Por favor me ajudem. Na biopsia de bulbo duodenal deu: mucosa enterica com relação vilo cripta preservada

3 respostas
Por favor me ajudem. Na biopsia de bulbo duodenal deu: mucosa enterica com relação vilo cripta preservada e raros linfocitos (com ate 4 por 100). Mas na de 2 porcao duodenal deu: mucosa enterica com discreta atrofia de vilos (2:1) e raros linfocitos (5 por 100). Tenho doença celiaca?
Dr. Marlone Cunha
Gastroenterologista, Hepatologista
Campinas
O diagnóstico da doença celíaca é complexo. Envolve manifestações clínicas, alterações na biópsia de duodeno pela endoscopia, além da pesquisa de autoanticorpos. Não se desespere. Primeiramente deve procurar um gastroenterologista clínico com experiência no assunto. A biópsia, se analisada por um patologista experiente, deve conter a classificação de Marsh, que sistematiza as alterações em diferentes graus, o pode também nos ajudar a estabelecer o diagnóstico definitivo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fabio Luiz Maximiano
Gastroenterologista
Santo André
O diagnóstico de doença celíaca deve ser feito pela biópsia da segunda porção do duodeno e pelo resultado da sua é provável que seja doença celíaca sim. Mas é importante avaliar se você tem sintomas relacionados a doença e os auto-anticorpos antes de fechar um diagnóstico preciso. De qualquer forma é importante não iniciar a dieta com restrição de glúten antes do diagnóstico preciso.
Dr. Alexandre Sousa Carlos
Gastroenterologista
São Paulo
Esse achado ainda não fecha para doença Celíaca.
São necessários mais dados clínicos e laboratoriais para fechar o diagnóstico de celíaca.
Há inúmeras outras causas de atrofia duodenal.

Especialistas

Danielle Malard

Danielle Malard

Pediatra

Catalão

Daniel Pessoa

Daniel Pessoa

Endoscopista

Fortaleza

Lorena Novo

Lorena Novo

Pediatra

Cianorte

Vincent Dall'Oglio

Vincent Dall'Oglio

Gastroenterologista

Porto Alegre

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 227 perguntas sobre Doença celíaca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.