional. Isso pode te trazer mais clareza e tranquilidade.

Tudo de bom pra você!

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.