POR QUE há mais casos de depressão na àrea urbana?

10 respostas
POR QUE há mais casos de depressão na àrea urbana?
Desconheço tal estudo que ateste essa informação.
Contudo, na área urbana, a população tem maior acesso aos serviços públicos de saúde, razão pela qual se considere que a maior concentração desse tipo de demanda esteja no meio urbano.
Talvez você queira relacionar o transtorno ao estilo de vida mais estressante e desgastante das cidades. Os horários apertados, o trânsito, as rotinas e inúmeras tarefas, podem sim gerar nas pessoas uma reatividade rebaixada de seu humor.
Mas temos que considerar que sempre há 3 pilares a serem estudados na conceitualização de qualquer diagnóstico: o temperamento do indivíduo; a genética e o ambiente.
Como pode perceber, o meio ao qual o indivíduo está inserido é apenas um dos focos da análise.
Grande abraço

Não sei se a incidência é maior por ser em área urbana ou se isso se dá apenas pelo fato da densidade populacional dessas regiões. Fato é que de um modo geral, não estamos mais conectados com o que sentimos, muito pelo contrário, o que vemos na sociedade de um modo geral é que temos que estar sempre "felizes" (como se isso fosse possível). A felicidade virou uma obrigação, nossos sentimentos "negativos" são evitados, não nos damos conta deles, não mexemos neles, mas eles estão dentro de nós e em algum momento precisamos fazer contato com eles, tomarmos consciência de estão ali e fazem parte de nossa natureza também. Entrando em contato com esses sentimentos podemos aprender a fazer algo de produtivo com eles. Somatizamos muitas coisas e isso pode virar uma depressão, dentre outras doenças.
Olá!
O stress que as "grandes cidades" trazem por conta da rotina massacrante de trabalho e do trânsito somado ao afastamento social que algumas rotinas exigem acabam por gerar um ambiente propício ao desenvolvimento de uma depressão e outra psicopatologias.
Em terapia, o sujeito tem a possibilidade de perceber melhor sua realidade e assim agir sobre os fatores que possam estar lhe trazendo sofrimento.
Espero ter ajudado!
Olá, desconheço ser esta uma afirmação com comprovação científica, mas partindo desta hipótese, arriscaria dizer que nos centro urbanos nos envolvemos muito mais com a tecnologia e suas facilidades, distanciando-nos do contato com a natureza e das pessoas que nos cercam. Pouco precisamos do outro e pouco somos necessários, passamos a ser praticamente descartáveis e facilmente substituíveis. Se o outro perde o valor para nós, quanto valemos para os outros? Quanto valemos para nós mesmos?
Não creio ter a resposta à sua pergunta, mas arriscaria uma saída observando os relacionamentos, principalmente mais no dar do que no receber.
Boa sorte em sua pesquisa.
Forte abraço.
A depressão é uma doença e problema de saúde pública mundial. Estando entre as que mais afasta do trabalho e convívio social quem dela sofre.
Também relacionada ao suicídio.
Como dito anteriormente, por diversas hipóteses, pode parecer que nos grandes centros urbanos o número de casos é maior. Mas não é o que de fato ocorre na prática. Sucesso!
Sua dúvida é bem contemporânea. A solidão dos grandes centros tendem a desenvolver nas pessoas um processo de adoecimento. Além disso, as formas que se desenvolvem as relações nos centros urbanos são diferentes das zonas rurais. A necessidade de contratos, o esvaziamento de laços e vinculos provocam divesos sinais e sintomas.
Não necessariamente. A depressão está presente em todas as áreas e idades.
A depressão pode aparecer em qualquer contexto de cidade grande ou pequena.
Entretanto podemos pensar um pouco sobre o estilo de vida, que são propagados pela sociedade, para se habitar em grande cidades.
Olá. Reforço a fala dos meus colegas de profissão ao afirmar que desconheço tal constatação por meio de pesquisas, porém se partirmos do senso comum, realmente essa afirmativa é plausível. Podemos enumerar grandes diferenças no estilo de vida rural e urbano, cidade grande e cidade pequena. Para falar de depressão na área urbana, podemos começar com a fragilidade de laços e da sensação de pertencimento em grupos ou lugares, maior concorrência profissional, desgaste diário na locomoção casa-trabalho, violência, pressão social, entre outros. Certamente estas questões podem favorecer dificuldades emocionais e transtornos de humor. O esgotamento físico e psíquico levam a grandes prejuízos na saúde, como a depressão, ansiedade e estresse. A vida em cidade pequena ou rural tem um estilo de vida mais calmo. Existe relações mais estabelecidas, convívio saudável e menos correria no dia a dia. Esta diferença nos mostra o quanto há adoecimento por conta do costume de colocar pressão em produzir e abdicar da qualidade de vida e do bem estar. Espero ter contribuído. Abraços.
O estresse presente na rotina.