Porque acontece a despersonalizaçao? Tenho tido essa sensação já a 4 meses e estou muito aflita quanto

4 respostas
Porque acontece a despersonalizaçao? Tenho tido essa sensação já a 4 meses e estou muito aflita quanto mais tento me esforçar pra isso passar pior fica.
ola! É de extrema importancia ouvir um especialista no assunto, como um médico psiquiatra. Tem varios aqui na plataforma. Ele vai fazer uma avaliação e traçar um plano de tratamento que nao necessariamente sera longo ou ate mesmo medicamentoso. Psicoterapia também ajuda muito. Não deixe de buscar ajuda ou ao menos compartilhar com sua rede de ajuda (familia, amigos etc) nesse momento que nota um estranhamento em seu funcionamento. Qualquer esclarecimento fico disponível por aqui. Se cuide!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
A despersonalização é um sintoma que pode ocorrer em alguns transtornos psiquiátricos, inclusive em quadros ansiosos graves.
Para avaliar melhor o seu caso, você precisa buscar tratamento! Procure um psiquiatra para ter um diagnóstico e orientações para o tratamento.
Em muitos casos de despersonalização/ desrealização faz-se necessário também o tratamento com psicoterapia, sobretudo nos casos onde os mesmos são sintomas de ansiedade, como me parece ser o seu.
Não tente lutar contra a despersonalização!
Porque realmente, quanto mais você tentar se esforçar para que passa logo, ocorrerá o contrário; os sintomas ficarão mais fortes.
No momento, você precisa aceitar!
Trabalhar a aceitação! E isso aprendemos na psicoterapia.
Procure um bom psicólogo!
Espero ter lhe ajudado.
Boa tarde! Primeiro preciso te falar para buscar tratamento, a resposta que vou dar sem lhe conhecer é muito superficial dado a relevância do caso. Em tratamento o profissional trabalhará com eficácia seu caso.
Geralmente por conta de ter vivenciado um estresse muito grave, por exemplo com relação a problemas de relacionamento, finanças, trabalho, abuso emocional, físico... ou depressão, ansiedade, uso de drogas ilegais ou recreativas.
Ocorre que muitas vezes não se identifica precisamente o que desencadeou.
A despersonalização/desrealização para ser considerada um transtorno deve ocorrer alguns fatos, como ocorrer isoladamente, não ser causado por drogas ou outro transtorno mental, e persiste ou reincide. Os sintomas são bastante angustiantes ou dificultam o desempenho da pessoa em casa ou no trabalho. Difícil falar alguma coisa para você como caso específico.Espero ter ajudado de alguma forma.
Fritz Perls, criador da Gestalt-terapia, que é minha abordagem de trabalho, diz em seu livro "Escarafunchando Fritz": "Amigo, não fique aborrecido por seus erros. Alegre-se por eles. Você teve a coragem de dar algo de si". E ainda: "Quanto mais você treme, mais erra o alvo". Quero com tudo isso dizer que a tendência é que quanto mais você continuar tentando evitar a despersonalização, mais forte ela fica. Aceitação e autocuidado são imprescindíveis nestes casos. Na Gestalt-terapia, entendemos os sintomas como mensagens inconscientes do organismo de que algo vai mal - entendendo organismo não só pela parte física, mas também psicológica, os pensamentos e sentimentos. Nesse sentido, recomendo buscar psicoterapia para buscar compreender qual é afinal a mensagem que seu organismo quer lhe passar com esta despersonalização, assim, ficará mais claro o que anda mal em sua vida e que precisa de atenção.

Especialistas

Filomena Wolff

Filomena Wolff

Psiquiatra

São Paulo

Melissa Fernandes

Melissa Fernandes

Psicólogo

Recife

Ionice Neves

Ionice Neves

Psicólogo

Belo Horizonte

Lucas de Freitas Silva

Lucas de Freitas Silva

Psicólogo

Ribeirão Preto

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos Dissociativos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.